Como Promover a Inovação no RH: 7 Dicas Práticas e Atuais

Em uma organização, o RH desempenha um papel crítico na definição de toda a experiência do funcionário.

A contratação, integração de novos colaboradores, planos de desenvolvimento e até entrevistas de desligamento estão todos sob a jurisdição da equipe de RH.

De acordo com  pesquisas, as organizações que apoiam ativamente o crescimento dos funcionários e promovem experiências positivas têm 1,3 vezes mais probabilidade de produzir melhores resultados de desempenho.

Como tal, as organizações têm de utilizar inovações de RH  para se manterem à frente da concorrência e proporcionar resultados positivos aos funcionários.

Ao desenvolver  novas estratégias de RH, elas podem agilizar suas operações e criar uma cultura dinâmica no local de trabalho.

Esses processos podem levar a um melhor envolvimento e satisfação dos colaboradores, maior retenção e melhor desempenho organizacional.

Neste artigo, você irá saber como promover a inovação no RH, com dicas práticas e atuais para aplicar na sua empresa.

⏰ <strong>Gestão de Ponto em Poucos Cliques</strong>
Melhore sua experiência com controle de jornadas através de uma solução simples e eficiente.

Gerencie seu Time com uma visão geral sobre a jornada de trabalho por colaborador e métricas por equipes.

Economize Tempo eliminando tarefas manuais da sua rotina e automatizando processos de controle e fechamento de ponto.

Evite Prejuízos Financeiros automatizando 100% do seu controle de ponto e fechamento, eliminando erros manuais na gestão do banco de horas no seu DP.

O que é inovação no RH?

A inovação no RH é a aplicação de novos conceitos, métodos, estratégias e tecnologias.

Existem seis maneiras pelas quais a inovação desempenha um papel vital em uma função de RH:

  • melhor recrutamento e aquisição de talentos;
  • maior diversidade e inclusão;
  • tecnologia de RH aprimorada;
  • melhor gerenciamento de desempenho;
  • melhor envolvimento dos funcionários;
  • melhor aprendizado e desenvolvimento dos colaboradores.

Um  estudo recente demonstrou que existem três características principais partilhadas por equipes de RH inovadoras.

Elas se concentram na eficiência e na agilidade, entendem claramente sua identidade e seus valores e estão comprometidas com o crescimento por meio do aprendizado e da inovação.

Benefícios e desafios da inovação no RH

A inovação é um aspecto crítico do ambiente de negócios atual.

Com isso, as empresas buscam continuamente modernizar suas práticas de RH para atender às crescentes necessidades do local de trabalho.

Nesta seção, vamos explorar os benefícios e desafios da inovação no RH e como as organizações podem navegar por eles para impulsionar o sucesso.

Benefícios

Maior satisfação dos funcionários

A inovação no RH é um fator crítico para aumentar a satisfação dos funcionários.

O uso de novas tecnologias pode ajudar os trabalhadores a permanecerem engajados no local de trabalho.

Além disso, quando os funcionários recebem reconhecimento e recompensas pelo seu trabalho, isso aumenta a sua motivação e satisfação, melhorando a produtividade e reduzindo a rotatividade.

Programas de reconhecimento, a implementação de um ambiente de trabalho flexível também influenciam significativamente o moral dos colaboradores.

Uma pesquisa descobriu que  96% dos funcionários consideram a flexibilidade de trabalho um fator chave na procura de um novo empregador.

Isso porque dar-lhes autonomia para controlar seus horários ou participar de trabalhos remotos permite um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Aumento da competitividade

Quando os gestores de RH trabalham para identificar problemas na força de trabalho e implementar soluções para corrigi-los, as organizações podem adaptar-se melhor às necessidades em constante mudança do mercado e criar uma vantagem competitiva.

A criação de uma cultura onde os líderes de RH incentivam continuamente os funcionários a apresentarem novas soluções pode levar a uma força de trabalho mais engajada e maior eficiência organizacional.

Melhor recrutamento e retenção

Soluções inovadoras de RH, onde as culturas do local de trabalho se alinham com a missão e os valores da organização, podem ajudar a encontrar e manter funcionários diversificados e talentosos.

