4 Pilares Para Formar Equipes de Alta Performance!

Uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que compartilham uma visão, objetivos e métricas comuns e que colaboram, desafiam e se responsabilizam mutuamente para alcançar resultados excepcionais.

Você conhece uma equipe de alta performance porque os membros:

  • Têm uma visão clara de onde eles estão indo e o que eles querem realizar;
  • Estão entusiasmados com essa visão porque participaram da criação;
  • Agem a partir de prioridades claramente definidas;
  • Têm medidas claras de sucesso e recebem feedback sobre como eles estão;
  • Mantêm uma comunicação aberta e relacionamentos positivos entre si;
  • Identificam e resolvem problemas;
  • Tomam decisões;
  • Gerenciam com sucesso os conflitos;
  • Compartilham responsabilidades de liderança;
  • Participam de reuniões produtivas;
  • Têm papéis e procedimentos de trabalho claramente definidos;
  • Cooperam entre funções.

 

Equipes sólidas são a base de uma organização bem-sucedida e o desenvolvimento dessas equipes é um trabalho que exige um esforço sério e uma disciplina consistente.

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Elementos Comuns das Equipes de Alta Performance

Encontrar as pessoas certas para preencher funções na sua organização não é a única coisa que importa quando se trata de formar equipes de alta performance.

Os líderes também precisam entender como cada membro complementará os outros, além de como cultivar valores compartilhados e comunicação aberta.

A maioria dos membros dessas equipes declara que é divertido e gratificante trabalhar de forma colaborativa porque eles são solicitados a contribuir com seu potencial máximo e aprendem muito ao longo do caminho.

Alguns elementos comuns das equipes de alta performance incluem o seguinte:

Visão

Essas equipes sabem para onde estão indo e têm um senso de direção aguçado. A visão se sincroniza com a visão geral da empresa e é distinta para a equipe.

A visão não é algo criado e comunicado apenas pelo líder. Em vez disso, reflete um esforço da equipe principal, permitindo que todos se sintam proprietários.

A visão é um fator motivador que impulsiona a equipe para frente. Isso permite que os membros definam metas claras e medidas de sucesso.

A visão engloba não apenas os negócios, mas também outros aspectos, como equipe, pessoas, principais métricas financeiras, setor e partes interessadas.

Além da visão, podemos também incluir o “propósito” ou “missão” da equipe, que essencialmente define sua “razão de ser” ou razão pela qual a equipe existe.

Identidade

As equipes de alta performance se identificam entre si e se orgulham disso. Esse sentimento se deve, em parte, aos esforços pessoais que cada membro da equipe investiu em avançar para o alto desempenho.

A identidade forma uma parte importante da própria autopercepção e pode até ser mais poderosa do que a identidade da empresa ou do setor.

A identidade coloca a equipe em primeiro lugar e sabe que o esforço dos membros é fundamental para o sucesso geral.

A sensação de fazer parte de algo muito maior leva os membros da equipe a irem muito além. Eles acreditam que o que estão fazendo tem sentido e cria valor.

Valores

Equipes de alta performance sabem o que é importante para elas. Já definiram como querem aparecer, interagir e estar juntos.

Os valores não são apenas palavras. Eles são emocionais e cheios de significado. Os valores impulsionam o comportamento e espera-se que todos os membros vivam os valores da equipe.

Esses valores são sincronizados com os valores da empresa, mas são específicos para as necessidades da equipe. Eles são fáceis de comunicar, tanto internamente dentro da equipe quanto as partes externas interessadas.

Resultados

Equipes de alta performance conduzem para resultados consistentes. Elas analisam e medem os resultados com frequência e entendem que “o que é medido é feito”.

Elas não estão apenas focados nos resultados, mas também nos elementos que levam à obtenção dos resultados.

Todos os membros da equipe sentem a obrigação de entregar sua parte da equação e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Eficácia

Equipes de alta performance sabem que precisam de mais do que um foco em resultados. Elas precisam dominar as ferramentas e processos que criarão os resultados.

Elas têm processos claramente estabelecidos para aspectos-chave dos negócios e interações. Estão constantemente aprendendo e melhorando.

Entendem que a gestão da equipe é uma parte importante do processo. Ser eficaz se aplica particularmente a reuniões de tomada de decisões sobre questões realmente importantes, não desperdiçando tempo precioso apenas em relatórios ou atualizações.

Diversão

Equipes de alta performance sabem que a motivação sustentada vem de amar o que você faz. Os membros da equipe gostam de estar juntos e interagir de todas as maneiras.

