Feedback Positivo: O que é, Como Dar e Exemplos Reais

Sejamos realistas: dar feedback é difícil.

Quer você seja o doador ou o receptor, a palavra “feedback” provoca reações fortes, e “positivo” provavelmente não é a primeira palavra que lhe vem à mente.

É provavelmente por isso que 37% dos gestores admitem que se sentem desconfortáveis ​​em fornecer feedback sobre o desempenho às suas equipas.

Mas o feedback não precisa ser assustador ou prejudicial – muito pelo contrário.

O feedback ajuda as pessoas a melhorarem a si mesmas. Sem ele, a maioria das pessoas provavelmente ficaria estagnada em suas carreiras.

A pesquisa mostra que os funcionários desejam feedback: 82% dos funcionários apreciam feedback positivo e negativo e são mais propensos a se envolverem quando os ouvem regularmente.

Existem muitos tipos de feedback , mas um é particularmente útil: o feedback positivo.

Essa contribuição encorajadora ajuda você a envolver seus funcionários, impulsionar o desempenho e alcançar as metas da equipe.

Neste artigo, vamos abordar o que é feedback positivo, como dar e oferecemos vários exemplos para ajudá-lo a motivar sua equipe.

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O que é feedback positivo?

O feedback positivo concentra-se nos pontos fortes, nas contribuições e no valor para reforçar o que as pessoas estão fazendo bem.

Isto está intimamente relacionado com outro conceito: reforço positivo.

No reforço positivo, você procura oportunidades para reconhecer e elogiar comportamentos específicos, em vez de procurar constantemente o que alguém está fazendo de errado.

Esta é uma habilidade de gestão essencial porque, em muitos casos, o reforço positivo pode ser mais eficaz do que o negativo.

Se você é pai ou professor, pode estar familiarizado com a forma como o reforço positivo pode mudar a dinâmica entre um adulto e uma criança.

Os adultos não são diferentes. Eles geralmente respondem melhor ao reforço positivo do que à punição.

Pesquisas descobriram que a proporção de feedback positivo e negativo em equipes de alto desempenho é de cerca de seis para um.

Isso significa que os funcionários precisam de seis feedbacks positivos para cada instância de feedback negativo.

O poder do feedback positivo

No ambiente de trabalho acelerado de hoje, não é segredo que a motivação e o envolvimento dos funcionários são cruciais para o sucesso de uma empresa.

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o moral, melhorar o desempenho e promover uma cultura de trabalho positiva é através da prática do feedback positivo. Veja como:

Aumenta a motivação e o envolvimento dos funcionários

O feedback positivo desempenha um papel fundamental na promoção da motivação e do envolvimento entre os funcionários.

Ao reconhecer e celebrar suas conquistas, os funcionários se sentem valorizados e apreciados pelo seu esforço.

Isto, por sua vez, incentiva-os a continuar seu empenho, levando a um aumento da produtividade e a um melhor resultado geral.

Além disso, pesquisas mostram que os funcionários que recebem feedback positivo regular têm maior probabilidade de permanecerem engajados e fieis à empresa, reduzindo a probabilidade de rotatividade.

Promove um ambiente de trabalho próspero

Quando os funcionários recebem feedback positivo regularmente, isso contribui para um ambiente de trabalho mais favorável e inclusivo.

Esta atmosfera positiva não só torna o local de trabalho um lugar mais agradável para se estar, mas também ajuda a reduzir o estresse e o esgotamento.

Um ambiente de trabalho positivo também pode contribuir para uma melhor saúde mental dos trabalhadores, levando à redução do absentismo e à melhoria do bem-estar geral.

Facilita o crescimento pessoal e profissional

Receber feedback positivo permite que os funcionários identifiquem seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Esse feedback pode ajudá-los a definir metas pessoais e profissionais, o que acaba contribuindo para o seu crescimento dentro da organização.

Ao nutrir as suas competências e talentos, os funcionários podem continuar a contribuir para o sucesso da empresa, e a empresa pode se beneficiar de uma força de trabalho mais competente e qualificada.

Além disso, proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento pode ajudar a atrair os melhores talentos, uma vez que os candidatos a emprego são frequentemente atraídos para empresas que investem na progressão na carreira dos seus funcionários.

Incentiva a inovação e a criatividade

Uma cultura no local de trabalho que incentiva o feedback positivo pode promover a inovação e a criatividade entre os funcionários.

