Fit Cultural: O que é e Como Incorporá-lo em sua Empresa?

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Você já ouviu falar de fit cultural? Trata-se do ajustamento de um candidato à cultura organizacional da empresa, isto é, se ele é adequado para trabalhar nela.

É interessante incorporar o fit cultural à sua organização, pois por meio dele você poderá encontrar funcionários que possuam valores similares aos dela, dessa forma a relação de trabalho se torna melhor e tanto a empresa quanto o colaborador são beneficiados.

Neste artigo você vai entender o que é fit cultural, por que ele é importante, conferir seus benefícios e como incorporá-lo.

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O que é fit cultural?

A palavra fit é um termo em inglês que significa “em forma”, então a expressão fit cultural se fosse colocada na língua portuguesa ficaria “em forma cultural”.

Portanto se refere a um candidato que se encontra na forma da cultura organizacional da empresa, ou seja, que esteja de acordo com seus valores e visão.

Por exemplo, uma pessoa cheia de ideias inovadoras se adequaria bem ao trabalhar em uma startup, enquanto que alguém rígido com horários e tarefas já combinaria mais com uma empresa tradicional.

Por que o fit cultural é importante?

Porque quando os princípios do candidato se encontram em harmonia com a cultura da empresa há uma chance maior dele atingir os objetivos propostos na vaga.

Assim o colaborador pode ter uma performance melhor, conseguindo tomar decisões que podem não só ser boas para a empresa como a ele mesmo.

Além disso, o funcionário se sente mais satisfeito atuando dentro da organização e tem o desejo de ajudá-la a se desenvolver.

Quais os benefícios do fit cultural?

Como você pode ver contratar um colaborador que tenha não só o perfil ideal, mas também tenha os princípios compatíveis com a cultura organizacional da empresa pode ajudar muito em seu desenvolvimento.

Além disso, há outros benefícios que o fit cultural pode proporcionar, confira-os a seguir.

Sucesso nas contratações

Por meio do fit cultural é possível ter sucesso ao contratar determinado candidato, pois significa que o profissional está totalmente alinhado com os valores da empresa, podendo assim se adaptar tranquilamente e ter uma boa relação com os colegas de trabalho.

Dessa forma sua performance é melhor, o que poderá gerar bons resultados para a empresa.

Diminui a rotatividade de pessoas

Não é apenas a empresa que colhe benefícios, mas o próprio profissional que se sentirá mais feliz trabalhando em um ambiente que se abique com sua forma de ver a vida. Isso fará com que o funcionário fique satisfeito e assim não queira mais deixar a empresa.

Assim diminui a taxa de turnover da empresa, o que diminuirá os custos e dores de cabeça que desligamentos repentinos e novas contratações proporcionam.

Aumento da produtividade

Um funcionário feliz se dedica mais ao trabalho e se empenha para que ele seja bem feito. Dessa forma a produtividade aumenta e a empresa só tem lucros a ganhar com isso.

Pois é essencial que os colaboradores se sintam bem no ambiente de trabalho. Isso os faz trabalhar melhor e diminuir a vontade de deixar a empresa.

Assim as equipes podem se desenvolver e se tornarem mais aptas para o trabalho, o que também contribui para o aumento da produtividade.

Melhora o relacionamento interpessoal

Quando os funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho a tendência com que se relacionem bem os colegas de equipe é maior, pois se sentem mais comprometidos e com sentimento de pertencimento.

Além disso, colaboradores que se sentem alinhados aos valores da empresa e uns com os outros conseguem cooperar com mais facilidade. O bom relacionamento interpessoal só tem a motivar os funcionários a serem mais produtivos, assim gerando bons resultados à organização.

Mais sinergia no trabalho

Funcionários selecionados por meio do fit cultural poderão apresentar mais sinergia no trabalho, ou seja, estando mais dispostos a cooperar com a equipe para cooperarem entre si.

Isso faz com que os funcionários aumentem seu desempenho e apresentem um trabalho de maior qualidade, o que poderá resultar em serviços e produtos melhores.

Como incorporar o fit cultural na empresa?

Para que você possa incorporar o fit cultural em sua organização é necessário seguir alguns passos. Confira-os a seguir.

Compreenda a cultura da empresa

A primeira coisa que você deve fazer é entender a cultura organizacional da sua empresa, somente assim poderá selecionar candidatos que se apliquem a ela.

Saiba que a cultura organizacional está relacionada com seus funcionários, por isso para entendê-la é necessário conhecer seus colaboradores. Para isso você deve analisar algumas características como:

  • se a liderança apresenta comportamentos que estejam relacionados com os valores da empresa;
  • o processo de tomada de decisões, se os funcionários têm liberdade para opinar ou se fica a cargo dos líderes;
  • se a comunicação interna é fechada ou aberta;
  • a forma que a empresa trata os riscos e avalia inovações, para ver se ela é aberta à mudanças;
  • se os líderes e funcionários se empenham em buscar conhecimento e aquisição de novas habilidades.