A contratação é uma das áreas de maior impacto no progresso da diversidade, equidade e inclusão.

Encontrar novas maneiras de ampliar o alcance da procura de emprego e ajudar os membros da equipe a verificar preconceitos no processo de entrevista pode ajudá-lo a formar uma equipe para o futuro do trabalho.

Uma estratégia clara no recrutamento pode levar a uma melhor gestão e retenção de talentos.

Melhor reputação da marca

Muitas empresas podem considerar o capital financeiro, os ativos ou a linha de produção como a força motriz mais fundamental para o seu sucesso.

No entanto, quase todas as funções numa empresa envolvem capacidades que apenas o capital humano pode contribuir: habilidades, experiência e conhecimento.

As empresas precisam compreender que investir nas pessoas aumenta sua produtividade e melhorara a reputação da sua marca, levando ao crescimento dos lucros e das receitas.

Desafios

Resistência à mudança

A inovação em seu negócio pode ser nova e estimulante.

Contudo, a resistência à mudança pode colocar problemas significativos na implementação de novas políticas, na alteração de procedimentos ou na introdução de novas tecnologias.

Em última análise, qualquer resistência dos funcionários pode impedir o crescimento e o sucesso.

Recursos limitados

Várias inovações no RH podem utilizar recursos críticos como tempo, pessoal e dinheiro.

As organizações ou profissionais de RH que não tenham os recursos adequados terão dificuldade em implementar inovações de forma eficaz.

Falta de adesão

Para qualquer inovação que a equipe de RH precise executar será necessário ter a aprovação de todas as partes interessadas da organização, desde a alta administração até os novos contratados.

Se houver falta de adesão dentro da sua organização, os esforços de RH podem não ganhar força suficiente para serem implementados adequadamente.

O papel do RH na promoção da inovação

As funções de RH costumavam ser simples: recrutar pessoal, preparar a folha de pagamento e distribuir benefícios.

Hoje em dia, uma gestão eficaz de RH envolve o desenvolvimento de todos os aspectos da experiência do funcionário.

Para impulsionar uma cultura de sucesso, o RH é responsável por promover, fomentar e colaborar com o objetivo final de uma cultura inovadora.

Para promover a inovação, os líderes devem estabelecer procedimentos e políticas que incentivem a criatividade e a assunção de riscos.

Na sua função, o RH garante que os funcionários tenham oportunidades de crescimento por meio de treinamento e desenvolvimento, proporcionando um espaço aberto para comunicação e criando programas de reconhecimento.

Além disso, a gestão de talentos pode empregar táticas de recrutamento que forneçam pacotes de remuneração e benefícios competitivos e destaquem avanços na carreira de colaboradores excepcionais.

Os funcionários podem se sentir capacitados e apoiados quando recebem oportunidades para explorar novas ideias e discutir diferentes perspectivas sem preconceitos, incentivando assim a diversidade e a inclusão no local de trabalho.

Uma vez alcançada uma cultura saudável para a inovação, o RH pode facilitar a colaboração com outros departamentos para impulsionar ainda mais o processo.

A colaboração com diferentes departamentos ajuda a identificar pontos problemáticos dentro da organização, apresentar conceitos e inovações e desenvolver estratégias para implementá-los de forma eficaz.

Como promover a inovação no RH – 7 dicas práticas e atuais

A inovação no RH está remodelando o futuro da gestão da força de trabalho.

Como diz o velho ditado: “A única constante é a mudança”.

Em se tratando de RHs, as novas inovações influenciam constantemente a forma como as organizações operam.

Existem inúmeras maneiras de mudar para apoiar melhor o seu pessoal, mas aqui estão algumas sugestões de inovação no RH que causam um impacto real.

1. Ferramentas de recrutamento

Num mundo de painéis de emprego, candidaturas com um clique e um mercado orientado para os candidatos, as equipes de RH estão cada vez mais dispersas.

O anúncio de emprego corporativo médio recebe pelo menos 250 candidatos.

Se as equipes de RH gastam cerca de 10 minutos examinando os currículos de cada candidato, isso equivale a 42 horas apenas para decidir quem você vai selecionar.

