Job Description: Qual Sua Importância na Seleção de Talentos?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Para quem trabalha com recrutamento e seleção, a busca pelos melhores profissionais do mercado é um desafio cada vez mais maior. Hoje em dia, muitas empresas estão investindo no job description das vagas, como uma estratégia de diferenciação para atrair novos talentos.

Utilizando a internet como aliada na procura de oportunidades no mercado, os candidatos se deparam com inúmeras vagas todos os dias. É nesse momento que a empresa deve se destacar e convencer que ela é a melhor opção do candidato.

Para ajudar você e sua empresa nessa missão, separamos as principais informações sobre o que é o job description de uma vaga, a importância de uma descrição bem-feita e como implementar a prática!

O que é job description?

Job description ou descrição de vaga (como também é conhecido no Brasil) nada mais é do que a descrição de uma vaga de emprego. Ela é usada para informar ao candidato o perfil ideal para a empresa, quais são suas exigências e quais atividades o profissional contratado deverá executar.

Ao contrário do que muitos pensam, o job description deve ser feito com muita atenção e dedicação, porque representa o primeiro contato do futuro colaborar com a empresa. Essa primeira impressão é fundamental, pois ela irá direcionar e motivar o novo talento.

Qual a importância da descrição da vaga para a empresa?

Uma boa descrição de vaga pode ser o detalhe que fará a diferença no momento da pessoa decidir por se candidatar para o cargo ou não. Em meio há tantas opções, os melhores profissionais buscam por descrições que sejam informativas e inspiradoras, apresentando desafios interessantes em empresas que possuem potencial no mercado.

Além disso, o job description é responsável por informar os requisitos necessários para ser elegível para a vaga. Como por exemplo, nível de escolaridade, especializações e experiências anteriores, itens que formam um filtro para o processo seletivo. Isso permite que os candidatos que não se encaixam nas exigências da vaga, acabem não se inscrevendo no processo seletivo, reduzindo o tempo e os custos do processo.

Como fazer um bom job description?

Agora que você sabe o que é job description, vamos focar nas informações necessárias para deixar a sua vaga mais atraente, seguindo apenas a estrutura básica de um anúncio. Esses são os sete elementos que não podem faltar em uma descrição completa sobre a vaga.

1. Modelo de descrição de cargo

Se a sua empresa ainda não possui um modelo, fique sabendo que ele é fundamental. Ele deve ser elaborado pelo RH em conjunto com gestores de áreas para contemplar todas as informações do cargo: missão, nome do cargo, conjunto de tarefas, principais atribuições e requisitos necessários, para personalizar coloque o logotipo da organização.

2. Nome do cargo

A nomenclatura do cargo é o destaque quando você vai divulgar a vaga em aberto. Portanto, deve ser o mais específico possível, você pode consultar as tendências de mercado para definir a nomenclatura. Outro ponto importante é lembrar que a vaga é impessoal e cuidar as flexões de gênero para que ela possa contemplar a todos.

  • Use títulos precisos;
  • Evite termos enigmáticos;
  • Escolha nomes claros para a função;
  • Tome cuidado com nomes “engraçadinhos”;
  • Não coloque mais de um cargo no título;
  • Considere títulos alternativos.

 

Em algumas situações você pode colocar também, o nome da posição no organograma “Gerente” + área de atuação “Logística” = Gerente de Logística, por exemplo.

3. Descrição da empresa

No job description, você precisa também descrever a sua empresa, dizer quem ela é. Você pode incluir informações sobre quando foi criada, quais são os seus produtos, quem são os seus clientes e quais são os seus objetivos no mercado.

Revelar aspectos da cultura da empresa é outro ponto fundamental para conseguir os candidatos mais apropriados. Isso acontece porque, como se sabe, tão importante quanto a qualificação técnica, é a adequação do perfil comportamental do profissional aos valores da organização. Essa compatibilidade é um grande diferencial para a retenção de talentos.

