Job Boards: Conheça essa Eficaz Ferramenta de Recrutamento e Seleção

É fácil compreender a importância de escolher os candidatos certos. No entanto, ter um processo de seleção simplificado também é importante.

Uma alternativa é utilizar job boards, economizando tempo, dinheiro e preenchendo as vagas abertas mais rapidamente.

Os job boards podem ser ferramentas de recrutamento eficazes. Eles vêm em todas as formas e tamanhos, podem ser gratuitos ou pagos e têm como alvo um público geral ou de nicho.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que significa Job Boards?

O termo job boards significa quadro de empregos. Como o LinkedIn, são sites usados pelos empregadores para anunciar suas vagas de emprego aos candidatos.

Os candidatos podem usar os job boards para procurar novas oportunidades de emprego em sua área e profissão.

Normalmente, os job boards permitem que os recrutadores usem alguns recursos gratuitamente, oferecendo opções de anúncios de empregos ou avaliações.

Estes sites também podem oferecer opções premium, como empregos patrocinados ou acesso ilimitado ao banco de dados de candidatos.

Alguns job boards podem ser usados por empregadores de todos os setores, enquanto outros são de nicho, para setores específicos como por exemplo tecnologia, design e outros tipos de funções.

Os quadros de emprego são geralmente gratuitos para quem procura emprego.

Benefícios de usar job boards

Os quadros de empregos são ferramentas valiosas para recrutadores e gerentes de contratação que possuem o objetivo de atrair e contratar novos talentos. Além disso:

São ferramentas de publicidade de empregos

Os candidatos a empregos usam os job boards há anos, então esses sites oferecem aos empregadores acesso a milhões de bons candidatos.

A maioria dos quadros de empregos é focada no candidato, permitindo que concluam o processo rapidamente, usando guias e botões simples.

Atualmente, muitos quadros de empregos são integrados a Sistemas de Rastreamento de Candidatos, o que melhorou a experiência do candidato tornando o processo mais dinâmico e eficiente.

Bancos de dados de currículos

Os candidatos podem se inscrever em quadros de empregos e enviar seus currículos. Dessa forma, os recrutadores podem pesquisar ativamente por funcionários em potencial, definindo os critérios corretos e contatando profissionais de alto potencial.

É provável que os profissionais de alto desempenho não estejam procurando emprego no momento, então não irão ver seu anúncio.

Mas com o banco de dados de currículos, você poderá encontrá-los e agir proativamente, oferecendo a vaga e mostrando as vantagens de trabalhar na sua empresa.

Variedade e melhor qualidade dos candidatos

O uso das mídias sociais permite que você se aproxime de uma pequena amostra da população. Já com os job boards, você atinge um público mais amplo e diversificado.

Se, por exemplo, você deseja suprir uma vaga mais especializada, a mídia social não oferece a possibilidade de selecionar candidatos.

Já com os job boards de nicho, você pode acessar diretamente as pessoas qualificadas na área de sua escolha.

Consequentemente, tanto a quantidade como a qualidade das inscrições que você recebe, provavelmente corresponderão às suas expectativas.

Ampla cobertura

Talvez você não seja uma empresa conhecida ou seu site de carreira não receba muito tráfego. Você pode nem ter um site ou site de carreiras.

Uma oferta de emprego publicada em um job board é vista por milhares de pessoas poucos minutos após sua publicação.

Por isso eles são uma ótima ferramenta para lançar suas vagas. Essas plataformas investem muito trabalho e dinheiro em seus sistemas.

Elas são projetados para garantir visibilidade e receber muito tráfego. Você deve tirar vantagem disso, pois elas garantem um nível de cobertura que você individualmente não conseguirá atingir.

Economize tempo e otimize suas campanhas de recrutamento

O tempo é muito valioso e os job boards sabem disso. Graças às opções oferecidas, o processo de recrutamento é mais fácil e rápido.

Os quadros de empregos especializados oferecem acesso imediato aos candidatos qualificados na área de sua escolha.

Isso economiza tempo que os empregadores gastam manuseando currículos e aplicativos inadequados.

Além disso, os job boards podem oferecer diferentes possibilidades para receber e gerenciar aplicativos.

Algumas delas incluem integração de sistemas, postagem de seu anúncio em outros quadros de empregos ou agregadores e recebimento de inscrições por e-mail.

Como usar job boards para recrutamento

Os job boards são parte integrante de quase todos os processos de contratação e usá-los de forma eficaz se traduzirá em candidatos qualificados a custos relativamente baixos.

Os orçamentos de recrutamento são limitados e as empresas precisam ser capazes de gastar seus recursos onde fazem mais sentido.

Encontre job boards que tragam os candidatos mais qualificados, pois investir neles trará um alto retorno.

Aqui estão algumas dicas para garantir que você obtenha o máximo dos quadros de empregos para recrutamento.

Experimente job boards populares

Grandes painéis de empregos convencionais atrairão muitos candidatos qualificados.

Por exemplo, coloque seus anúncios no LinkedIn ou Catho e veja qual traz os candidatos mais adequados as suas necessidades.