Quando eles sentem que as suas ideias e contribuições são valorizadas, é mais provável que partilhem os seus pensamentos e apresentem novas soluções para os problemas.

Esse ambiente colaborativo pode levar ao desenvolvimento de produtos ou serviços exclusivos, conferindo à sua empresa um diferencial competitivo no mercado.

Ao promover uma cultura de inovação, a sua organização pode ficar à frente das tendências do setor e adaptar-se às mudanças no cenário empresarial de forma mais eficaz.

Fortalece a dinâmica da equipe

O feedback positivo também pode contribuir para uma dinâmica de equipe mais forte.

Quando os funcionários recebem reconhecimento por suas realizações, promove-se um sentimento de camaradagem e colaboração entre os membros da equipe.

À medida que celebram os sucessos uns dos outros, é mais provável que trabalhem juntos de forma eficaz e eficiente, contribuindo para melhores resultados.

Uma forte dinâmica de equipe melhora as habilidades de comunicação e resolução de problemas, levando a uma força de trabalho mais ágil e adaptável.

Aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente

Os benefícios do feedback positivo não se limitam aos seus funcionários. Eles também podem se estender aos seus clientes.

Quando os funcionários se sentem valorizados e motivados, é mais provável que forneçam um atendimento excepcional.

Clientes satisfeitos têm maior probabilidade de permanecer fiéis à sua marca, resultando em aumento de receita e uma reputação positiva no mercado.

Tipos de feedback

Existem diferentes tipos de feedback. Algumas escolas de pensamento apresentam até dez tipos de feedback, mas acreditamos que todos esses tipos podem ser agrupados em três formatos principais:

  • apreciação;
  • treinamento;
  • avaliação.

Apreciação

Essa forma de feedback se concentra em reconhecer e recompensar o bom comportamento, trabalho e habilidades. É vital porque conecta as pessoas e pode estimulá-las a trabalhar ainda melhor.

Além disso, a valorização é crucial porque é um dos fatores vitais para um melhor desempenho.

Esse tipo de feedback é a mais fácil de ser entregue para a maioria dos gerentes.

É também o mais comum, pois quando as pessoas dizem: “Não recebo feedback no trabalho”, o que na verdade querem dizer é : “Não sou suficientemente apreciado no trabalho”.

Treinamento

Este formato de feedback envolve ajudar um funcionário a melhorar suas habilidades, expandir seus conhecimentos e aumentar suas capacidades.

Uma característica única do feedback do coaching é a sua capacidade de abordar os sentimentos das pessoas envolvidas, seja o gestor, o colega ou o funcionário, fortalecendo assim as relações no local de trabalho.

Além disso, poderia ser uma combinação de apreciação e avaliação, pois muitas vezes envolve revisões regulares.

Avaliação

Este último tipo de feedback avalia um trabalhador em relação a um conjunto de padrões e é o mais assustador para a maioria dos colaboradores devido à sua natureza formal.

Esses três tipos principais de feedback são valiosos e cada um tem seu lugar dependendo do ambiente.

No entanto, como líder ou executivo de RH, você deve entender qual feedback precisa fornecer se quiser alcançar o resultado desejado.

Como dar feedback positivo eficaz

Dizer a alguém que ele fez um bom trabalho é poderoso.

Fazer um elogio é fácil, mas se você quiser usar o feedback como um reforço positivo no local de trabalho, pode ser surpreendentemente difícil acertar.

Aqui estão algumas dicas sobre como fornecer feedback direcionado, estratégico e eficaz que leva a resultados ainda mais positivos e de alto impacto.

Escolha o momento certo para dar feedback

Tempo é tudo. Você quer ser útil, mas não quer parecer agressivo ou crítico.

Dê feedback quando os funcionários estiverem prontos para recebê-lo. Portanto, planeje-o com antecedência, reservando um tempo específico na sua agenda, evitando  interrupções.

Encontre um momento em que seja mais provável que eles estejam mais receptivos e disponíveis para falar sobre seu progresso.

Escolha um local apropriado para a conversa. Além disso, certifique-se de que ninguém mais possa ouvir o que você está dizendo.

Se você tem uma equipe remota, não há problema em dar feedback positivo em diferentes canais de comunicação.

Mas se você tiver alguma notícia não tão boa, é melhor contá-la pessoalmente ou por meio de uma videochamada cara a cara.

Certifique-se de que eles também estejam sozinhos. Nunca é uma boa ideia levar más notícias para outros colegas de trabalho ou gerentes.