4. Responsabilidades do cargo

Você precisa listar quais serão as responsabilidades do candidato, caso ele seja contratado para a vaga. Dizer que tipo de tarefas ele executará e quais serão as cobranças exercidas sobre ele no dia a dia. Você pode pedir ajuda para o gestor da área em que esse candidato vai trabalhar, pois ele irá saber melhor a rotina do setor.

Na hora de listar, escreva em tópicos, assim você garante clareza e objetividade. Evite termos que só fazem sentido dentro da companhia. Portanto, pode ser que, dentro da empresa, a vaga seja “analista de sistemas nível III”, mas isso não faz nenhuma diferença no mercado. Esse tipo de código atrapalha a divulgação por mecanismos de busca. Foque em descrições genéricas e nas qualificações para disputar o cargo.

5. Qualificações obrigatórias

O próximo passo é especificar quais são as qualificações necessárias para o cargo. Você deve perguntar coisas do tipo: Quais são as hard skills necessárias? Precisa ter concluído a universidade? Quais experiências ele precisa ter? Alguma certificação é obrigatória? A pessoa responsável pela gestão da área também poderá ajudar você com isso.

Quanto mais específica for a sua descrição das qualificações obrigatórias, maiores são as suas chances de atrair os profissionais mais preparados e evitar candidaturas que não atendem aos requisitos básicos. Com isso, você ganha tempo durante a primeira fase de seleção.

Se a sua empresa utiliza um software ou uma plataforma para essa etapa, o sistema irá filtrar as candidaturas automaticamente. Assim, você precisará analisar apenas aquelas que já contêm os requisitos essenciais.

6. Benefícios oferecidos

Você precisa se diferenciar das outras empresas. Lembre-se de que, se o candidato estiver em dúvida entre duas vagas parecidas, ele vai escolher a empresa que oferecer os melhores benefícios.

Por isso, descreva os benefícios que irão interessar aquele perfil. Vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, horário flexível, plano de saúde, etc. Se a sua empresa não tiver muitos benefícios, crie um plano para aumentá-los. Lembre-se de que os melhores candidatos estarão nas melhores empresas para se trabalhar.

Para reter talentos e aumentar a produtividade do time, todo investimento realizado em benefícios é totalmente válido. Mas caso o orçamento da empresa não preveja esse tipo de despesa, existem outras alternativas para ampliar benefícios sem aumentar os gastos, como estabelecer parcerias que garantam descontos em outras instituições, por exemplo.

7. Informações adicionais

Por fim, se houver algo mais que precise ser dito, você pode escrever informações adicionais que são relevantes e que não cabem em nenhum dos tópicos anteriores. Essa é mais uma oportunidade para você se diferenciar e adicionar alguma informação ou texto que possa ser do interesse para o candidato.

Na hora de divulgar uma vaga, é muito importante que você pense no ponto de vista do seu candidato. Conhecendo a cultura da sua empresa, você poderá destacar os seus diferenciais competitivos e fisgar o público que você procura. Dessa forma, você vai atrair mais candidatos por meio de uma descrição interessante, objetiva e transparente.

Qual o impacto do job description em uma contratação?

Enumeramos três pontos relacionados a essa estratégia no processo de recrutamento e seleção. Assim, você conseguirá entender a real importância de aprender como fazer um job description em sua empresa.

1. Primeiro contato

Como já comentamos, a descrição de uma vaga representa a primeira fonte de informação sobre uma empresa aos profissionais que estão no mercado. Por isso, criar um job description eficiente irá garantir que sua empresa passe uma imagem correta, não só para os candidatos, como também para possíveis clientes e parceiros.

2. Reforço da cultura e ambiente

A descrição quando bem trabalhada, influência na percepção dos candidatos sobre como a empresa funciona. Ao descrever as responsabilidades, funções e qualificações esperadas para a vaga, os candidatos já saberão o que esperar caso sejam contratados. Além disso, já irão se identificar com a cultura da organização e clima organizacional.

Assim, quando um novo funcionário começar a trabalhar em sua empresa não irá se desapontar pela realidade ser diferente de suas expectativas. Isso auxilia a diminuição do índice de turnover. Investimentos em employer branding também colaboram neste ponto.

