O mundo do trabalho está mudando rapidamente e, com ele, as abordagens de gestão e liderança.
Entre os estilos de gestão emergentes que estão ganhando popularidade, a gestão participativa se destaca como uma abordagem focada na colaboração e no comprometimento dos funcionários.
Mas o que é exatamente a gestão participativa e o que a torna diferente?
Neste artigo, iremos abordar o conceito de gestão participativa, seus benefícios e como aplicar este modelo de gestão na sua empresa.
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O que é gestão participativa?
Gestão participativa refere-se a uma forma aberta de gestão onde os funcionários estão ativamente envolvidos no processo de tomada de decisão da organização.
O conceito é aplicado por gestores que entendem a importância do intelecto humano e buscam um relacionamento forte com seus colaboradores.
Eles entendem que os colaboradores são os facilitadores que lidam diretamente com os clientes e satisfazem suas necessidades.
Para vencer a concorrência no mercado e ficar à frente, esta forma de gestão tem sido adotada por diversas organizações.
Os gestores acolhem as ideias, conceitos e pensamentos inovadores dos funcionários e os envolvem no processo de tomada de decisão.
A gestão participativa também é conhecida como “Democracia Industrial”.
O conceito de participação dos colaboradores na tomada de decisões da organização não é novo. No entanto, a ideia não conseguiu ganhar tanta popularidade entre as organizações.
Estudos demonstraram que apenas 3 a 5 por cento das organizações implementaram realmente este conceito nas suas operações diárias.
Embora a teoria da gestão participativa seja tão antiga quanto a instituição dos empregados e empregadores, ainda não é aplicada por uma grande proporção de organizações.
Nesse modelo de gestão, a ideia por trás do envolvimento dos funcionários em todas as fases da tomada de decisão é absolutamente clara.
A comunicação aberta e honesta sempre produz bons resultados tanto para a organização como para os trabalhadores.
A liberdade e a transparência nas operações da empresa levam-na ao próximo nível e fortalecem as bases da organização.
Por outro lado, há várias empresas que descartam desde logo a possibilidade de um processo de decisão participativo.
Segundo eles, os funcionários abusam da sua liberdade de expressão e participação na tomada de decisões, uma vez que isso proporciona um estatuto mais elevado aos colaboradores e os capacita.
No entanto, existem muitas empresas que adotaram este estilo particular de gestão e agora estão obtendo resultados positivos.
A Toyota é o melhor exemplo. A empresa segue esquemas de sugestões e procedimentos de envolvimento dos funcionários há mais de uma década.
A gestão recebe quase 2.000.000 de sugestões e ideias todos os anos e cerca de 95% delas são implementadas pela empresa. Quem não conhece a taxa de sucesso da Toyota?
Cerca de cinco mil melhorias por ano fizeram da Toyota uma das organizações que mais cresce no mundo.
Se uma política empresarial abrangente for desenvolvida e implementada, tudo funcionará bem.
Escopo da gestão participativa
O alcance do estilo participativo de gestão depende certamente da organização, da sua natureza, funções e processos.
Embora não seja possível associar funcionários em todas as fases da tomada de decisões, a troca regular de informações, ideias, consultas, pensamentos, decisões e negociações entre o empregador e os colaboradores é definitivamente uma bênção para a organização.
Poucas das maiores organizações do mundo, como a Toyota, HSBC, British Airways, Satyam, British Gas e Nokia Cellular, obtiveram lucros consideráveis e criação de valor através da implementação das ideias mais surpreendentes dos seus funcionários.
O seu sucesso testemunha a importância da participação dos trabalhadores no processo de tomada de decisões.
O âmbito do envolvimento pode estender-se à tomada de decisões sociais, econômicas e pessoais, dependendo dos requisitos da organização.
Mas há uma diferença de opinião sobre até que ponto os trabalhadores podem participar no processo.
Deveriam ser parceiros iguais e tomar decisões conjuntas ou deveriam ser dadas aos trabalhadores oportunidades através dos seus superiores para apresentarem ideias?
A primeira escola de pensamento favorece a participação real dos trabalhadores, enquanto a segunda escola de pensamento sugere a consulta dos trabalhadores na tomada de decisões de gestão.
Cabe à gestão decidir qual o estilo que prefere e até que ponto requer o envolvimento dos colaboradores.
No entanto, se falarmos sobre o âmbito da participação dos trabalhadores na tomada de decisões sociais, econômicas e pessoais, ela pode ter um impacto direto em algumas das atividades mais cruciais da organização.
Vamos ler mais para entender como esses três grupos de tomada de decisão gerencial podem afetar qualquer organização.
Tomada de decisões sociais
Refere-se ao envolvimento dos funcionários nas decisões relativas às horas de trabalho, regras e regulamentos, medidas de bem-estar, segurança dos trabalhadores, saúde e saneamento.
Nesta categoria, os colaboradores têm voz ativa nas decisões nessas áreas.
