Líder Democrático: entenda a importância dessa figura na empresa

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
O líder democrático é aquele que incentiva a participação dos funcionários na tomada de decisão, priorizando um ambiente colaborativo, em que há espaço para que os colaboradores possam opinar e compartilhar as tarefas e responsabilidades com o líder.

Esse tipo de líder não atua de forma autoritária, mas sim orientando seus funcionários, administrando o grupo de forma participativa, dividindo as decisões e estimulando o trabalho em equipe.

Neste artigo você vai entender melhor o que é o líder democrático, em que situação ele é mais adequado, quais as características que ele deve ter, seus pontos positivos e negativos e quais ações tomar para se tornar um líder democrático.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é o líder democrático?

O líder democrático é um profissional que tem como objetivo melhorar a satisfação e moral dos funcionários. Por isso ele gerencia seus colaboradores de forma horizontal, em que o gestor fica mais próximo da equipe e incentiva a colaboração dos funcionários.

Ele capacita seus colaboradores e suas habilidades, possibilitando que eles deem opiniões, ao invés de apenas seguir ordens. Além disso, esse tipo de líder apoia seus funcionários e sugere formas de melhorar ou resolver problemas.

Portanto é importante que o líder democrático saiba ouvir a equipe antes de tomar alguma decisão, dessa forma ele estimula os funcionários a darem sua opinião e pode analisar e decidir qual a melhor solução.

Dessa forma os funcionários se sentem mais motivados, apresentando uma maior produtividade, o que gera bons resultados.

Em que situação o líder democrático se adéqua melhor?

Ainda que o líder democrático seja benéfico para a empresa e a equipe não é em toda situação e equipe que ele pode ser implementado.

Ele é adequado em times, cujos profissionais são qualificados e interessados em compartilhar seus conhecimentos. Pois a tomada de decisões nesse tipo de liderança faz com que o processo seja mais demorado.

Por isso não é uma boa liderança para ser executada em situações de emergência, em que não há tempo para reunir a equipe para tomar decisões.

Além disso, pode acontecer dos funcionários abusarem da liberdade que lhes é dada e assim começar a se manifestar em momentos inadequados.

Também é difícil realizar esse tipo de liderança em equipes muito grandes, pois não é possível ter uma boa comunicação com todos os funcionários para que eles possam dar ideias e opiniões. Assim se faz necessário a busca por opiniões de superiores para solucionar problemas.

Quais as características de um líder democrático?

O líder democrático é aquele que compartilha a tarefa de liderança com seus colaboradores, estimulando sua participação em todos os projetos da equipe. Dessa forma o funcionário tem o direito de opinar mesmo que não esteja atuando em uma demanda específica.

Esse tipo de líder geralmente apresenta as seguintes características:

  • Atua com humildade: ainda que tenha um cargo superior a seus colaboradores, o líder democrático atua com humildade, não demonstrando arrogância, mas sim aberto a seus liderados e atuando juntamente com eles.
  • Incentiva seus funcionários: ele incentiva seus colaboradores não só a serem melhores profissionais, mas também a investir e crescer em suas carreiras, acreditando nas habilidades e competências de seus liderados, ajudando-os a evoluir.
  • Dá feedbacks: o líder democrático também dá feedbacks construtivos para ajudar seus colaboradores e melhorarem cada vez mais ao mesmo tempo em que se mostra acessível para receber feedbacks e assim poder melhorar sua liderança.
  • Estimula o trabalho em equipe: esse profissional estimula o trabalho em equipe, mostrando que o sucesso de todos depende de sua colaboração, por isso conversa com seus colaboradores para incentivar uma melhor interação, para que possam se unir mais e assim trazer ótimos resultados.
  • Incentiva a participação: o líder democrático convida seus colaboradores a fazerem parte da tomada de decisão, dessa forma é possível se beneficiar com o potencial dos talentos que a empresa possui e ter acesso a novas ideias.
  • Preocupa-se com seus liderados: ele também tem a preocupação de sempre manter os liderados motivados, assim diminui a rotatividade de funcionários e aumenta o comprometimento e produtividade.
  • Trabalha a criatividade: o líder democrático também trabalha sua criatividade e a de seus colaboradores, dessa forma é possível criar um ambiente aberto a ideias inovadoras e buscar soluções diferenciadas para realizar tarefas.
  • Apresenta uma boa comunicação: esse tipo de líder também apresenta uma boa comunicação, já que precisa sempre interagir com sua equipe. Dessa forma ele pode ser melhor compreendido e ainda ajuda seus colaboradores a trabalharem em conjunto.
  • É honesto: o líder democrático também é honesto, assim pode dar as informações corretas, ainda que não sejam tão positivas. Isso ajuda os funcionários a ter uma visão realista e a buscarem soluções que se apliquem à situação, além de conquistar a confiança dos liderados.