3. Tipos de profissionais

O job description irá impactar diretamente no perfil de funcionário que sua empresa terá. Por meio dele, sua organização conseguirá filtrar o perfil de candidato buscado.

É possível direcionar a descrição, por meio de sua linguagem, meios de divulgação e pelos detalhes fornecidos. Por isso, é fundamental traçar uma estratégia de divulgação, considerando quem realmente sua empresa quer alcançar para que assim, possa otimizar os resultados.

Sem um job description preciso, você pode perder tempo e prejudicar o processo de recrutamento e seleção, pois o RH poderá ter um enorme número de candidatos para avaliar, sendo que muitos não correspondem ao perfil buscado. E, com isso, não conseguirá atrair os talentos que sua empresa quer.

Toda empresa deve ter um job description?

Sim, pois o job description diz muito sobre sua empresa. Ele é mais que um simples anúncio de vaga. Por meio dele, você apresenta um pouco da cultura da empresa e consegue conquistar os melhores profissionais do mercado e convencê-los a fazer parte de seu time. Ele funciona como uma propaganda de sua empresa e de seus valores.

Ao fazer um job description certeiro, sua empresa conseguirá conquistar talentos que estão em outras corporações. Eles podem achar sua proposta mais interessante do que suas posições atuais e irão buscar por uma oportunidade na sua empresa.

Desta forma, podemos dizer que o job description – em conjunto com outros processos – aumenta a competitividade da organização. Portanto, sua empresa deve enxergar o job description como uma estratégia eficiente para atrair e reter talentos na equipe.

Dicas para criar uma vaga atraente

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a descrição da vaga é um anúncio, e o seu principal objetivo é atrair os melhores candidatos. Logo, precisamos criar uma descrição que desperte o interesse desse público-alvo. Veja algumas dicas para turbinar a sua descrição.

1. Entenda a cultura da sua empresa

Conheça muito bem a cultura da sua empresa. Você ter em mente qual é a sua missão, sua visão, suas políticas e etc., pois a partir dessa informação, você saberá que linguagem vai usar na redação — se será formal, mais descontraída ou neutra — e até mesmo quais benefícios você pode oferecer como diferencial. Com isso, a sua vaga ficará mais competitiva, quando comparada à outras.

2. Conheça o seu candidato

Sua vaga é um anúncio, portanto, você precisa conhecer bem o seu público-alvo. Um designer possui um perfil diferente de um programador, que possui um perfil diferente de um vendedor, por exemplo. Dessa forma, você deve se colocar no lugar do seu candidato e descobrir porque ele gostaria de trabalhar na sua empresa. Com isso, além de despertar o interesse pela vaga, o candidato irá desejar fazer parte da empresa.

3. Tenha concisão e transparência

Outro ponto importante é a concisão e a transparência do seu discurso. Além de ser atraente, a sua descrição precisa ser verdadeira e objetiva. Isso significa que você não precisa fazer muitos rodeios. O texto deve ser condizente com a cultura organizacional e com as responsabilidades reais do cargo. Afinal, você não quer que o seu candidato peça desligamento logo após a contratação.

4. Pesquise vagas parecidas

Para saber se o seu anúncio está realmente competitivo, faça algumas pesquisas em vagas parecidas no mercado. Nessa etapa, você vai analisar como os seus concorrentes estão escrevendo as suas descrições e fazer pequenos ajustes no seu texto. Assim, a sua descrição será atraente e terá vantagens quando comparada às demais.
Coloque em prática hoje mesmo!

Realizar a contratação de um novo colaborador pode ser uma tarefa complexa e exigir muito preparo da equipe de Recursos Humanos. Mas, como podemos ver, existem diversos métodos e canais de divulgação assertivos que irão deixar sua empresa a um passo à frente das demais. Basta otimizar o processo de recrutamento e seleção através de uma descrição de cargo eficiente.

Lembre-se que fazer um bom job description é imprescindível para que você consiga atrair os melhores profissionais para fazerem parte de seu time.

Não vá embora! Temos muito mais artigos como este.

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?