Metodologia de Projeto: O que é e como aplicar na sua empresa?

A metodologia de projeto é um processo que tem como objetivo auxiliar no planejamento e execução de um projeto. Trata-se de um procedimento essencial para as empresas, pois por meio dele é possível desenvolver conhecimentos, utilizar ferramentas e técnicas necessárias para que resultados satisfatórios sejam alcançados.

Existem várias metodologias de projetos, cada uma delas contém particularidades e maneiras diferentes de serem aplicadas. É importante que você as conheça para saber qual é a ideal para implementar na sua organização.

Neste post vamos ajudar você a entender melhor o que é metodologia de projeto, mostrar sua importância, tipos e como colocá-la em prática em seu negócio.

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O que é metodologia de projeto?

É a sistematização de um projeto que tem o intuito de gerenciar todo o planejamento e execução do mesmo. Assim a metodologia de projeto preocupa-se com a organização do cumprimento das atividades envolvidas, o tempo investido e os materiais que serão utilizados para a concepção de um produto, serviço ou mesmo método para obtenção de maiores resultados.

Quando esse processo é implementado são aplicados novos métodos de trabalho, os indicadores de desempenho e as metas de resultados são estabelecidos. Dessa forma é possível se organizar e tornar o projeto mais eficaz.

Por que a metodologia de projeto é importante?

Porque ela permite que a organização coordene melhor suas metas e planejamentos para assim poder viabilizá-los. No entanto, é preciso ter atenção redobrada, pois geralmente as empresas gerenciam mais de um projeto por vez.

Por isso você deve se atentar à metodologia e realizar as etapas com cuidado. Uma forma de facilitar o trabalho é seguir normas específicas como o PMI (Project Management Institute) faz. Ele desenvolve normas com o padrão PMBOK (Projetc Management Body of Knowledge), que auxiliam na organização dos projetos.

Quais os tipos de metodologia de projeto que existem?

Existem vários tipos de metodologia de projeto diferentes, mas elas são classificadas principalmente em três categorias:

tradicional: por meio dela o planejamento é realizado antes da viabilização do projeto, sendo todo detalhado e estabelecido com antecedência. No entanto ele não permite que sejam realizadas mudanças durante o percurso do projeto, por isso é voltado para empresas que tenham grande experiência em projetos;

  • ágil: essa categoria é exatamente o contrário da primeira, pois ela tem grande flexibilidade, sendo capaz de se adaptar facilmente à mudanças. Assim sendo o planejamento não é realizado com antecedência, mas durante o andamento do projeto, ela é ideal para projetos que envolvem a criação de softwares, pois sempre tem algo novo a acrescentar antes do produto ficar pronto;
  • híbrida: essa metodologia mistura as anteriores de acordo com a necessidade do projeto, por isso pode ser personalizada.

 

Dentro dessas categorias existem outros tipos de metodologia de projeto mais específicos. Vamos conhecer os mais utilizados:

Cascata

Cascata ou waterfall (como é chamada em inglês) é uma metodologia tradicional que é realizada em sequência, isto é, cada fase do projeto apenas começa quando a anterior estiver finalizada.

Assim sendo o planejamento é realizado antes do projeto iniciar, sendo estabelecidos todos os detalhes. Após a conclusão do projeto as fases são reunidas e aprovadas de uma só vez.

Prince 2

É uma metodologia formada por sete princípios, sete temas e sete processos. Mesmo se enquadrando na categoria tradicional ela é capaz de se adaptar a mudanças e pode ser usada juntamente com outras metodologias, ainda que sejam ágeis.

Ela é realizada por meio de um grande número de documentos que podem auxiliar na performance e planejamento do projeto.

PMBOK

Como havíamos mencionado, é um conjunto de normas elaboradas pelo PMI e que reúne as práticas mais eficientes para gerenciar projetos. Ele é dividido em 10 áreas do conhecimento, entre elas temos:

  • gerenciamento do escopo;
  • gerenciamento de integração;
  • gerenciamento de tempo;
  • gerenciamento de qualidade;
  • gerenciamento de custos;
  • gerenciamento de recursos humanos;
  • gerenciamento de riscos;
  • gerenciamento de comunicações;
  • gerenciamento de aquisições;
  • stakeholders.

 

Dessa forma é possível gerenciar o projeto por inteiro. Além disso, o PMBOK pode ser adaptado para qualquer tipo de projeto, permitindo que a gestão seja feita de maneira eficaz.

Scrum

Essa metodologia é a mais conhecida da categoria ágil. Ela se baseia em planejamento realizado por meio de sprints, que são pequenos ciclos de trabalho que resultam em entregas que fazem parte do produto final.

As características do projeto vão sendo definidas conforme passa cada ciclo de maneira interativa. Dessa forma é possível realizar as mudanças necessárias antes de o projeto ser finalizado.

Essa metodologia auxilia na criação de soluções que melhor atendem às necessidades do cliente e também aumenta a produtividade das equipes.

Extreme Programing

Também conhecida como XP essa metodologia é ágil e também conta com ciclos assim como a Scrum, no entanto eles são mais curtos e é possível fazer mudanças durante a execução de cada ciclo.

Nessa metodologia são realizadas revisões de maneira frequente tendo o objetivo de proporcionar mais qualidade ao produto final.