Encontre job boards de nicho

Os nicho job boards são especializados em um setor ou função empresarial.

Se você está contratando vendedores regularmente, pesquisar em um quadro de empregos especializado na área de vendas ajudará a direcionar seus anúncios.

Da mesma forma, postar em job boards locais, ajuda você a alcançar candidatos que moram perto de sua empresa.

Experimente diferentes quadros de empregos para encontrar aqueles que funcionam melhor para você.

Elabore descrições de cargos eficazes

A descrição do trabalho é o primeiro contato com um candidato a emprego. Para motivar os candidatos a se inscreverem, crie anúncios de emprego informativos e envolventes.

Os candidatos irão se interessar por seus anúncios de emprego apenas se os cargos refletirem com precisão cada função. Então, forneça informações importantes.

Os candidatos precisam saber onde o trabalho está localizado, quais são as principais atividades da função e quais habilidades você está procurando.

Incluir essas informações em anúncios de emprego incentivará os candidatos qualificados a se inscreverem e ajudará a minimizar as inscrições de candidatos não qualificados.

Mostre sua marca de empregador

Deixe os candidatos saberem o que sua empresa faz e explique por que alguém gostaria de trabalhar com você.

Se você fornecer mais do que benefícios e vantagens padrão, mencione-os em seu anúncio de emprego.

Alguns job boards, como LinkedIn, oferecem a opção de criar uma página personalizada da empresa em sua plataforma.

Isso ajuda você a apresentar a história e a cultura de sua empresa e mostrar aos candidatos que vale a pena se candidatar a seus anúncios de emprego.

Aqui estão algumas coisas que você pode adicionar à página da sua empresa:

Mídia

Vídeos e fotos oferecem uma amostra do seu local de trabalho e ajudam os candidatos a entender melhor sua empresa.

Escolha fotos de seus escritórios ou lojas e inclua imagens que mostrem sua cultura como por exemplo, passeios ou eventos da empresa.

História da empresa

Apresente o histórico de sua empresa com uma pequena narrativa ou vídeo sobre como seu negócio começou, qual é sua missão e onde você quer chegar.

As informações sobre seus planos futuros também são úteis para os candidatos. Eles podem se sentir motivados a querer crescer junto com você.

Opiniões dos colaboradores

Nem todos os job boards oferecem um espaço específico para relatos de colaboradores. Preencha essa lacuna adicionando citações ou entrevistas curtas de seus funcionários.

Concentre-se nos aspectos positivos, mas que sejam significativos. Incentive seus funcionários a dizerem o que exatamente eles gostam em seu trabalho e compartilhe isso com os candidatos a emprego em sua página.

Depois de criar uma página corporativa atraente, não deixe de atualizá-la e, sempre que possível, responda aos comentários de funcionários ou candidatos para criar um diálogo e construir uma comunidade em torno de sua marca.

Fonte de currículos em job boards

Muitos quadros de empregos pedem aos candidatos que carreguem seus currículos em seus bancos de dados de pesquisa.

Grandes sites de job boards acumularam milhões de currículos que os empregadores podem pesquisar utilizando filtros para encontrar pessoas que correspondam a seus critérios. Veja como fazer isso:

Faça pesquisas sobre as taxas cobradas

Há um grande número de bancos de dados de currículos disponíveis, com custos variáveis. Comece pesquisando os job boards mais populares com maior probabilidade de atrair candidatos qualificados.

Alguns oferecem planos de assinatura que combinam anúncio de emprego e acesso ao seu vasto banco de dados de currículos.

Determine seus critérios de pesquisa

Para restringir sua pesquisa, seja claro sobre o que você está procurando. A localização geralmente é um fator importante, a menos que você esteja contratando para trabalhos remotos.

Use as descrições de suas funções para definir outros critérios, como habilidades específicas, educação e experiência.

Sites de job boards

Os sites de job boards geralmente disponibilizam de forma gratuita, tanto as opções de busca quanto as inscrições para as vagas em aberto.

No entanto, o pagamento de certas taxas possibilita ampliar o acesso a algumas funções mais específicas, filtrando as buscas. Abaixo, conheça alguns dos job boards mais utilizados.

  • LinkedIn
  • Catho
  • InfoJobs
  • Empregos.com.br
  • SINE
  • Vagas.com.br
  • Indeed.com.br
  • Trovit Brasil
  • CIEE

 

Sites de job boards especializados

  • Manager
  • Jurídico Vagas
  • CVEngenharia
  • Carreira Fashion

 

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

 

Sites de job boards internacionais

  • Monster
  • Seek
  • Net Empregos

Os job boards são mais populares entre os candidatos a emprego. Estudos revelaram que os quadros de empregos online são o ponto de partida preferido para os candidatos.

Entre os participantes, 68% confirmaram que os consideraram mais úteis em comparação com os 38% que votaram nas agências de recrutamento.

Portanto, a probabilidade é que candidatos mais qualificados estejam utilizando os serviços de job boards, facilitando o trabalho do RH nos processos de recrutamento e seleção.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.