A fofoca no trabalho faz parte do dia a dia de qualquer organização. É um resultado quase inevitável de colegas se encontrando e interagindo regularmente.
Interações entre funcionários podem sinalizar um ambiente de trabalho aberto e acolhedor.
Mas, quando as trocas geram fofocas negativas, uma organização pode rapidamente desenvolver um ambiente de trabalho tóxico.
Passar tempo em conversas sarcásticas pode diminuir a produtividade no trabalho. Um ambiente onde a fofoca prospera tende a ser hostil.
Neste artigo, vamos abordar o impacto negativo da fofoca no local de trabalho, além de apresentar dicas úteis de como lidar e resolver essa questão.
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O que é fofoca no trabalho?
Qualquer tipo de comunicação sobre colegas que ocorra no local de trabalho é considerada fofoca. Pode ser positiva ou negativa, mas geralmente tem uma conotação negativa.
A fofoca pode prejudicar o moral e criar um ambiente de desconfiança. Também pode levar a conflitos entre os funcionários.
A fofoca no trabalho geralmente começa de forma inocente. Duas pessoas podem conversar sobre um colega durante o intervalo do almoço.
Logo, outros se juntam, e a conversa começa a ganhar força.
Em pouco tempo, rumores e meias-verdades estão sendo passados, e a fofoca se torna mais prejudicial.
Isso nem sempre é fácil de evitar, mas no interesse de prevenir o impacto negativo que pode ter, vale a pena tomar medidas para impedir esta prática.
Como identificar a fofocas no trabalho
Quando colegas se reúnem para falar, a natureza de suas discussões nem sempre é clara.
Por um lado, pode ser simplesmente um bate-papo ocioso ou uma atualização sobre atividades de fim de semana.
Isso torna difícil identificar quando as pessoas se envolvem em fofocas no trabalho.
Apesar disso, às vezes é possível identificar uma fofoca observando os seguintes comportamentos:
O tom da conversa
Quando colegas discutem suas vidas pessoais, projetos de trabalho ou outros tópicos “neutros”, há uma cadência comum.
Essa conversa geralmente atinge o pico em níveis de voz normais e provavelmente irá parar após um curto período de tempo.
No caso da fofoca, os tons de voz tendem a ser mais sussurrados. Essas conversas geralmente se estendem por algum tempo enquanto a fofoca é trocada.
Boatos também são compartilhados por canais digitais. A conversa pode se espalhar por e-mail, mídia social, entre outras formas.
O que pode começar como pequenos comentários negativos sobre um colega pode rapidamente se transformar em fofoca no trabalho.
Há uma linha muito tênue entre “apenas fazer um comentário” e prejudicar seu ambiente de trabalho.
As informações surgem sem fontes claras
Fofocas no trabalho podem sugerir ou semear más notícias.
Falar sobre uma possível demissão, notícias de comportamento antiético e outras histórias desagradáveis frequentemente surgirão.
Mas, enquanto essas conversas circulam, geralmente é difícil identificar de onde os rumores vêm.
Tentativas de descobrir a fonte normalmente serão bloqueadas. Um funcionário pode apontar para outro, e assim por diante.
O tópico da conversa é desconhecido
Quando uma fofoca é trocada, há poucas chances de o alvo estar presente para ouvir e comentar.
Esses rumores costumam ser ofensivos ou depreciativos por natureza.
Se você não tiver certeza, use este teste rápido. Se o comentário nunca teria sido feito caso a pessoa em questão estivesse presente, há boas chances de que seja fofoca.
O impacto negativo da fofoca no trabalho
Embora algumas observações discretas sobre o novo funcionário, por exemplo, possam parecer inofensivas, a fofoca no trabalho pode se tornar um hábito.
Ela pode levar a uma série de problemas organizacionais, fazendo com que as pessoas se sintam desconfortáveis, excluídas e visadas.
Veja como a fofoca pode afetar negativamente um ambiente de trabalho:
Perda de confiança
A confiança é um fator importante para ter uma atmosfera de trabalho saudável e inclusiva.
A fofoca mina a confiança, e quando as pessoas percebem que outras estão fofocando sobre elas, pode ser difícil verem seus colegas de uma forma positiva e confiável.
Isso leva a um ciclo vicioso que prejudica a comunicação em toda a organização.
Hostilidade, intimidação e toxicidade
Fofoca no trabalho pode levar à hostilidade entre os membros da equipe, prejudicando a colaboração.
Em casos graves, a fofoca pode se transformar em bullying. Embora isso não seja comum em grupos de adultos, não é totalmente inédito.
O bullying é um assunto sério e, quando ocorre no local de trabalho, não deve ser ignorado, pois pode levar à ansiedade e à redução do desempenho.
A hostilidade originada pelo bullying resulta em um ambiente de trabalho tóxico e, em casos extremos, pode levar os funcionários a tomarem medidas legais.