Acrescente o tempo para entrevistas, ofertas e verificações de referências e será fácil perceber por que as equipes de recrutamento estão se sentindo sobrecarregadas.

Mas as inovações no RH podem ajudar.

As novas tecnologias auxiliam as equipes a substituir práticas obsoletas por novos sistemas simplificados que poupam tempo e ajudam a identificar candidatos de qualidade.

As mais recentes ferramentas de recrutamento baseadas em IA podem ser usadas para selecionar candidatos automaticamente e identificar aqueles que atendam aos requisitos de uma função específica.

A tecnologia também pode ser utilizada para realizar testes de proficiência, agendar entrevistas e coletar informações adicionais sobre os candidatos.

Outra vantagem das ferramentas de recrutamento baseadas em IA é que elas têm o potencial de remover preconceitos inconscientes do processo.

Como as organizações estão cada vez mais focadas na diversidade, na equidade e na inclusão, a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na transformação.

2. Programas de bem-estar dos funcionários

Do presenteísmo à crescente questão do esgotamento, o impacto do bem-estar no local de trabalho tem sido colocado em destaque nas organizações nos últimos anos.

Como resultado, os empregadores estão olhando além dos seus atuais planos de saúde para encontrar novas formas de dar vida ao bem-estar.

Tudo isto resulta numa das áreas de inovação mais estimulantes no RH, dando às equipes a oportunidade de causar um impacto significativo na vida das pessoas.

Em um nível básico, vemos cada vez mais empresas oferecerem benefícios como inscrições subsidiadas em academias e lanches saudáveis ​​no escritório, numa tentativa de incentivar os seus funcionários a fazerem escolhas mais saudáveis.

Estas mudanças são um excelente começo, mas é necessário mais inovação se os empregadores quiserem chegar à raiz do problema.

As inovações em cuidados de saúde virtuais, por exemplo, oferecem uma grande oportunidade para dar aos seus funcionários acesso aos recursos e conselhos de que necessitam para se manterem saudáveis.

Também estamos vendo empresas mudando suas ofertas de bem-estar, ajudando a incentivar os colaboradores a cuidarem de si mesmos e, ao mesmo tempo, oferecendo um benefício muito procurado que pode ajudá-las a se destacarem em um mercado tão competitivo.

A saúde mental é outra área onde vemos inovações no RH avançando a passos largos.

Muitas organizações oferecem agora socorristas dedicados à saúde mental ou acesso a ferramentas privadas de terceiros que oferecem soluções de terapia, coaching e autocuidado.

O objetivo não é apenas ajudar as pessoas que sofrem de esgotamento, mas também combater a causa raiz do problema.

3. Reconhecimento ponto a ponto

No trabalho, estamos acostumados a receber reconhecimento de forma bastante estruturada.

Quer se trate de uma competição de funcionário do mês ou de uma avaliação anual, normalmente são nossos gerentes os encarregados de garantir que nossos esforços sejam apreciados.

Mas, e se em vez de ser reconhecido pelos seus gestores você fosse reconhecido pelos seus colegas? É aí que entra o reconhecimento dos pares.

Simplificando, o reconhecimento entre pares é um programa onde funcionários de qualquer nível podem reconhecer ou agradecer uns aos outros pelos seus esforços.

Muitas vezes informal, incentiva os colegas a reconhecerem as realizações, habilidades ou empenho uns dos outros.

Isso pode assumir a forma de uma nota manuscrita, um anúncio nas redes sociais, um simples “obrigado” ou por meio de uma plataforma de reconhecimento de funcionários.

Seja qual for a forma que assuma, o reconhecimento entre pares é criado para mostrar as pessoas que elas são valorizadas e apreciadas.

Um ato simples que pode fazer com que se sintam mais felizes, motivadas e satisfeitas nas suas funções.

4. Local de trabalho digital

À medida que o mundo do trabalho transitou para novos modelos nos últimos anos, assistimos a um aumento nas inovações no RH concebidas para diminuir a lacuna entre funcionários remotos.

Estas ferramentas e tecnologias estão sendo implementadas para recriar digitalmente os espaços de trabalho físicos que antes partilhávamos.