Eles também celebram sucessos com frequência. Se uma equipe não está muito motivada e se diverte, provavelmente não é uma equipe de alto desempenho.

Isso porque a motivação necessária para executar efetivamente pode ser facilmente acessada por meio do poder da emoção, que é gerado a partir da energia de interagir com a equipe.

Alinhamento

As equipes de alta performance estão alinhadas sobre o que e como fazer. Elas resolvem conflitos rapidamente e avançam.

Acreditam no poder do apoio, comprometimento, comunicação, colaboração e concordância, tanto dentro quanto fora da equipe.

Para cada iniciativa, existe o esforço em alinhar todos os envolvidos. Alinhamento é metade do sucesso de uma iniciativa.

Quando as pessoas estão alinhadas, a execução é mais suave. Por outro lado, quando você não tem alinhamento, você terá um aumento maior de obstáculos.

Confiaça

As equipes de alta performance percebem que a confiança é um ingrediente essencial. Os membros se comunicam abertamente e com transparência.

Eles acreditam em uma cultura de feedback, ativamente dando e buscando. Para tanto, construir relacionamentos e ganhar confiança é uma prioridade.

A confiança é o elemento mais difícil de construir, mas também causa o impacto mais poderoso.

Como Criar uma Equipe de Alta Performance

Criar a base adequada para equipes de alto desempenho está se tornando cada vez mais importante em ambientes corporativos onde a colaboração é cada vez mais vista como a solução para a obtenção de resultados efetivos.

Os membros de uma equipe de alta performance trabalham de maneira colaborativa para descobrir abordagens, princípios e práticas de trabalho mais recentes para a obtenção de marcos de desempenho superiores no trabalho. As abordagens de trabalho fornecem clareza nos seguintes indicadores:

  • Regras de tomada de decisão dentro da equipe;
  • Abordagens para solução criativa de problemas dentro do grupo;
  • Definição de padrões de trabalho e regulamentos que cumpram as exigências do setor;
  • Destacando os métodos de conduzir reuniões de equipe e comunicação para garantir um diálogo saudável e coordenação entre os membros da equipe;
  • Estabelecendo os processos desde o estágio inicial até o final para completar as tarefas.

 

A liderança compartilhada é outra qualidade vital de uma equipe de alta performance. Ela revigora os membros da equipe para fornecer resultados excepcionais e alcançar sinergias trabalhando de forma colaborativa junto com os membros da equipe.

Para criar uma equipe de alta performance alguns elementos devem ser considerados, tais como:

Tamanho da equipe

Um erro clássico na formação de equipe é incluir muitos membros. Equipes com mais de oito pessoas geralmente sofrem com problemas de coordenação, aumento de tensão e redução de produtividade.

Isso pode ser o resultado de alguns indivíduos não conseguirem acompanhar o ritmo desejado e outros simplesmente mudarem para um modo passivo, já que “alguém está no comando”.

Assim, pesquisas sugerem que equipes eficientes incluam de 6 a 7 membros, considerado um tamanho ideal para gerenciar diferentes pontos de vista.

Diversidade invisível

A maioria das corporações nos últimos anos começou a prestar atenção crescente à diversidade e à inclusão. Embora a diversidade visível seja a chave, como gênero, idade, etnia, etc., corremos o risco de negligenciar a importância da diversidade invisível nas equipes.

Para formar uma equipe, é necessário levar em conta as histórias de vida dos membros e as diferenças de personalidade.

Isso corresponde a uma parte intrínseca da identidade dos colaboradores e as ideias mais inovadoras geralmente são propostas em equipes caracterizadas pela diversidade de pensamento.

Complementaridade

Embora a especialização de um candidato para um trabalho seja altamente importante, muitos líderes subestimam a importância da complementaridade, isto é, mesmo não possuindo um grande conhecimento técnico, a pessoa poderá ter um diferencial que complemente a equipe.

Alguém com uma personalidade positiva e vibrante ou com uma grande capacidade de resolução de conflitos poderá ser um elo importante na equipe, em casos que o conhecimento técnico não basta ou não se aplica.

Recrutamento de pares

Um ingrediente-chave para formar equipes de alta performance bem-sucedidas é envolver os pares em potencial dos candidatos no estágio de recrutamento.

Primeiro, você está dando a sua equipe a oportunidade de expressar ou retirar o apoio de um candidato, e está aumentando a probabilidade de que ele ajude essa pessoa a ter sucesso depois.

Mas além de testar a química, você também está aumentando as chances de que os melhores talentos sejam atraídos para o trabalho.

