Desenvolver habilidades que sejam valiosas para o futuro é um fator importante se você quiser garantir uma carreira de sucesso.
O rápido desenvolvimento em tecnologia está fazendo com que a maneira como as organizações operam mude rapidamente, tornando diferentes conjuntos de habilidades mais populares e em demanda no local de trabalho.
Identificar habilidades que estarão em alta ajudará você a se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho.
Neste artigo, você irá conhecer as principais habilidades do futuro que serão mais procuradas pelas empresas e RHs, para que você possa desenvolvê-las e preparar uma carreira de sucesso.
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Habilidades do futuro mais procuradas pelas empresas e RHs
Habilidades futuras são habilidades que podem ajudar você a se adaptar e se preparar para os desafios que enfrentará no local de trabalho.
Essas habilidades podem ser cognitivas, interpessoais ou motivacionais.
Desenvolver habilidades para o futuro ajudará você a se adaptar à cultura organizacional em constante evolução, não importa em qual setor você esteja.
Aqui estão as principais habilidades do futuro.
1. Criatividade
Mesmo que a tecnologia digital e a inteligência artificial continuem a dar grandes saltos para a frente, a única coisa que elas parecem não conseguir reproduzir bem é a criatividade.
As empresas, portanto, terão que confiar em seu capital humano para gerar maneiras diferentes ou novas de pensar, o que é necessário para melhorias inovadoras em produtos, transformação de processos de trabalho e muito mais.
2. Inteligência emocional
Inteligência emocional é outra habilidade que a tecnologia digital simplesmente não consegue replicar.
Ter excelentes habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal fará de você um funcionário inestimável, pois os locais de trabalho são ambientes basicamente colaborativos.
A capacidade de alcançar o sucesso em uma equipe e gerenciar pessoas de forma eficaz certamente lhe servirá bem no futuro local de trabalho.
3. Tomada de decisão
Habilidades adequadas de tomada de decisão ajudam você a identificar, entre várias opções, a mais adequada para o resultado que você quer.
Essa é uma habilidade que sempre foi procurada e continuará sendo no futuro, pois toda empresa é movida por decisões humanas.
4. Adaptabilidade
A capacidade de se adaptar e evoluir de acordo com as condições de mudança é outra habilidade importante a ser desenvolvida para o futuro.
A mudança afeta a todos nós e é a única constante na vida, tanto no local de trabalho quanto fora dele.
Como tal, trabalhadores flexíveis que são capazes de se ajustar e encontrar novas maneiras de prosperar alcançarão grande sucesso, bem como mobilidade de carreira.
5. Aprendizagem ativa
Os funcionários que se envolvem em aprendizado ao longo da vida descobrirão que ganham capital constantemente por meio da educação.
É importante refletir continuamente sobre suas experiências e dar ênfase ao aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades sem se acomodar.
Tomar a iniciativa de se inscrever para novos programas de treinamento e se aprimorar de forma constante, certamente lhe servirá bem no futuro.
Curiosidade contínua e disposição para aprender e melhorar são características que as empresas precisam em seus funcionários se quiserem inovar e ter sucesso em mercados competitivos.
Funcionários que são aprendizes ao longo da vida estão constantemente atualizando suas habilidades com aprendizado formal, como cursos de curta duração em liderança ou treinamento informal, como cursos gratuitos.
Oferecer treinamento e oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores é uma parte essencial da proposta de valor para funcionários de qualquer empresa moderna, o que pode aumentar as taxas de engajamento e retenção e ajudar a atrair os melhores talentos.
Na verdade, 59% dos funcionários acreditam que o treinamento melhora seu desempenho, e 76% dos Millennials acham que o desenvolvimento profissional é essencial para uma cultura empresarial forte.
Já se foram os dias em que poderíamos esperar estar prontos para um “emprego para a vida” depois de terminar a educação e um período como estagiário ou aprendiz.
A transformação digital acelerada de hoje significa que as indústrias estão mudando constantemente e ferramentas ou tecnologias que são de ponta hoje estarão desatualizadas amanhã.
Com as tarefas rotineiras gerenciadas muito bem por máquinas e IA, as organizações esperam que os colaboradores lidem com tarefas novas e fora do comum.
E isso significa aprender consistentemente.
6. Atitude positiva
Atitude positiva é como as pessoas conseguem lidar com situações estressantes. Com boa atitude, você pode continuar se esforçando para atingir seus objetivos, mesmo quando enfrenta problemas.
É a capacidade de se lembrar dos lados positivos de cada desafio e do que você pode alcançar quando superar o problema.