Produtividade diminuída
Quando os funcionários estão preocupados com o que os outros estão dizendo sobre eles, isso pode levar a sentimentos de paranoia e ansiedade, causando afastamento do trabalho e dos colegas e resultando em menor produtividade.
Além disso, a fofoca também pode levar ao absenteísmo, pois os funcionários irão evitar estar perto daqueles que estão causando estresse e espalhando boatos sobre eles.
Boatos inadequados também prejudicam o moral e o engajamento, pois os funcionários ficam desmotivados pela negatividade e falta de confiança no ambiente de trabalho.
Mais do que apenas conversa inútil, a fofoca no trabalho pode realmente ter um impacto significativo na produtividade.
Perda de talento valioso
Se a fofoca prejudicial continuar, os talentos podem escolher encontrar um ambiente de trabalho mais saudável.
As pessoas querem se sentir seguras e aceitas.
Perder trabalhadores qualificados é prejudicial para os negócios, pois novas contratações envolvem tempo e recursos.
Criando uma política sobre fofoca no trabalho
Uma cultura de fofoca pode gerar um ambiente de trabalho tóxico.
Quando as pessoas dentro da empresa são frequentemente o assunto de conversas desagradáveis, isso pode minar a confiança e prejudicar os relacionamentos.
Os trabalhadores podem começar a olhar uns para os outros com desconfiança.
A fofoca gera divisão no local de trabalho. A camaradagem entre colegas sofre quando esta prática é “permitida” e passa a ser rotina no ambiente.
Para evitar os perigos potenciais da fofoca, cabe à gerência fazer as mudanças necessárias.
A tolerância da organização à fofoca deve estar bem clara na política ou manual da empresa. Essa estratégia pode ser abordada das seguintes maneiras:
Dê uma definição para fofoca
Como a fofoca pode ter intenções diferentes, essa prática pode ser difícil de descrever.
Políticas que restringem fofocas no trabalho devem, no entanto, ser o mais claras possível. Falar sobre uma pessoa ausente denegrindo sua imagem deve ser considerado fofoca.
Isso também se estende a conversas negativas sobre o local de trabalho. Essas trocas prejudicam a reputação de uma empresa.
Esclareça as consequências
A política deve explicar por que a fofoca não é permitida.
Seus efeitos nos relacionamentos dos funcionários, na reputação e na imagem da empresa devem ser detalhados.
Isso dá aos funcionários uma ideia das consequências da comunicação negativa.
Liste as penalidades
Lidar com funcionários e situações difíceis pode ser desafiador. Tente ser o mais transparente possível. Correções devem ser aplicadas para mostrar o quão seriamente a empresa considera essa prática.
Embora a punição possa servir como um impedimento à fofoca, é preciso ter cuidado. Ações disciplinares extremas, como demitir um funcionário por fofoca, devem ser cuidadosamente consideradas.
Você não quer criar um ambiente que pune as pessoas por conversarem entre si.
Além de criar um ambiente de trabalho desconfortável, os funcionários podem sentir que a empresa tem algo a esconder.
A fofoca no trabalho é sintoma de um problema maior?
Embora seja uma característica comum da natureza humana, a fofoca pode sinalizar algo mais profundo dentro de uma organização.
Quando os funcionários conversam sobre assuntos inadequados, eles podem estar discutindo informações sensíveis sobre o local de trabalho.
Isso pode ocorrer quando os trabalhadores não confiam na gerência para compartilhar detalhes sobre certas questões.
Os funcionários também podem comentar sobre um encontro difícil com um superior ou outro colega. Quando os funcionários não têm canais oficiais para expor suas queixas, a fofoca pode prosperar.
4 maneiras de lidar com fofocas no trabalho
Os efeitos da fofoca no moral, no ambiente de trabalho e até mesmo nos resultados do negócio tornam essa prática totalmente inadequada.
Para evitar os impactos negativos, medidas devem ser colocadas em prática. Para lidar e resolver a questão da fofoca no trabalho, considere as seguintes ações:
Incentive a interação positiva
Um ambiente de trabalho livre de fofocas é uma meta ideal para qualquer organização. No entanto, essa pode ser uma meta irreal. A natureza humana anseia pela troca de informações.
Embora certas fofocas sejam inapropriadas e prejudiciais no local de trabalho, elas são quase inevitáveis.
Os líderes devem encorajar a divulgação de notícias positivas, como por exemplo conversar sobre os marcos da carreira de um colega, encerramento de um projeto difícil, promoções, etc.
Por outro lado, devem deixar claro aos membros da equipe que não será tolerado falar sobre detalhes da vida pessoal de outra pessoa, sem que ela esteja presente.
Ofereça canais de comunicação
Os rumores podem ser contidos fornecendo os canais certos para divulgar ou acessar informações.
As organizações podem fornecer saídas como caixas de reclamação para os trabalhadores exporem suas preocupações. Isso garante um ambiente contido para discutir quaisquer questões em disputa.
A gerência também pode operar uma política de portas abertas.
