10 Características do Líder Autocrático: Conheça os Benefícios e Desvantagens

O líder autocrático, também conhecido como líder autoritário, possui um estilo de liderança caracterizado pelo controle individual de todas as decisões e pouca contribuição dos membros do grupo.

Os líderes autocráticos geralmente fazem escolhas com base em suas ideias e julgamentos e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritário sobre um grupo.

Como outros estilos de liderança, o estilo autocrático tem alguns benefícios e algumas fraquezas. Enquanto aqueles que confiam nessa abordagem de maneira geral são vistos como mandões ou ditadores, esse nível de controle pode trazer benefícios e ser útil em determinadas situações.

Quando e onde o líder autocrático é mais útil pode depender de fatores como a situação, o tipo de tarefa em que o grupo está trabalhando e as características dos membros da equipe.

Se você costuma utilizar esse tipo de liderança com um grupo, pode ser útil aprender mais sobre seu estilo e as situações em que esse modelo é mais eficaz.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Características da Líder Autocrático

Em resumo, um líder autocrático tem total autoridade sobre a equipe que lidera. Isso geralmente resulta de uma combinação de seus próprios traços de personalidade e da cultura do local de trabalho. Os locais de trabalho que operam sob líderes autocráticos geralmente exibem uma ou mais das seguintes características:

  • O líder é o único tomador de decisão;
  • Delegação de pouca ou nenhuma tarefa;
  • Pouca ou nenhuma discussão sobre ações a serem tomadas;
  • Expectativas claras para os colaboradores;
  • As regras são importantes e tendem a ser claramente delineadas e comunicadas;
  • Um cronograma de trabalho estruturado;
  • O líder assume a responsabilidade pelo trabalho;
  • O líder recebe crédito pelos sucessos da equipe;
  • Punição rápida por erros dos colaboradores;
  • Criatividade e pensamento pronto para uso tendem a ser desencorajados.

 

Embora o líder autocrático seja caracterizado como severo e dominador em muitas representações da mídia nos locais de trabalho, a agressão interpessoal não é uma de suas qualidades inerentes.

Um líder autocrático pode ter uma personalidade amigável e acessível e liderar sua equipe com uma abordagem firme e prática. Líderes autocráticos são definidos pela maneira como se relacionam com o trabalho pelo qual são responsáveis por concluir e pelas equipes que lideram, e não por seus traços de personalidade.

No entanto, certos traços podem fazer com que um indivíduo apresente características de líder autocrático, quando em posição de autoridade.

Como Funciona a Liderança Autoritária

Colocados em ação, os traços que definem a liderança autocrática criam relacionamentos de mão única entre os líderes e seus colaboradores. O líder dá comandos, não sugestões ou convites para colaboração, e os trabalhadores devem seguir esses comandos.

Um líder autocrático não pede à sua equipe informações sobre as decisões que ele deve tomar. Ele estabelece expectativas claras sobre o fluxo de trabalho e as metas e, com essas expectativas, estabelece consequências claras para a falha em alcançá-los.

Embora a liderança autocrática possa parecer austera, há cenários e ambientes de trabalho em que é a maneira mais eficaz de gerenciar uma equipe.

Características de estilo de liderança autocrática podem permear uma organização inteira de cima para baixo. O CEO pode iniciar uma empresa com uma visão única e usar características de líder autocrático para manter todos os parceiros e colaboradores focados em sua visão.

Por sua vez, as lideranças da organização podem adotar qualidades de um líder autocrático para manter o mesmo foco e a cultura coesa da empresa, dentro de suas próprias equipes.

Nas empresas em que os departamentos trabalham de maneira independente, as características dos líderes autocráticos podem surgir em um departamento, enquanto outro adota uma abordagem mais delegativa ao gerenciamento.

Benefícios do Estilo de Líder Autocrático

O estilo autocrático tende a parecer bastante negativo. Certamente pode ser, quando usado em excesso ou aplicado a grupos ou situações errados. No entanto, a liderança autocrática pode ser benéfica em alguns casos, como quando as decisões precisam ser tomadas rapidamente, sem consultar um grande grupo de pessoas.

Alguns projetos exigem uma liderança forte para realizar as coisas com rapidez e eficiência. Quando o líder é a pessoa mais experiente do grupo, o estilo autocrático pode levar a decisões rápidas e eficazes.

O estilo de liderança autocrática pode ser útil nos seguintes casos:

  • Pode ser eficaz em pequenos grupos onde falta liderança

Você já trabalhou com um grupo de estudantes ou colegas de trabalho em um projeto que foi atrapalhado por má organização, falta de liderança e incapacidade de estabelecer prazos?

