Mentalidade: a importância de conhecer o seu tipo

A mentalidade é um conjunto de crenças que moldam como você entende o mundo e a si mesmo.

Essas crenças influenciam como você pensa, sente e se comporta em qualquer situação. Nossa mentalidade influencia nossas  percepções e como nos movemos pelo mundo.

As mentalidades podem interferir na forma como as pessoas se comportam em uma ampla gama de situações na vida.

Todos nós temos uma mentalidade predominante que pode ser composta por outras mentalidades menos perceptíveis.

Algumas delas nos ajudam a melhorar nosso bem-estar e ter sucesso. Outras prejudicam nossa capacidade de fazê-lo.

É por isso que desenvolver certas mentalidades pode nos ajudar muito a alcançar nossos objetivos, aproveitar melhor nossas vidas e ter mais sucesso.

» Encontre o perfil ideal mapeando competências
Não basta apenas encontrar os melhores candidatos. Para uma gestão eficiente de talentos é preciso conhecer habilidades interpessoais e entender em que posição elas terão melhor desempenho, produtividade e satisfação.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

Mentalidade fixas vs. mentalidade de crescimento

Conforme pesquisadores, existem duas mentalidades básicas: fixa e de crescimento.

Se você tem uma mentalidade fixa, acredita que suas habilidades são características fixas e, portanto, não podem ser alteradas.

Você também pode acreditar que seu talento e inteligência sozinhos devem levar ao sucesso e não é necessário esforço.

Se o esforço é necessário, você acredita que não é bom o bastante.

Por outro lado, se você tem uma mentalidade de crescimento, acredita que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos ao longo do tempo por meio de dedicação e persistência.

As pessoas com mentalidade de crescimento não acreditam necessariamente que todos podem se tornar Einstein ou Mozart apenas porque tentam.

Elas, no entanto, acreditam que todos podem ficar mais inteligentes ou mais talentosos se trabalharem para isso.

Aqui estão alguns exemplos de mentalidade fixa versus mentalidade de crescimento:

Mentalidade fixa

  • Ou sou bom nisso ou não sou;
  • Isso é apenas quem eu sou. Eu não posso mudar isso;
  • Se eu tenho que trabalhar duro, é porque não tenho capacidade;
  • Se eu não tentar, não falharei;
  • Esse cargo está totalmente fora do meu alcance.

Mentalidade de crescimento

  • Posso aprender o que quiser;
  • Sou um ser em constante evolução;
  • Quanto mais eu me desafiar, mais inteligente vou me tornar;
  • Só falho quando paro de tentar;
  • Essa posição de trabalho parece desafiadora. Vou me candidatar.

Existem muitas pessoas cujo único objetivo é provar o seu valor. Isso pode ocorrer desde muito cedo, primeiramente quando são estudantes na sala de aula, depois em suas carreiras e em seus relacionamentos.

Cada situação exige desses indivíduos uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter.

Cada situação é avaliada: Terei sucesso ou fracassarei? Vou parecer inteligente ou burro? Serei aceito ou rejeitado? Vou me sentir um vencedor ou um perdedor?

Aqueles com uma mentalidade fixa acreditam que não devem tentar coisas nas quais podem falhar e escondem sua fraqueza dos outros.

Aqueles com uma mentalidade de crescimento não têm medo do fracasso e visam melhorar suas fraquezas, mesmo que pareçam tolos ou estúpidos no processo.

Lembre-se, porém, praticamente ninguém tem uma mentalidade 100% fixa ou de crescimento.

Temos aspectos de ambas em maior ou menor grau, mas nos beneficiamos ao tentar avançar mais para o lado da mentalidade de crescimento.

Qual é a sua mentalidade?

Você tem uma mentalidade fixa ou de crescimento?

Para descobrir, comece lendo as seguintes afirmações e decida com quais você concorda mais:

  • Você nasce com uma certa inteligência e não é algo que possa ser mudado;
  • Não importa quem você seja, não há muito o que fazer para melhorar suas habilidades básicas e personalidade;
  • As pessoas são capazes de mudar quem são;
  • Você pode aprender coisas novas e melhorar sua inteligência;
  • As pessoas têm talentos específicos ou não. Você não pode adquirir talento para coisas como música, escrita, arte ou atletismo;
  • Estudar, trabalhar duro e praticar novas habilidades são formas de desenvolver novos talentos e habilidades.

Se você tende a concordar mais com as afirmações 1, 2 e 5, provavelmente tem uma mentalidade mais fixa.

No entanto, se você concorda mais com as afirmações 3 e 4, 6, provavelmente tende a ter uma mentalidade de crescimento.