Eles podem tirar vantagem de sua liberdade e, às vezes, dominar a gestão. Aqui o conceito de participação limitada ou restrita pode funcionar bem.
Tomada de decisões econômico/financeiras
Inclui o envolvimento dos colaboradores em vários aspectos financeiros ou econômicos, tais como métodos de produção, redução de custos, automação, encerramento, fusões e aquisições e despedimentos.
Solicitar ideias dos funcionários sobre várias questões, como reduzir os custos operacionais, pode gerar grandes resultados.
Tomada de decisões de pessoal
A participação dos funcionários na tomada de decisões de pessoal refere-se ao seu envolvimento em vários processos de gestão, incluindo recrutamento e seleção, distribuição de trabalho, promoções, rebaixamentos e transferências, tratamento de reclamações, acordos, esquemas de aposentadoria voluntária e assim por diante.
A participação dos colaboradores nestes processos pode salvaguardar os seus interesses e motivá-los a trabalhar mais para o seu próprio desenvolvimento e também para o da organização.
A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é benéfica. No entanto, podem existir alguns limites para garantir que não tirem partido da sua liberdade e direito de participação.
Objetivos da gestão participativa
A gestão participativa atua como uma força para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais específicas.
A ideia principal por trás deste estilo de gestão não é apenas utilizar o capital físico, mas também otimizar a utilização do capital humano intelectual e emocional.
Este é o processo de envolver as pessoas na tomada de decisão para garantir que as necessidades de todos sejam atendidas.
Por sua vez, aumenta a satisfação no trabalho entre os funcionários e melhora a qualidade de sua vida profissional.
Colaboradores motivados são o maior patrimônio de uma organização e a gestão participativa é uma estratégia eficaz para reter os melhores talentos.
A gestão participativa ou co-determinação é vista como a cura rápida para o moral baixo, o desgaste dos funcionários, a baixa produtividade e a insatisfação no trabalho.
No entanto, pode não ser apropriado capacitar os colaboradores a todos os níveis, mas a utilização desse modelo em determinados níveis da organização pode ser muito benéfico.
Os principais objetivos da implementação do estilo participativo de gestão nas organizações, podem ser:
Para fazer melhor uso do capital humano
A gestão participativa não restringe as organizações a explorar apenas o capital físico dos funcionários.
Em vez disso, faz o melhor uso do capital intelectual e emocional.
Dá aos funcionários a oportunidade de contribuir com suas ideias e sugestões para melhorar os processos de negócios e criar um melhor ambiente de trabalho.
Para atender às necessidades psicológicas dos funcionários
Quando os funcionários têm voz ativa no processo de tomada de decisão, isso lhes proporciona uma satisfação psicológica.
É uma força simples que os impulsiona a melhorar o seu desempenho, criar um canal de comunicação adequado e encontrar soluções práticas para desenvolver melhores processos.
Para reter os melhores talentos
A gestão participativa é uma das estratégias mais eficazes nesse sentido.
Uma vez valorizados pelos seus superiores, os colaboradores se tornam mais engajados e parceiros da gestão no cumprimento de objetivos específicos e na obtenção do sucesso.
Para aumentar a produtividade
No mundo competitivo de hoje, a motivação, a segurança no emprego e os pacotes de salários elevados não são suficientes para aumentar a produtividade.
Liderança, flexibilidade, delegação de autoridade, democracia industrial e participação dos funcionários são importantes para aumentar o volume de negócios de qualquer organização.
Benefícios da gestão participativa
Um estilo de gestão participativo oferece vários benefícios em todos os níveis da organização. Os principais incluem:
Compromisso do funcionário
Os colaboradores ficam mais comprometidos e motivados, pois se sentem valorizados e têm sentimento de pertencimento à empresa.
Os funcionários estão mais envolvidos em seu trabalho porque são capazes de expressar e maximizar melhor suas ideias.
Criatividade e inovação
A gestão participativa estimula a criatividade e a inovação, incentivando a contribuição de diversas ideias e soluções.
Uma diversidade de perspectivas pode levar a soluções inovadoras e a uma melhor adaptação a mudanças.
Melhor retenção de funcionários
As organizações que praticam a gestão participativa tendem a ter uma menor taxa de rotatividade de pessoal.
Neste modelo, os colaboradores estão mais inclinados a permanecer numa empresa onde sua contribuição é valorizada e onde têm oportunidades de se desenvolver.
Tomada de decisão mais segura
As decisões tomadas coletivamente são geralmente mais bem informadas, uma vez que têm em conta uma variedade de perspectivas e conhecimentos.
Um melhor clima de confiança
A gestão participativa promove um clima de confiança dentro da organização.
Os colaboradores se sentem ouvidos e respeitados, o que fortalece as relações interpessoais e a colaboração.
Tipos de gestão participativa
Os tipos básicos de gestão participativa, incluem:
Estilo de consulta
Uma das formas mais populares de gestão participativa utiliza uma abordagem semelhante à de consulta.