 

Quais os pontos positivos de uma liderança democrática?

A liderança democrática proporciona vários benefícios não só à empresa mais ao próprio funcionário. Entre os pontos positivos de uma liderança democrática, estão:

  • Valorização do funcionário;
  • Melhor relação entre o líder e sua equipe;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais comprometimento dos funcionários;
  • Incentivo da autogestão;
  • Melhoramento da empatia dos funcionários com as decisões;
  • Desenvolve a parte pessoal e profissional dos colaboradores.

 

Quais os pontos negativos de uma liderança democrática?

Embora seja benéfica, como vimos a liderança democrática não se aplica a todos os casos. Além disso, ela pode apresentar alguns pontos negativos se não for bem gerida, como:

  • Perda da autoridade do líder, por dar muita liberdade aos funcionários;
  • Conflitos dentro da equipe, pois o líder não é mais capaz de apaziguar discussões.

 

Como se tornar um líder democrático?

Para se tornar um líder democrático é necessário tomar algumas ações, entre elas:

Conhecer o organograma da empresa

O organograma é uma ferramenta, onde se encontra toda a estrutura empresa, a hierarquia, os cargos e suas funções.

É importante que você o conheça, pois dessa forma saberá qual o cargo que ocupa cada colaborador e as atividades que realiza. Assim você saberá se as atividades são realmente de sua competência e para quem pode transferir tarefas que estão lhe sobrecarregando.

Ouvir seus funcionários

É importante que você se mostre aberto a ouvir as necessidades e opiniões de seus colaboradores sobre assuntos relacionados ao trabalho em geral. Assim a pessoa se sentirá à vontade e você saberá a melhor
forma de trabalhar com sua equipe.

Investir em programas de treinamento

Se você deseja que os líderes de sua empresa sejam democráticos é uma boa ideia investir em treinamentos, dessa forma poderá ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para atuarem dessa forma.

Reunir sua equipe

É importante reunir sua equipe sempre que achar necessário, assim poderá solicitar a opinião e ideias de cada um sobre determinado tema. Isso fará com que toda a equipe se relacione melhor, até mesmo os funcionários mais reservados.

Dessa forma todos poderão participar e colaborar com o trabalho, isso ajuda a aumentar a produtividade e a gerar melhores resultados.

Dar liberdade e autonomia

Para promover uma liderança democrática você também deve dar liberdade e autonomia a seus colaboradores. Dessa forma mesmo estando sob sua supervisão serão eles que decidirão a forma que vão agir e as tarefas que cada um deverá fazer.

Assim você estará demonstrando que confia na capacidade de seus funcionários, dando-lhes mais segurança e comprometimento com as tarefas.

Dar e receber feedback

É importante que o líder democrático esteja aberto a dar e receber feedbacks de seus funcionários. Dessa forma você poderá instruir sua equipe, indicando o que está bom e o que pode ser melhorado.

Assim você mostra que se preocupa com o andamento do trabalho e ajuda a todos evoluírem.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Figura importante

Como você pode ver neste artigo o líder democrático é uma figura muito importante na empresa, pois ele não só dá mais motivação aos funcionários, como estimula o trabalho em equipe, ajudando todos a evoluírem e assim apresentarem resultados melhores.

Dessa forma ele estimula a produtividade, o que beneficia não só os próprios funcionários como a empresa.

No entanto não é em toda situação que o líder democrático se adéqua, pois é interessante implementá-lo em uma equipe que já tenha experiência, seja qualificada e interessada em compartilhar seus conhecimentos. Assim é possível incentivar a liberdade e autonomia.

Por outro lado em equipes maiores, mais inexperientes e situações de emergência a liderança democrática não é adequada, pois o processo de tomada de decisão se torna demorado, o que pode prejudicar o andamento do trabalho.

Um líder democrático atua com humildade, incentiva seus funcionários e estimula o trabalho em equipe, além de preocupar-se com seus liderados, ter uma boa comunicação e ser honesto.

Através da liderança democrática é possível engajar os funcionários a trabalharem melhor, o que aumenta sua produtividade, além de ajudar em seu desenvolvimento tanto profissional como pessoal e assim trazer ótimos resultados para a empresa.

Mas essa liderança deve ser feita de forma apropriada, caso contrário, pode gerar perda de autoridade do líder, que por sua vez provoca conflitos que são difíceis de controlar.

Para se tornar um líder democrático é preciso tomar determinadas ações como conhecer o organograma da empresa, ouvir seus funcionários, dar liberdade e autonomia, mas dar e receber feedbacks, além de reunir a equipe e estimular a colaboração entre todos.

Dessa forma é possível colher bons benefícios e ter uma equipe valiosa e comprometida que gerará ótimos resultados.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?