Nesse caso, as chances são de que sua nota ou desempenho no trabalho tenham sido prejudicadas como resultado. Nessas situações, um líder autocrático pode se encarregar do grupo, atribuir tarefas a diferentes membros e estabelecer prazos sólidos para a conclusão dos projetos.

Esses tipos de projetos em grupo tendem a funcionar melhor quando uma pessoa recebe o papel de líder ou simplesmente assume o trabalho por conta própria.

Ao definir funções claras, atribuir tarefas e estabelecer prazos, é mais provável que o grupo termine o projeto no prazo e com todos oferecendo contribuições iguais.

  • Também pode ser usado bem nos casos em que há muita pressão envolvida

Em situações particularmente estressantes, como durante conflitos militares, os membros do grupo podem preferir um líder autocrático. Isso permite que os membros do grupo se concentrem na execução de tarefas específicas sem se preocupar em tomar decisões complexas.

Isso também permite que os membros se tornem altamente qualificados no desempenho de certas tarefas, o que é benéfico para o sucesso de todo o grupo.

  • O trabalho de fabricação e construção também pode se beneficiar do estilo autocrático

Nessas situações, é essencial que cada pessoa tenha uma tarefa claramente definida, um prazo e regras a serem seguidas. Os líderes autocráticos tendem a se sair bem nesses ambientes, porque garantem que os projetos sejam concluídos no prazo e que os trabalhadores sigam as regras de segurança para evitar acidentes e ferimentos.

Desvantagens da Liderança Autocrática

Embora a liderança autocrática possa ser benéfica às vezes, também existem muitos casos em que esse estilo pode ser problemático.

Pessoas que abusam de um estilo de liderança autocrático são frequentemente vistas como mandonas, controladoras e ditatoriais. Às vezes, isso pode resultar em ressentimento entre os membros do grupo.

Os membros do grupo podem acabar sentindo que sua opinião não é desconsiderada ou não tem valor, e isso pode ser particularmente problemático quando membros de uma equipe hábeis e capazes sentem que seus conhecimentos e contribuições estão comprometidos.

Alguns problemas comuns com a liderança autocrática:

  • Desencoraja o pensamento do grupo

Como os líderes autocráticos tomam decisões sem consultar o grupo, as pessoas podem não gostar de não poderem contribuir com ideias. Os pesquisadores também descobriram que a liderança autocrática geralmente resulta na falta de soluções criativas para os problemas, o que pode prejudicar o desempenho da equipe.

  • Ignoram o conhecimento e experiência

Os líderes autocráticos tendem a ignorar o conhecimento e a experiência que os membros do grupo podem trazer para a situação. Deixar de consultar outros membros da equipe nessas situações prejudica o sucesso geral do grupo.

  • Abala o moral da equipe

A liderança autocrática também pode prejudicar o moral do grupo em alguns casos. As pessoas tendem a se sentir mais felizes e a ter um desempenho melhor quando sentem que estão fazendo contribuições para o futuro da equipe.

Como os líderes autocráticos normalmente não permitem a contribuição dos membros, os seguidores começam a se sentir insatisfeitos e sufocados.

 

Como o Líder Autocrático Pode Prosperar

O estilo autocrático pode ser benéfico em algumas situações, mas também tem suas armadilhas e não é apropriado para todas as situações e para todos os grupos. Se esse é o seu estilo de liderança dominante, há coisas que você deve considerar sempre que estiver em um papel de comando.

Ouça os membros da equipe

Você pode não mudar de ideia ou implementar os conselhos deles, mas os subordinados precisam sentir que podem expressar suas preocupações.

Às vezes, os líderes autocráticos podem fazer com que os membros da equipe se sintam ignorados ou até rejeitados, portanto, ouvir as pessoas com a mente aberta pode ajudá-las a sentir que estão dando uma contribuição importante à missão do grupo.

Estabeleça regras claras

Para esperar que os membros da equipe sigam suas regras, primeiro você precisa garantir que essas diretrizes sejam claramente estabelecidas e que cada pessoa da sua equipe esteja totalmente ciente delas.

Forneça ao grupo o conhecimento e as ferramentas necessárias

Depois que seus subordinados entenderem as regras, você precisará ter certeza de que eles realmente têm o conhecimento e as habilidades necessárias para executar as tarefas definidas.

Se eles precisarem de assistência adicional, ofereça supervisão e treinamento para preencher essa lacuna de conhecimento.