7. Raciocínio lógico
O raciocínio lógico está fortemente relacionado ao pensamento crítico. É a capacidade de processar informações logicamente e categorizá-las, e então interpretar os dados coletados.
A partir disso, você pode tirar uma conclusão precisa.
O raciocínio lógico ajuda você a ter um olhar mais objetivo, aumentando sua confiabilidade na ação escolhida.
8. Pensamento crítico
O pensamento crítico requer a análise cuidadosa de situações e o desenvolvimento de um julgamento informado.
Aqueles que são capazes de pensar criticamente são capazes de tomar melhores decisões e resolver problemas de forma mais eficaz, pois podem conectar ideias logicamente e avaliar situações de forma sólida.
9. Liderança
Liderança é outra habilidade que não pode ser replicada pela tecnologia digital, e que é muito valiosa no futuro local de trabalho.
Uma liderança forte é essencial para todas as empresas, pois envolve motivar e gerenciar funcionários de forma eficaz para atingir objetivos coletivos.
Sem liderança adequada, uma empresa pode facilmente atingir resultados negativos, mesmo com os melhores avanços tecnológicos.
Aqui estão algumas estatísticas esclarecedoras sobre o impacto da liderança, boa e ruim, no ambiente de trabalho:
- 79% dos funcionários vão pedir demissão por falta de reconhecimento;
- enquanto 83% das organizações acreditam que é importante desenvolver líderes em todos os níveis da empresa, apenas 5% implementam o desenvolvimento de liderança em todos os níveis;
- apenas 48% dos funcionários consideram a liderança da sua empresa como “de alta qualidade”;
- as mulheres representam apenas 20% dos cargos de CEO.
10. Comunicação
Trabalhar com outras pessoas é quase inevitável em qualquer tipo de carreira, seja no passado, presente ou futuro.
Não importa sua ocupação, é essencial saber a melhor maneira de se comunicar com aqueles com quem você está trabalhando, seja com seus colegas ou com seus clientes.
Se você se comunicar bem, poderá fazer com que os outros se sintam engajados em seus projetos e aumentar a eficiência do seu trabalho em equipe.
A comunicação intercultural também é algo que você pode querer melhorar, especialmente em um mundo que agora está globalmente interconectado.
Este é o processo de criar ao lado ou compartilhar com pessoas de várias origens culturais.
Você pode fortalecer as relações profissionais se souber como se comunicar e lidar com conflitos entre culturas.
11. Alfabetização digital
No futuro, a adoção de tecnologia e inteligência artificial no local de trabalho só aumentará.
A alfabetização digital é a capacidade de entender e usar essas ferramentas digitais de forma eficaz para obter melhores resultados, e pode ser uma das habilidades futuras mais importantes a serem desenvolvidas.
Invista no desenvolvimento de habilidades em programação, codificação e outras habilidades de TI, pois haverá uma enorme demanda por elas no futuro.
A alfabetização digital é fundamental.
Muitas posições de trabalho agora exigem que você se familiarize com a tecnologia, como habilidades de TI, programação e capacidade de usar software de computador.
Se você possuir alfabetização digital, irá aumentar seu valor como funcionário. Você pode diminuir tarefas administrativas desnecessárias e melhorar sua produtividade.
Você pode buscar ajuda de outras pessoas que tenham mais experiência com tecnologia para melhorar sua alfabetização digital.
Também pode participar de workshops para aprender programação ou descobrir como usar softwares que sua empresa costuma usar.
12. Multitarefa
Se sua carga de trabalho aumenta conforme você progride em sua carreira, sua capacidade de multitarefa pode ajudá-lo a manter sua produtividade.
Se você puder se acostumar a alternar entre tarefas, poderá executar tarefas diferentes rapidamente.
Habilidades sociais mais procuradas
Habilidades sociais, também chamadas de habilidades interpessoais ou habilidades humanas, são tão importantes quanto a expertise técnica, especialmente porque a colaboração em equipe e na organização se torna mais virtual.
Algumas das habilidades sociais mais procuradas no futuro, serão:
1. Pensamento analítico
Pensamento analítico é uma gama de habilidades cognitivas que permitem que uma pessoa analise um problema, pense criticamente sobre ele e resolva a questão.
Por exemplo, resolução de problemas, brainstorming, solução de problemas ou análise de dados.
Listada como a segunda habilidade em ascensão mais rápida, funcionários ou candidatos que não possuem habilidades de pensamento analítico podem ter dificuldade em lidar com o ritmo de trabalho aumentado pela IA e tomar decisões rápidas e decisivas que evitem obstáculos no fluxo de trabalho.