Como Promover uma Dinâmica de Equipe Saudável

Os líderes mais eficazes nas corporações de hoje são aqueles que capacitam sua equipe e são capazes de se concentrar nas relações entre as pessoas e suas dinâmicas.

Uma dinâmica de equipe saudável é crucial para o alto desempenho: ela permite que as equipes utilizem efetivamente seu tempo, estejam realmente engajadas criativamente e, portanto, encontrem soluções ideais para os problemas.

Como os líderes eficazes aprimoram a autoconsciência e a conscientização dos membros da equipe sobre a dinâmica da equipe?

Cultura de feedback

Um dos maiores desafios em fornecer feedback aos outros é que, muitas vezes, parece não solicitado, isto é, o destinatário realmente não pediu, e o desconforto é duplo:

  • Nos sentimos desconfortáveis ​​em compartilhá-lo e
  • O destinatário é defensivo

 

Quando as equipes instituem sessões regulares de feedback semanais ou mensais, os membros tornam-se mais qualificados para formular e receber feedback.

Sondagem

Equipes de alta performance começam e terminam suas reuniões com uma discussão sobre seus relacionamentos.

Uma sondagem é uma curta partilha de percepções, onde cada membro expõe seus sentimentos positivos ou negativos, como:

  • “Eu me preocupo com este projeto porque …”;
  • “Eu estava ansioso na semana passada porque …”;
  • “Eu me sinto tranquilo agora porque …”.

 

Esta sondagem pode girar em torno de questões como:

  • “Quão satisfeitos estamos com esta reunião?”;
  • “Até que ponto ouvimos uns aos outros?”;
  • “Até que ponto resolvemos as tensões que surgiram?”.

 

É tarefa do líder da equipe agir como modelo de que é seguro compartilhar tais sentimentos, contanto que sejam construtivamente redigidos.

Tanto as sondagens individuais quanto as do grupo oferecem uma oportunidade para os membros da equipe compartilharem emoções positivas ou aliviarem algumas frustrações.

Quando as emoções negativas não são verbalizadas, elas tendem a se acumular e, portanto, aumentam as tensões em uma equipe e diminuem a produtividade.

Segurança Psicológica nas Equipes de Alta Performance

Prestar atenção aos relacionamentos de uma equipe não é importante apenas para produtividade e eficiência, mas também para a inovação.

Estudos sugerem que as equipes que se concentram em relacionamentos têm um importante ingrediente crucial chamado “segurança psicológica”.

Isso reflete a noção de que os membros da equipe se sentem seguros e apoiados pela equipe, não têm medo de cometer um erro e sentem maior liberdade para experimentar.

A segurança psicológica faz a diferença entre as organizações tradicionais focadas na eficiência e as empresas mais inovadoras focadas na aprendizagem.

Ao compor equipes de alta performance, os líderes devem prestar atenção ao tamanho da equipe e garantir diversidade de pensamento e perspectivas.

Levar as equipes ao alto desempenho requer conversas abertas sobre os relacionamentos dentro da equipe:

  • Como somos todos semelhantes?
  • Como somos todos diferentes? e
  • Como essas diferenças e semelhanças se manifestam em nossa colaboração?

 

Essas conversas são importantes para criar uma cultura de feedback, mas, em última análise, também resultam em agilidade da equipe, garantindo um espaço seguro para falhas, aprendizado e, portanto, inovando.

Dinâmica da Equipe

Uma coisa é conseguir criar uma equipe de alta performance. Mas somente quando as pessoas começam a trabalhar juntas, o caráter da própria equipe começa a ser revelado, moldado por dinâmicas de equipe que permitem alcançar grandes feitos.

Os membros precisam saber interagir. Quando conseguem realmente atingir um determinado nível de coesão, os resultados ocorrem de maneira automática. Tornam-se a consequência natural de ações conjuntas.

Esses resultados, notavelmente consistentes, revelam três dimensões-chave de um ótimo trabalho em equipe. A primeira é o alinhamento da direção, onde há uma crença compartilhada sobre o que a empresa está se esforçando para atingir e o papel da equipe para ajudar a chegar lá.

A segunda é a interação de alta qualidade, caracterizada pela confiança, comunicação aberta e disposição para abraçar conflitos.

A terceira é uma forte sensação de renovação, significando um ambiente no qual os membros da equipe são energizados porque sentem que podem assumir riscos, inovar, aprender com ideias externas e alcançar algo que importa, geralmente contra as probabilidades.

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