Seja confiável

Líderes inconsistentes podem perder rapidamente o respeito de suas equipes. Siga e aplique as regras que você estabeleceu.

Reconheça o sucesso

Sua equipe pode perder rapidamente a motivação se for criticada quando cometer erros, mas nunca recompensada por seus sucessos.

Onde os Líderes Autocráticos Prosperam

Um líder autocrático tende a ser mais eficaz em ambientes de trabalho onde seguir uma rotina prescrita ou um conjunto de padrões é da maior importância.

Locais de trabalho como canteiros de obras e salas de emergência tendem a se beneficiar desse tipo de liderança porque, nesses ambientes, um mal-entendido ou um erro pode levar à morte.

Algumas características do líder autocrático podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo das circunstâncias em que são usadas.

Um exemplo, é o foco de um líder em obedecer às regras estabelecidas a todo custo. Em uma padaria comercial onde existem rígidos padrões de segurança alimentar e saneamento, um líder eficaz garante que seus colaboradores cumpram esses padrões o tempo todo.

Os consumidores se beneficiam dessa adesão comprando e consumindo produtos seguros e não contaminados.

Essa mesma dedicação às regras estabelecidas pode ser prejudicial em um local de trabalho onde a inovação é a chave para a lucratividade, como um estúdio de desenvolvimento de videogame.

Nesse cenário, o líder autocrático que exige que os colaboradores cumpram um conjunto de regras estabelecidas pode inibir a inovação e impedir que os jogos sejam tão criativos ou tecnologicamente avançados quanto poderiam ser sob um líder menos autoritário.

Liderança Autocrática em Ação

Um gestor de loja pode impor um período de, no máximo, cinco minutos como tolerância de atraso no início do turno de cada colaborador. Se um trabalhador ultrapassar esse tempo estabelecido, será feito registro em sua ficha funcional. Após vários registros, ele enfrenta ações disciplinares, como rescisão.

Um sócio sênior de um escritório de advocacia pode instruir todos os associados juniores a lidar com seus casos de uma maneira específica, independentemente de como esses associados pensam.

Isso pode significar instruir advogados de justiça criminal júnior a convencer seus clientes a aceitar acordos de apelo, mesmo quando eles acreditam que têm uma boa chance de ganhar os casos de seus clientes.

Ou um advogado de família instruindo advogados júnior em sua empresa a impelir clientes de divórcio para mediação, independentemente de suas situações.

O chefe criativo de uma agência de marketing digital pode decidir a direção criativa de cada campanha e informar aos designers gráficos, web designers, redatores e todos os outros envolvidos no projeto o que projetar e escrever, em vez de dar a eles a oportunidade de explorar suas próprias ideias.

Como os Líderes Autocráticos Mantêm os Talentos

Como a liderança autocrática pode parecer intensa e às vezes sufocante para os colaboradores, ela é frequentemente associada à alta rotatividade.

Isso é especialmente verdade para colaboradores de alto desempenho e que podem encontrar trabalho facilmente em ambientes menos estressantes. Os líderes autoritários são intensos e, geralmente, isso cria relacionamentos perturbadores entre eles e suas equipes.

A liderança autocrática não precisa criar um local de trabalho tóxico. Em muitos casos, algumas práticas autoritárias equilibradas por características de outros estilos de liderança podem proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O empregador ou líder de uma empresa que reconhece traços autocráticos em seu estilo de liderança pode equilibrá-los, buscando:

  • A opinião dos membros da equipe sobre as decisões;
  • Valorizar a contribuição que ele recebe dos membros da equipe;
  • Motivar os colaboradores com feedback positivo;
  • Oferecer críticas construtivas em vez de críticas diretas quando membros da equipe cometem erros;
  • Reconhecer os sucessos de cada trabalhador;
  • Permanecer aberto a críticas construtivas;
  • Fornecer suporte para ajudar os colaboradores a atender às expectativas.

 

Embora esse tipo de liderança tenha algumas armadilhas potenciais, o líder autocrático pode aprender a usar sabiamente elementos desse estilo. Por exemplo, um estilo autocrático pode ser usado efetivamente em situações em que o líder é o membro com mais conhecimento do grupo ou tem acesso a informações que outros membros do grupo não possuem.

Em vez de desperdiçar um tempo valioso em consultoria com membros da equipe com menos conhecimento, o líder especialista pode tomar rapidamente decisões que são do melhor interesse do grupo.

A liderança autocrática costuma ser mais eficaz quando usada para situações específicas. Equilibrar esse estilo com outras abordagens, incluindo estilos democráticos ou transformacionais, pode levar a um melhor desempenho do grupo.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.