2. Gestão
Habilidades de gestão referem-se a quão bem alguém consegue gerenciar uma equipe.
Envolve planejamento, comunicação contínua com os membros da equipe, motivação, ajuda para resolver problemas e orçamento.
Essa habilidade muito requisitada é importante, pois uma liderança ruim custa bilhões em perda de produtividade para empresas do mundo todo e é a principal razão pela qual os funcionários pedem demissão.
3. Pensamento criativo
Conforme pesquisas, a demanda por pensamento criativo crescerá mais rápido nos próximos anos em 73%, em relação à demanda por pensamento analítico.
Criatividade no local de trabalho se refere à capacidade de pensar diferente sobre um problema ou situação. Trata-se de criar soluções criativas que outros podem não ter considerado.
Outro aspecto é ter a mente aberta sobre sugestões de colegas com as quais a maioria pode discordar.
O pensamento criativo pode ajudar a resolver conflitos ou levar à criação de um novo produto, por exemplo.
Junto com a inovação adicional, ele também pode melhorar a resiliência da equipe, que encontra novas maneiras de solucionar problemas.
4. Inteligência emocional
Inteligência emocional é a habilidade de entender e gerenciar suas emoções e respostas, além de estar ciente de como os outros estão se sentindo e do efeito que você (e outros) tem sobre eles.
Empatia, autoconsciência, boas habilidades de escuta e sensibilidade são exemplos de inteligência emocional em ação.
Funcionários com altos níveis de inteligência emocional podem ajudar a motivar outros membros da equipe, resolver conflitos rapidamente, ou evitá-los completamente, e ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo.
5. Adaptabilidade
Quando os funcionários são adaptáveis ou resilientes, eles estão dispostos a se desafiar , tentar e falhar, e experimentar novas soluções para resolver problemas ou melhorar como uma tarefa é realizada.
Com essa habilidade, eles podem se adaptar rapidamente às mudanças, manter altos níveis de produtividade e acompanhar as novas tendências e ideias do setor.
Estar disposto a cometer erros, ter uma atitude positiva e praticar inteligência emocional também são ótimas dicas para desenvolver sua adaptabilidade.
6. Assumir a propriedade
Funcionários que assumem a propriedade ou a responsabilidade por suas tarefas são um grande trunfo para sua equipe e para a organização.
Eles podem ser confiáveis para completar consistentemente suas tarefas no prazo e em um alto nível de qualidade.
Com a natureza do trabalho em equipe e as estruturas mudando, como equipes de entrega multifuncionais orientadas a produtos – PODS, é ainda mais importante que os funcionários sejam confiáveis e produtivos.
7. Trabalho em equipe
Trabalhar bem em equipe significa que:
- os fluxos de trabalho e as transferências ocorrem sem problemas;
- todos estão dando o seu melhor;
- os membros da equipe fazem perguntas imediatamente se algo não estiver claro;
- as sugestões são feitas e aceitas com maturidade, e
- os prazos são cumpridos com trabalho de boa qualidade.
Isso é sempre possível? Não. Mas, ao contratar pessoas que se encaixem na cultura da sua empresa, você pode ajudar a moldar a força de trabalho e atrair talentos que se enquadram ou complementem sua cultura.
Onde os empregadores procuram essas habilidades?
Os empregadores procuram as habilidades de um candidato em alguns lugares diferentes, sendo os mais comuns currículos, cartas de apresentação e entrevistas.
Aqui estão fatores para ter em mente ao destacar suas habilidades em cada um desses cenários.
Currículos
Você pode listar suas habilidades em um formato de marcadores e incluir uma breve descrição ou fornecer exemplos para cada uma.
Você também pode incorporar menções dessas habilidades em toda a seção de experiência do seu currículo nas descrições de suas funções.
Publicar seu currículo no seu perfil das redes sociais pode fornecer aos empregadores uma visão geral completa de sua experiência, e eles podem estar mais propensos a chamá-lo para uma entrevista.
Cartas de apresentação
Sua carta de apresentação deve mencionar de duas a três de suas habilidades mais comercializáveis, pois elas se relacionam com o emprego para o qual você está se candidatando.
Inclua essas habilidades no corpo de sua carta de apresentação, bem como um exemplo para cada uma de como você usou essas habilidades em sua experiência de trabalho anterior.
Entrevistas
Uma entrevista de emprego é um ótimo momento para falar abertamente sobre suas habilidades comercializáveis com o empregador.
Durante a entrevista, dê exemplos de como você usou suas habilidades no passado.
Tente mencionar todas as habilidades que são relevantes para a posição, especialmente as habilidades que foram especificamente mencionadas no anúncio de emprego.
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