Caminho Crítico

Essa metodologia é tradicional e se baseia no conceito de que as tarefas estão ligadas entre si e só podem ser realizadas quando as anteriores estiverem concluídas, caso contrário poderá atrapalhar o andamento do projeto e trazer prejuízos.

Por isso é importante que as atividades sejam estabelecidas com antecedência. No entanto, um projeto pode ter mais de um caminho crítico, sendo que para defini-lo é preciso fazer um mapa de redes para ter uma visão ampla de como as tarefas se interligam entre si.

Project Model Canvas

Também é uma metodologia muito utilizada e que tem uma execução prática, sendo realizada por meio de uma folha de A4 e alguns post-its. Por meio dela é possível elaborar um projeto de forma simples e objetiva.

Pois essa metodologia se baseia em responder seis perguntas: por quê, o quê, quem, como, quanto, quando. Ao obter as respostas a equipe consegue entender todo o projeto, compreendendo-o totalmente mesmo no caso de funcionários que tenham pouco conhecimento.

MPMM

Project Management Methodology é uma metodologia que foi elaborada pela empresa Methods 123 Ltd. Ele tem como base as metodologias Prince 2 e PMBOK e a partir dele é possível realizar a gestão de projetos de maneira eficaz.

Essa metodologia é dividida em três modalidades: professional, que pode gerenciar projetos de qualquer porte tem capacidade de até vinte usuários, standard, é aplicada em um computador apenas e é direcionada a projetos pequenos e médios e enterprise, que é capaz de trabalhar com um grande número de projetos ao mesmo tempo e é voltada para vários usuários.

No entanto o MPMM apresenta um número menor de funções, além do manual, tutoriais e informações estarem todos em inglês e poder ser adquirido apenas com dólares. Por isso sua implementação pode ser mais difícil.

TenStep

TenStep ou 10 passos é uma metodologia que se baseia na realização de dez etapas, sendo que as duas primeiras devem seguir uma sequência enquanto que as restantes podem ser feitas de maneira aleatória.

No entanto, é preciso realizar um planejamento. As atividades são integradas a partir do terceiro passo, o qual deve ser estabelecido por meio de um cronograma e orçamento.

Como aplicar a metodologia de projeto na prática em sua empresa?

Após escolher a metodologia desejada é preciso realizar alguns passos para aplicá-la na prática, para que dessa forma tudo seja realizado conforme o planejamento e não haja prejuízos.

Entre os passos que você deve seguir estão:

Passo 1 – Padronizar os processos

Primeiramente você deve padronizar os processos para que o planejamento seja melhor ordenado e assim todas as atividades sejam realizadas com eficiência.

Por meio da criação de padrões você pode dividir os projetos por categorias e assim tornar sua execução mais simples e rápida.

Passo 2 – Utilize softwares

Uma forma de ajudar você a implementar a metodologia escolhida é utilizar softwares que tornam o processo automatizado e mais prático, uma vez que durante o projeto pode haver atividades repetitivas e que acabam gerando uma grande perda de tempo quando feitas manualmente.

Alguns programas que podem ajudar são: Jira, Basecamp, Asana e Trello. Utilizando-os você terá mais tempo para realizar tarefas que demandem maior atenção.

Passo 3 – Delegue tarefas

A gestão de projetos não é um trabalho solitário, pois é necessário que todos os membros da equipe estejam envolvidos para que tudo saia da melhor forma possível. Por isso seu papel como líder deve ser delegar tarefas a seus colaboradores de acordo com suas funções.

É importante que as funções e responsabilidades estejam organizadas em organogramas para que tudo seja documentado e possa ser verificado pela equipe.

Passo 4 – Treine a equipe

É importante que sua equipe seja bem treinada para desenvolver o projeto, dessa forma todos poderão perceber caso algo coloque o processo em risco e assim haja menos prejuízo para a empresa.

Pois há comportamentos apropriados para cada tipo de risco e é importante saber a melhor forma de lidar com cada um deles.

Passo 5 – Determine prioridades

Um projeto envolve diferentes atividades, sendo que algumas são dependentes das outras, por isso é importante conhecer cada uma delas para evitar erros.

Por outro lado, quando existem inúmeros projetos realizados ao mesmo tempo é necessário igualá-lo com os objetivos da organização para que assim as prioridades de cada um sejam determinadas.
Assim sendo, se você definir quais atividades são mais importantes é possível tornar o trabalho mais ágil e aumentar a produtividade de sua equipe.

Passo 6 – Obtenha mecanismos de rastreamento

É importante rastrear todas as atividades realizadas, custos, equipe e resultados para ter conhecimento sobre tudo o que foi feito no projeto. Dessa forma é possível esclarecer dúvidas e recuperar informações para planejar ações futuras.

Passo 7 – Gerencie o conhecimento

Em cada projeto que sua empresa realiza é possível obter diferentes experiências e conhecimentos.

É importante guardá-los para que essas informações sejam passadas à sua equipe, a fim de preservar e aumentar o conhecimento que foi adquirido. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, palestras e workshops.

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Avalie e escolha!

Neste post mostramos diferentes metodologias de projetos e como elas são importantes para o desenvolvimento de ações que podem gerar resultados para sua empresa.

Você deve avaliar cada uma das metodologias apresentadas, pesquisar mais tipos, eleger a que mais se adéqua à sua companhia e implementá-la seguindo os passos que mencionamos para que seu objetivo seja alcançado.

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