Como desfazer uma mentalidade fixa

Embora os indivíduos com uma mentalidade fixa possam não concordar, as pessoas são capazes de mudar suas mentalidades, fazendo alguns ajustes no seu modo de pensar, como:

Veja o fracasso como oportunidades de aprendizado

Comece mudando sua perspectiva em relação ao fracasso.

Aqueles com uma mentalidade de crescimento têm uma paixão por aprender, em vez de um desejo de provar suas características e habilidades.

Abordar o fracasso com um componente educacional nos permite fazer a nós mesmos perguntas úteis, como “Que erros cometi para não cometê-los no futuro?” e “Quais são as novas soluções que posso usar para obter melhores resultados?”

Pare de buscar aprovação

Seja grato por ser quem você é e por todas as suas características positivas.

Quando você começar a se aceitar e se ver através de uma outra perspectiva, não perceberá o fracasso como prova de que não é inteligente ou talentoso.

Valorize o processo ao invés do resultado final

Reconheça que o fracasso já o trouxe até onde você está agora.

Você se formou na escola independentemente das críticas de seu professor, você se candidatou a todos aqueles empregos apesar das rejeições. Você fez isso!

Para cada habilidade que você tenta aprender, pare um momento e respire. Perceba que esta é uma oportunidade para você cultivar novas habilidades ou refinar as que já possui.

Você vai falhar, mas tudo bem!

Ouça a si mesmo

Não dê ouvidos aos pessimistas, ouça a si mesmo. Fomos condicionados desde cedo a ver o fracasso como um revés.

Tirarmos uma nota ruim ou não conseguirmos o emprego significa que não somos inteligentes ou talentosos. Então, nos dizem para desistir e focar em algo em que somos bons.

Mas o fracasso é uma coisa boa. Ele expõe nossas falhas e destaca o que precisamos trabalhar e melhorar. O fracasso é a chave para nos ajudar a alcançar nosso potencial e sucesso.

Se seus amigos, familiares e a sociedade questionarem o que você está fazendo, não dê importância.

Lembre-se de que você está investindo em seu sucesso, em seu futuro e que está se tornando, a cada dia, sua melhor versão.

A autoconsciência e a mentalidade construtiva

Efetivamente, você não pode desenvolver sua mentalidade sem entendê-la e conhecê-la. Afinal, é por isso que as empresas estabelecem indicadores-chave de desempenho.

No nível individual, envolve autoconsciência.

O tipo de mentalidade, explorado usando a Ferramenta de Avaliação Myers-Briggs (MBTI), é uma das maneiras mais rápidas e poderosas de obter autoconsciência, ajudando você a obter informações sobre si mesmo e suas preferências de personalidade.

Este processo é realizado ao longo de quatro dimensões da personalidade:

Introversão/Extroversão: Tendemos a focar nossa atenção no mundo externo e nas atividades (extroversão) ou no mundo interno de nossos pensamentos e sentimentos (introversão)?

Detecção/Intuição: Nosso primeiro instinto é confiar nas informações coletadas (detecção) ou através de informações mais abstratas, baseadas em padrões e possibilidades (intuição)?

Pensamento/Sentimento: Nossa inclinação natural leva em conta nossas decisões em torno de uma lógica objetiva (pensamento) ou considera nossos valores e prioridades (sentimento)?

Julgar/Perceber: Preferimos ter as coisas sob controle (julgar) ou preferimos manter nossas opções em aberto e permanecer espontâneos e flexíveis (perceber)?

É importante reconhecer que as preferências naturais identificadas pelo tipo de mentalidade influenciam nossos comportamentos, mas não os ditam.

De fato, quanto mais conscientes estivermos de quais podem ser nossas inclinações naturais em determinada situação, mais podemos mudar nosso comportamento para melhorá-lo e adaptá-lo às circunstâncias.

Um caso de crescimento: introversão/extroversão e o brainstorm da empresa

Vamos considerar um exemplo no qual a maioria dos funcionários de uma organização deveria participar: o brainstorm da equipe.

A maneira como uma pessoa participa de um brainstorm é altamente influenciada por sua preferência por extroversão ou introversão.

Da mesma forma, seu crescimento nessa área também deve levar em consideração suas próprias preferências de personalidade.

Quem prefere a introversão gosta de pensar nas coisas para entendê-las, guarda seus pensamentos até que estejam quase perfeitos e, na maioria das vezes, gosta de ficar em segundo plano.

Por outro lado, aqueles que preferem a extroversão tendem a gostar de falar, preferem a comunicação verbal à escrita, compartilham seus pensamentos livremente e têm facilidade em se colocar em primeiro plano.