Superiores acessíveis são uma rota clara para esclarecer informações sobre a empresa. Gerentes acessíveis permitem conversas abertas sobre queixas ou outras preocupações no trabalho.
Canais de comunicação abertos sobre eventos no escritório podem ajudar a limitar a fofoca. Exercícios de união de equipe são outra maneira de melhorar a comunicação no local de trabalho.
Organize um treinamento
A cultura do local de trabalho em torno de fofocas pode se beneficiar de coaching sobre o assunto.
Os trabalhadores devem ter a noção real do impacto que os rumores podem ter sobre os colegas e o local de trabalho.
Este treinamento também pode orientar vítimas de fofoca sobre os próximos passos apropriados. Elas podem ser orientadas sobre maneiras de lidar com colegas de trabalho difíceis.
Líderes podem desenvolver habilidades de resolução de conflitos.
Da mesma forma, medidas para impedir os boatos, antes que eles comecem, podem ser compartilhadas durante as sessões.
Por meio de treinamento, os funcionários podem descobrir o que fazer depois de ouvir uma fofoca.
Por exemplo, eles podem se afastar, mudar de assunto ou informar os canais certos sobre a ocorrência.
Dê avisos
Após estabelecer uma política sobre fofoca no trabalho, avisos devem ser dados aos infratores. Eles podem ser na forma de advertências verbais ou escritas.
Como lidar com o fato de ser alvo de fofoca
Se você descobrir que seus colegas estão compartilhando informações pessoais sobre você sem o seu consentimento, considere essas dicas:
Converse com a fonte
O primeiro passo que você pode tomar é confrontar a pessoa e solicitar que pare de divulgar ou comentar detalhes sobre você.
É provável que uma conversa franca resolva a questão.
Fale com seu gerente
Se a fofoca continuar, você deve procurar sua liderança imediata, explicar o que está acontecendo e pedir ajuda.
Muitas vezes, um gerente pode encorajar os membros da equipe a se absterem de tópicos de discussão não profissionais.
Consulte o RH
Em alguns casos, a fofoca pode continuar depois que seu supervisor aborda o problema.
Se seu gerente não consegue parar a fofoca ou está participando da conversa, vá ao seu departamento de RH e peça para registrar uma reclamação oficialmente.
Como evitar fofocas no trabalho
Às vezes, as pessoas compartilham suas informações pessoais com seus colegas por necessidade ou desejo de fazer amizades e desenvolver um senso de pertencimento no trabalho.
Esta é uma maneira importante de construir relacionamentos e sentir satisfação em um ambiente profissional.
Então, quando você acha que uma interação está se transformando em fofoca, aqui está como você pode criar um espaço respeitoso para você e seus colegas:
Avalie a situação
A principal diferença entre uma discussão no local de trabalho e uma fofoca potencialmente prejudicial é se o foco está em atacar o caráter de alguém.
Se seus colegas falam de forma direta sobre eventos relacionados ao trabalho, isso provavelmente não é fofoca.
Se eles estão falando sobre coisas que ouviram ou sobre o caráter de um colega, pode ser considerado fofoca.
Esteja atento às suas interações no local de trabalho
Para que a fofoca se espalhe, é preciso participação voluntária.
A melhor maneira de identificar uma fofoca potencialmente prejudicial e evitar que ela se espalhe é identificar sua própria parte nesse processo.
Se um comentário que você ou um colega faz sobre outra pessoa cria um sentimento de culpa ou remorso de sua parte, é importante abordar honestamente esses sentimentos e mudar seu próprio comportamento.
Seja a mudança que você quer ver.
Separe sua vida pessoal da profissional
Pode ser gratificante saber que você realmente se dá bem com um colega, mas garantir que sua amizade em desenvolvimento permaneça profissional no local de trabalho é fundamental para evitar fofocas.
Pense em que tipos de informações você se sente confortável em compartilhar com colegas e respeite esses limites, mesmo com esses relacionamentos mais próximos.
Quanto mais você revela sobre você no local de trabalho, maior a chance de que uma fofoca possa surgir. Mas, ao manter suas interações profissionais, você incentiva os outros a fazerem o mesmo.
Mude de assunto
Uma ótima maneira de evitar fofocas no trabalho é simplesmente mudar de assunto ou redirecionar sua atenção.
Você pode efetivamente parar o comentário quebrando o link e não entrando na conversa antes que ela se espalhe mais.
E se mudar de assunto não funcionar, tente se afastar da conversa e focar sua atenção em outro lugar para que você permaneça produtivo e focado.
Seja transparente e honesto
Como a fofoca é tipicamente secreta, certificar-se de que você permaneça transparente, aberto e honesto é uma ótima maneira de evitá-la e combatê-la.
Ser aberto sobre seus sentimentos de forma profissional pode promover esse comportamento em outros.
Ser transparente sobre seus objetivos, intenções e aspirações profissionais também vai ajudar você a evitar rumores potencialmente negativos.
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