Os gerentes buscam a opinião dos funcionários antes de tomar decisões ou implementar mudanças que possam impactar o negócio de forma significativa.
Reunir várias opiniões de colegas é uma ótima maneira de obter diferentes perspectivas.
Eles, então, consideram essas ideias antes de tomar uma decisão final.
Estilo de tomada de decisão conjunta
Um estilo de tomada de decisão conjunta ocorre quando os membros da administração solicitam feedback dos funcionários e esperam que eles participem de decisões finais.
Aqui, os membros da equipe têm a liberdade de compartilhar ideias e a responsabilidade pelas decisões tomadas pela equipe.
Esse tipo de gestão participativa pode assumir a forma de equipes autogeridas ou de estruturas organizacionais colaborativas.
Empresa de propriedade dos funcionários
No mundo corporativo, não é incomum que os funcionários possuam uma participação significativa na empresa para a qual trabalham, o que os torna co-proprietários do empreendimento.
A empresa provavelmente limita a concentração de propriedade para que todos os funcionários detenham participações aproximadamente equivalentes.
A abordagem muitas vezes resulta em que os colaboradores se tornem mais envolvidos nas decisões financeiras da empresa, uma vez que têm uma participação direta no seu desempenho.
Estratégias para aplicar a gestão participativa
Aqui estão algumas estratégias a considerar para implementar a gestão participativa de forma eficaz:
Considere múltiplas opiniões
Num estilo de gestão participativa, os gestores devem procurar feedback sobre políticas, decisões e soluções e as melhores formas de implementá-las.
Pessoas de vários departamentos podem oferecer perspectivas, para que a contribuição coletiva possa fornecer uma ideia mais completa sobre o que a empresa precisa.
Forneça informações aos funcionários
Com um modelo de gestão participativo, os gestores compartilhem informações sobre a empresa, seus objetivos e resultados.
Todos os colaboradores e tomadores de decisão precisam de informações para criar soluções eficazes.
Isto enfatiza a importância de uma empresa ser transparente em todas as medidas comerciais entre seus funcionários.
Incentive soluções criativas
Para que os modelos participativos funcionem, a organização deve pedir que partilhem soluções criativas.
A colaboração entre pessoas de diferentes origens e especialidades pode resultar em ideias inovadoras que de outra forma não iria acontecer.
Contrate pessoas com qualidades de liderança
Os gerentes de contratação podem procurar pessoas que já possuam experiência e qualidades de liderança.
Um indivíduo com habilidades e experiência de liderança provavelmente poderá assumir o comando de suas funções sem a necessidade de orientação constante, o que economiza tempo e cria um ambiente de trabalho mais produtivo.
Um novo funcionário com essas qualidades pode rapidamente se tornar um colaborador produtivo para uma empresa que utiliza um estilo de gestão participativo.
Agende um horário para compartilhar ideias e realizar reuniões
Uma forma de sua empresa implementar uma estrutura participativa é realizar reuniões regulares que ofereçam às pessoas a oportunidade de desenvolver ideias, fazer planos e compartilhar sugestões.
Sua empresa poderá estabelecer reuniões individuais ou de equipe para esse fim.
Considere estabelecer horários específicos todas as semanas para os membros da equipe se reunirem e compartilharem suas sugestões.
Ofereça treinamento
Os empregadores podem fornecer treinamento para apoiar a capacidade de tomar decisões que possam beneficiar a empresa.
As pessoas com conhecimento e experiência podem oferecer contribuições valiosas e as organizações que oferecem formação aos seus colaboradores se beneficiarão das ideias que partilham.
Muitas empresas utilizam membros da equipe interna para conduzir o treinamento, usando suas experiências e conhecimentos práticos para criar sessões de treinamento informativas.
Habilidades para gestão participativa
Para que a gestão participativa seja eficaz, a organização deve procurar contratar e promover funcionários que tenham qualidades específicas, tais como:
Liderança
Os que melhor contribuem para a gestão participativa possuem competências de liderança e procuram desenvolvê-las ainda mais.
Os líderes costumam ser formadores de equipes decididos e não têm medo de correr riscos. Eles são confiáveis e gostam de resolver problemas.
Habilidades interpessoais
Outro conjunto importante de competências a ter ao integrar uma abordagem de gestão participativa num local de trabalho são as interpessoais.
Essas habilidades determinam como uma pessoa interage com outras pessoas.
Para ter um ambiente em que os membros da equipe se sintam confortáveis para compartilhar ideias, as empresas geridas participativamente visam contratar e manter funcionários empáticos, amigáveis e encorajadores.
Comunicação
Habilidades de comunicação eficazes podem ser vitais para uma equipe com estilo de gestão participativa.
É importante desenvolver habilidades de escuta ativa e incentivar os membros da equipe a compartilharem suas ideias.
Nesta estrutura de gestão, o sucesso do grupo é tão ou mais valioso quanto o sucesso individual.
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