Se você estiver ciente de suas preferências, poderá mudar seu comportamento para crescer e se desenvolver em diferentes direções.

Ao ter preferência por expressar seus sentimentos, você pode treinar para pausá-los verbalizando-os, ouvindo os outros e fazendo perguntas, aprofundando os insights de outros membros de sua equipe e construindo relacionamentos mais satisfatórios.

Razões pelas quais conhecer seu tipo de mentalidade pode mudar sua vida

Em todos os casos, a autoconsciência sobre as preferências de personalidade facilita uma mentalidade construtiva.

Se pudermos identificar onde precisamos melhorar e crescer, entendendo até que ponto nossas preferências naturais podem ser um empecilho, podemos traçar um caminho mais eficaz para o sucesso e chegar mais rápido onde queremos.

Aqui estão algumas razões pelas quais conhecer seu tipo de mentalidade pode mudar sua vida para melhor:

Responde à pergunta PORQUÊ

O tipo de mentalidade pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e às pessoas ao seu redor.

No nível mais básico, conhecer seu tipo de mentalidade pode ajudá-lo a responder à pergunta pessoal do “porquê”.

Você pensa de uma certa maneira e sente de uma certa maneira, mas muitas vezes é difícil entender o porquê, especialmente quando outras pessoas não estão pensando ou sentindo da mesma maneira.

Por que você se sente mais confortável planejando suas férias enquanto outra pessoa se sente desconfortável ou até mesmo ansiosa planejando sua viagem e prefere não ter nenhum cronograma?

Isso ajuda você a descobrir o COMO

Agora que você sabe o porquê, pode usar essas informações para aplicar a situações presentes e futuras e até mesmo olhar para o passado, entendendo melhor como você pode conseguir mais do que conseguiu.

Conhecer seu tipo de mentalidade pode ajudá-lo a encontrar melhores respostas para perguntas do tipo:

  • Como posso ser mais feliz?
  • Como posso encontrar uma carreira pela qual seja apaixonado?
  • Como posso me comunicar melhor com as pessoas?
  • Como me manter motivado?
  • Como posso tomar decisões melhores?

A grande vantagem de entender sua mentalidade é que os insights são acionáveis ​​e aplicáveis ​​a quase todas as situações da sua vida e podem ajudá-lo a mudar para melhor.

Mentalidade + Situação = Comportamento

Você não pode prever em que tipo de situações se encontrará ao longo de sua vida.

O que você pode aprender sobre si mesmo é sua mentalidade. Conhecendo-a e observando-se sobre diferentes situações, você pode começar a prever seu próprio comportamento.

Então você pode mudá-lo, que é basicamente o que muitos de nós queremos fazer para sermos mais felizes.

Por exemplo, talvez quando você está estressado, tende a ver Netflix e comer coisas que sabe que não deveria, ou começa a imaginar possíveis resultados catastróficos futuros.

Conhecendo sua mentalidade e quais comportamentos comuns estão associados a determinadas situações, como conflito e estresse, você pode aprender a interromper o comportamento que não deseja, ao invés de permitir que sua mente funcione no piloto automático.

Aceitação

Há coisas que você pode mudar e coisas que não pode.

Quando você está procurando maneiras de melhorar sua vida  e, finalmente, tornar-se mais feliz, precisa olhar para as coisas sobre as quais tem controle.

Você não tem controle sobre certas partes de sua mentalidade, mas tem controle sobre como mudar seus ambientes, sua agenda, como gasta seu tempo e qual é seu comportamento.

Saber mais sobre sua mentalidade única pode ajudá-lo a ser mais feliz.

Esse conhecimento lhe permite saber como você se sente mais confortável com base em suas preferências.

Também lhe ajuda a encontrar a melhor forma de utilizar seus pontos fortes e lidar com suas fraquezas, seja em sua carreira, em seu tempo livre ou em seus relacionamentos.

É sobre VOCÊ e também sobre os OUTROS

Outro benefício de saber sobre o seu tipo de mentalidade é entender melhor as pessoas ao seu redor.

Percebendo também o que você não é pode começar a ver as diferenças nas pessoas de maneira mais profunda.

Situações que antes eram frustrantes com outras pessoas tornam-se claras, você compreende melhor a si e aos outros e começa a fazer mudanças em sua vida para melhor.

E isso, no mínimo, faz com que você se sinta em paz!

» Encontre o perfil ideal mapeando competências
Não basta apenas encontrar os melhores candidatos. Para uma gestão eficiente de talentos é preciso conhecer habilidades interpessoais e entender em que posição elas terão melhor desempenho, produtividade e satisfação.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

Pesquisar

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!