Forneça feedback regular

Receber feedback regular é uma das partes mais essenciais do processo de crescimento profissional de um colaborador.

Permite-lhes compreender como estão se saindo, onde podem melhorar e como se sentem em relação ao seu trabalho.

Como gestor, não negligencie a importância de fornecer feedback regular.

Reserve reuniões trimestrais com seus funcionários para compartilhar feedback que os ajudará a crescer em suas funções.

Formule seu feedback corretamente

Fornecer feedback é uma grande responsabilidade que às vezes pode parecer assustadora.

Ajuda se preparar com antecedência, especialmente quando você precisa dar feedback negativo.

Tente fazer algumas anotações para garantir que você não perca nenhum ponto de feedback e evite palavras que possam ser mal interpretadas.

Quanto mais detalhes você puder fornecer, melhor será o resultado.

Por exemplo, se você quiser dizer a alguém que ela precisa aprimorar suas habilidades de comunicação, não diga apenas “você precisa aprimorar suas habilidades de comunicação”, porque isso não ajuda.

Ao invés disso, é mais apropriado expressar algo do tipo:

“Notei durante nossa última reunião que você não fez perguntas nem ofereceu qualquer contribuição.

Eu encorajaria você a compartilhar suas idéias na próxima reunião para mostrar seus esforços neste projeto.”

Compartilhar o máximo de detalhes possível é uma forma muito mais eficaz de dar feedback, pois dá aos funcionários algo específico que eles podem usar como ponto de partida para melhorias.

Você ainda está se sentindo inseguro para fornecer feedback? Existem muitas técnicas e ferramentas diferentes que podem ajudá-lo.

Por exemplo, você pode usar um gerador de texto de IA e encontrar o texto adequado para sua próxima sessão de feedback.

Fique na frente de um espelho e repita o que pretende dizer até encontrar o tom de voz certo.

Em seguida, faça uma dramatização com um amigo ou membro da família para ganhar confiança no que você está dizendo.

Evite demonstrar emoção ao dar feedback

Quando você está dando feedback, é fácil ficar irritado ou frustrado com algo que seu colaborador fez, tornando difícil manter a calma e ser construtivo.

Mas se você permitir que suas emoções o dominem, o funcionário que receberá seu feedback provavelmente se sentirá na defensiva e isso não é bom para nenhuma das partes.

Siga este guia passo a passo para lidar com suas emoções ao fornecer feedback:

Prepare-se: reserve um tempo para considerar o feedback que deseja dar e as emoções que o acompanham, ajudando você a manter a calma e o foco.

Prepare o cenário: crie um espaço seguro e confortável para dar feedback. Certifique-se de que o ambiente seja propício para conversas abertas e honestas.

Atenha-se aos fatos: concentre-se nos fatos da situação e evite ataques pessoais.

Ouça: engaje-se na escuta ativa para compreender melhor a situação e fornecer feedback mais significativo.

Pare um momento: se você sentir que suas emoções estão aumentando, respire fundo algumas vezes para manter a calma e o foco.

Esteja aberto a perguntas: permita que a outra pessoa responda ao seu feedback para ajudar a construir confiança e criar um diálogo aberto.

Faça acompanhamento: conecte-se com a outra pessoa alguns dias após a conversa para ter certeza de que estão na mesma página.

Ouça o feedback dos colaboradores

Ouvir o feedback dos funcionários é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder de sucesso em sua organização.

Para criar um local de trabalho verdadeiramente excelente, você precisa entender o que se passa na mente de seus funcionários e como isso afeta seu desempenho no trabalho.

A melhor maneira de fazer isso é ouvindo-os.

Ouvir não é apenas ficar quieto. É prestar atenção ativamente, ter a mente aberta para novas maneiras de fazer as coisas e fazer as perguntas certas, por exemplo:

  • como eu poderia ter lidado melhor com a situação?
  • como eu poderia ter evitado que esse problema ocorresse em primeiro lugar?
  • que medidas posso tomar para melhorar nesta área?
  • que conselho você daria para eu fazer melhor da próxima vez?

Bons líderes dão feedback aos funcionários de forma consistente, mas os melhores também têm uma política de portas abertas para receber feedback.

CEOs, CFOs, CMOs, CROs e gestores de nível médio devem estar dispostos a receber feedback dos seus colaboradores a qualquer momento.

Quando o feedback é uma via de mão dupla, ele permite um diálogo aberto sobre metas e processos e promove uma comunicação clara entre funcionários e seus gestores.