 

Determine os valores que sua empresa deseja atingir

Já tendo feito a análise da cultura organizacional de sua empresa você deve determinar os valores que espera que ela atinja. Para isso é recomendado realizar pesquisas de mercado e se reunir com os líderes e colaboradores.

Dessa forma é possível criar um plano de ação e formar a cultura organizacional que esteja relacionada com suas metas.

Busque e verifique falhas

Por meio das duas ações anteriores é provável que você tenha encontrado falhas, ou seja, comportamentos e crenças que não estão de acordo com seus objetivos. Por isso é importante analisar o que está atrapalhando a evolução do clima organizacional.

Registre sua cultura

Você deve criar um código de conduta, redigindo um documento que retrate a cultura organizacional da sua empresa. É importante que ele contenha: a missão, valores fundamentais, como os funcionários devem se portar para que estejam alinhados aos valores da empresa e tradições e crenças que a organização possui.

Por meio desse documento é possível ter um acesso mais fácil à missão e os valores da empresa, assim auxiliando no processo de recrutamento e seleção.

Execute e fortaleça os valores

Depois de redigir o documento é preciso executar e fortalecer os valores, para isso é preciso contar com o apoio dos gestores, para que eles possam implementá-los em suas equipes.

Dessa forma será mais fácil de compartilhar a nova cultura organizacional com todos e assim efetuar as mudanças necessárias.

Realize o recrutamento e seleção pelo fit cultural

Agora chegou o momento de realizar o recrutamento e selecionar os candidatos ideais e que estejam de acordo com os valores da empresa.

Para isso você pode tomar algumas atitudes, como:

  • compartilhar a cultura na sua página de carreiras, pois dessa forma ajudará a tornar os candidatos cientes e assim poderá recrutar os que se adequarem aos valores;
  • descrever a vaga de acordo com as habilidades e competências comportamentais desejáveis para alcançar o fit cultural;
  • aplicar testes de seleção comportamental online é uma boa forma de realizar a etapa de seleção e selecionar apenas os candidatos
  • alinhados ao clima organizacional da empresa;
  • realizar a entrevista é a melhor forma de encontrar o candidato ideal, pois dessa maneira você poderá analisar se suas
  • características correspondem aos valores que você está buscando.

 

Como saber se um candidato está de acordo com a cultura organizacional da empresa?

Quando ele é capaz de se adaptar aos valores da organização, além de refleti-los sem dificuldade, dessa forma você poderá ter certeza de que ele é adequado.

Para chegar a essa conclusão algumas ações podem te ajudar como:

Realizar testes e entrevistas comportamentais

Por meio de um questionário que tem como intuito avaliar padrões de comportamento, é possível analisar qual o perfil do candidato e ver se ele se aplica não somente à empresa, mas ao cargo a que está se candidatando.

Faça dinâmicas de grupo

Você também pode analisar o perfil do profissional ao ver como ele se comporta em uma dinâmica de grupo, dessa forma você poderá conhecer sua personalidade e saber a forma como ele se porta, se lida bem com situações de pressão e se tem potencial para liderar.

Verifique seu histórico de trabalho

Você também pode avaliar o candidato por meio do seu histórico de trabalho, para isso você deve analisar o perfil das empresas na qual ele trabalhou.

Porém você não deve apenas levar isso em consideração, pois pode acontecer da pessoa ter trabalhado em uma empresa com princípios totalmente diferente dos seus e por isso acabou não dando certo o trabalho. Por isso é bom considerar todos os aspectos do perfil do candidato.

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Coloque em prática esse conceito!

Como você viu o fit cultural é essencial em uma empresa, uma vez que quando o funcionário se encontra de acordo com os valores da organização, o trabalho flui mais facilmente, além de ele se sentir mais comprometido e apresentar uma melhor relação com seus colegas de trabalho.

Mas para que você coloque esse conceito em prática na sua empresa é necessário compreender a cultura da organização, determinar os valores que você deseja atingir, buscar e verificar falhas, registrar sua cultura, executar e fortalecer os valores e realizar o recrutamento e seleção pelo fit cultural.

Você também deve investir em práticas de recrutamento e seleção para analisar o perfil do candidato e assim escolher o que seja mais adequado para sua empresa.

Dessa forma você e seu futuro funcionário só têm a ganhar, pois enquanto ele poderá se sentir bem no ambiente de trabalho e ter a chance de se desenvolver sua empresa terá mais resultados.

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