Das comunicações à colaboração, estas plataformas estão mudando a forma como trabalhamos.

Na verdade, elas já mudaram. Se você usa ferramentas como Teams ou Slack, então já deu os primeiros passos em direção a esta nova forma de trabalhar.

O desafio para as equipes de RH, entretanto, é incorporar essas inovações na organização como um todo.

Qual é a combinação certa de ferramentas? Como elas devem ser usadas? Você precisa criar políticas para controlar seu uso?

Todas estas são questões que as organizações precisam analisar à medida que adotam as inovações mais recentes.

5. Aplicativos móveis

Existe um aplicativo para quase tudo hoje em dia.

Então, por que os aplicativos também não deveriam fazer parte da cultura da sua empresa?

Desde recibos de pagamento até reservas de férias, existem soluções móveis para quase todos os aspectos da vida da empresa e dar acesso ao seu pessoal é uma ótima maneira de capacitá-los.

Com apenas alguns toques, seus colaboradores podem acessar contracheques ou uma lista de todos os benefícios e vantagens que eles têm direito a receber.

Você pode até ir mais longe e criar funcionalidades que permitam que seus funcionários troquem de turno, reconheçam as conquistas uns dos outros ou acompanhem seu desempenho em tempo real.

Quer você crie o seu próprio aplicativo ou use uma das plataformas prontas, essas ferramentas são um exemplo de uma inovação simples no RH que pode causar um grande impacto para os empregadores.

6. Bots de bate-papo

Os chatbots com tecnologia de IA tornaram-se uma parte onipresente de nossa vida cotidiana.

Você provavelmente já os experimentou como uma forma de atendimento ao cliente ou suporte de vendas, mas agora os chatbots também estão entrando no mundo do RH.

Então, como eles funcionam?

Em um ambiente empresarial, os chatbots de RH usam IA para ajudar os funcionários.

Eles estão lá para responder perguntas comuns ou resolver problemas simples.

Podem ser usados ​​para responder questões sobre políticas, benefícios ou processos e até ser usados ​​para integrar novos funcionários ou gerenciar férias anuais.

Essas inovações não foram projetadas para substituir as equipes de RH, mas para aprimorá-las.

Estão lá para resolver os problemas mais comuns que as equipes de RH em todo o mundo enfrentam.

O melhor de tudo é que, por serem completamente automatizados, os chatbots podem reduzir drasticamente a quantidade de tempo que as equipes de RH gastam nessas tarefas, liberando-as para concentrarem seus esforços em questões mais relevantes.

Ao contrário das equipes de RH, os chatbots também estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os funcionários possam obter as informações de que precisam a qualquer hora do dia ou da noite, sem demora.

7. Gamificação

Do aplicativo que você usa para monitorar seus passos até o programa de recompensas em sua cafeteria favorita, há uma boa chance de você já ter experimentado a gamificação em algum momento de sua vida.

Então, o que exatamente é isso?

Simplificando, a gamificação é o processo de incorporação de elementos típicos do jogo, como pontuação, competição e tabelas de classificação, em outras áreas da vida profissional.

Feito da maneira certa, pode incentivar o envolvimento e fazer com que até as tarefas mais simples pareçam divertidas.

É por isso que está definido para ser uma das inovações mais recentes em RH no momento.

Habilitado pelo crescente número de plataformas digitais, você pode usar a gamificação para animar seus programas de treinamento, aumentar o envolvimento dos funcionários ou reunir toda a sua organização para uma competição saudável.

Trata-se de criar um senso de interatividade que promova um melhor envolvimento dos colaboradores.

⏰ <strong>Gestão de Ponto em Poucos Cliques</strong>
Melhore sua experiência com controle de jornadas através de uma solução simples e eficiente.

Gerencie seu Time com uma visão geral sobre a jornada de trabalho por colaborador e métricas por equipes.

Economize Tempo eliminando tarefas manuais da sua rotina e automatizando processos de controle e fechamento de ponto.

Evite Prejuízos Financeiros automatizando 100% do seu controle de ponto e fechamento, eliminando erros manuais na gestão do banco de horas no seu DP.

Pesquisar

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.