Essa estratégia simples ajuda a manter todos no caminho certo.

Se você não receber atualizações regulares de seus colaboradores, poderá perder informações importantes sobre o que está funcionando bem em sua empresa ou coisas que precisam ser melhoradas.

Destaque as boas qualidades dos funcionários

Se você também não reserva um tempo para comemorar o sucesso de seus colaboradores, está perdendo uma excelente oportunidade de crescimento.

Quanto mais você incentivá-los, mais eles sentirão que podem ir além, e esse é um sentimento poderoso.

Quando alguém se sente confiante em suas habilidades, é mais provável que enfrente novos desafios, tente coisas novas e, finalmente, tenha sucesso.

Apoie os funcionários quando eles tiverem um problema

Quando um funcionário abordar você com um problema, leve-o a sério.

Você pode querer ignorar o problema ou dizer que ele está exagerando.

Mas se quiser que seus funcionários se sintam seguros e confortáveis ​​no trabalho, você deve mostrar que os apoiará quando eles enfrentarem dificuldades.

Use dados para aprimorar o feedback

Os dados são uma ferramenta fantástica que pode ajudar a fornecer informações imparciais sobre o que funciona e o que não funciona.

Quando você tem dados, é mais fácil tomar decisões informadas sobre o que fazer a seguir. Você não precisa confiar nos seus sentimentos ou nos sentimentos de outras pessoas.

Você recorre aos conjuntos de dados qualitativos e quantitativos para ajudar a apontar a direção certa e determinar o curso de ação necessário.

Para habilidades básicas, os dados podem ajudar a monitorar o progresso e o desempenho em projetos e tarefas diárias, o que fornece informações sobre o processo de integração atual e as práticas de treinamento interno.

Se vários novos funcionários da mesma equipe cometerem erros em um processo específico, isso poderá ser um problema com os controles atuais ou o treinamento foi insuficiente para garantir uma transição tranquila de tarefas.

Por outro lado, os dados também esclarecem a avaliação de habilidades interpessoais, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Ao acompanhar os dados de desempenho e fornecer feedback, sua organização pode compreender melhor seus funcionários e desenvolver programas de treinamento específicos e planos de desenvolvimento para solucionar quaisquer deficiências.

Experimente o Método Sanduíche (+ – +)

O método sanduíche é uma forma eficaz de dar feedback negativo no trabalho, caso seja necessário.

Comece compartilhando primeiro feedback positivo, seguido de feedback negativo ou construtivo e, em seguida, termine com feedback ainda mais positivo para mostrar seu apreço pelo que eles estão fazendo certo.

Dessa forma, a pessoa que recebe o feedback não se sente atacada ou na defensiva. Ao contrário, ela se sente apoiada e encorajada.

Como gestor, é importante estar atento à autoconfiança do destinatário.

Apenas apontar os erros de alguém sem qualquer reforço positivo pode ter um efeito prejudicial sobre o seu moral.

Para garantir que sua crítica seja bem recebida, é benéfico ser honesto e encorajador.

Observe que isso não significa que você precise dizer que eles estão fazendo um ótimo trabalho, mesmo quando não estão.

Evite fazer elogios falsos. Em vez disso, concentre-se em reconhecer seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, ajudá-los a melhorar seus pontos fracos.

Dessa forma, a pessoa com quem você fala estará ciente de suas habilidades e se esforçará para melhorar.

Vejamos um exemplo.

Positivo: “O conteúdo que você abordou em sua apresentação foi ótimo.”

Área de melhoria: “Acredito que poderia ocorrer uma melhora nos seus slides, ajustando a paleta de cores e o design. Os slides eram difíceis de entender e os recursos visuais não mostravam bem o conteúdo.”

Positivo: “Apesar disso, o fluxo geral da apresentação foi bom. Com algumas modificações nos slides, acho que esta poderia ser uma excelente apresentação.

Entre em contato com a equipe de design para obter alguns conselhos e eles poderão ajudá-lo a levar as coisas para o próximo nível. Estou ansioso para ver o produto final!”

Os erros fazem parte da vida! Quando alguém com quem você trabalha comete um erro, tente ver as coisas da perspectiva dele e demonstre empatia.

Por exemplo, se eles estão tendo dificuldades com uma tarefa, talvez sejam novos no trabalho, tenham recebido instruções conflitantes de outro gerente ou simplesmente estejam tendo um dia ruim.

Nunca é demais perguntar como você pode ajudá-los.

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