Equipes multidisciplinares são um desenvolvimento recente na gestão que facilitam o alcance de metas.
Equipes multidisciplinares são grupos de trabalho compostos por diferentes tipos profissionais.
Embora tenha se originado no setor de saúde, essa abordagem agora é usada em muitos outros mercados.
Por meio de equipes multidisciplinares, as empresas garantem aos profissionais mais autonomia e soluções criativas e inovadoras para novas demandas.
Aprenda neste artigo mais sobre equipes multidisciplinares, incluindo o que são, seus benefícios e como gerenciá-las.
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O que são equipes multidisciplinares?
O conceito, cada vez mais em voga, pode ser aplicado em diferentes contextos, com uma série de benefícios para os negócios.
Equipes multidisciplinares são formadas por profissionais com diferentes perfis e habilidades.
Esses grupos combinam uma variedade de formações técnicas, habilidades e estilos interpessoais, o que ajuda a atingir resultados mais rapidamente.
Ao reunir diferentes origens e experiências em um grupo, equipes multidisciplinares podem trocar conhecimentos, gerando novas ideias e desenvolvendo iniciativas inovadoras.
Cada profissional tem sua individualidade explorada ao máximo, enquanto sua expertise fortalece o trabalho coletivo realizado.
Qual é o papel de uma equipe multidisciplinar?
Para explicar melhor o papel de uma equipe multidisciplinar, vale a pena pensar nas raízes do termo. “Multi” expressa o sentido de muito . No caso de equipes multidisciplinares, isso significa muita expertise, qualificações, comportamentos e conhecimento.
Ao promover uma cultura inovadora, um grupo multidisciplinar pode ajudar uma organização a atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico, aumentando o valor dos produtos e serviços e melhorando o desempenho geral dos negócios.
Isso ocorre porque os membros da equipe frequentemente trocam experiências e conhecimentos, o que leva a padrões nos processos de tomada de decisão, melhor comunicação e desenvolvimento colaborativo de soluções.
Benefícios das equipes multidisciplinares
Empresas que adotam a formação de equipes multidisciplinares podem observar benefícios como:
Diferentes qualificações e experiências
As equipes contam com profissionais de diferentes áreas e com experiências distintas, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho.
Embora possa parecer confuso a princípio, essa mistura de profissionais proporciona mais dinamismo na execução de tarefas e na tomada de decisões.
Com essa variedade, as equipes estão sempre preparadas para lidar com diferentes situações , garantindo mais produtividade, soluções colaborativas e troca constante de conhecimento.
Autonomia na tomada de decisões
Equipes multidisciplinares também têm mais autonomia.
Como têm experiências e treinamentos que se complementam, essas equipes têm que recorrer menos a gerentes, completando processos de negócios de forma mais independente.
Diferentes pontos de vista
O mesmo cenário pode resultar em uma interpretação diferente.
Ao considerar uma variedade de fatores, uma diversidade de pontos de vista torna mais fácil sugerir soluções mais eficazes.
Além disso, quando há muitos pontos de vista, as soluções se tornam mais criativas, pois outras perspectivas são trazidas para o mesmo projeto.
Profissionais mais engajados
Com maior autonomia, espaço para expressar inovação e interação contínua com outros, os funcionários se tornam mais engajados.
Como resultado, há espaço para apostar em novas ideias, compartilhar pensamentos criativos e propor sugestões inovadoras.
Melhoria contínua de processos
Vale destacar a melhoria contínua dos processos, pois equipes multidisciplinares conseguem identificar gargalos mais rapidamente e elaborar diferentes estratégias para solucionar problemas existentes.
Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?
Incentivar o trabalho em equipe e a coordenação entre departamentos pode ser desafiador, especialmente quando envolve reunir indivíduos com diversas habilidades e origens para concluir um projeto.
Para facilitar, precisamos de estratégias que não apenas incentivem a participação, mas também preencham as lacunas entre os diferentes grupos de trabalho.
Aqui estão algumas dicas para construir uma colaboração verdadeiramente otimizada em equipes multidisciplinares.
Planeje adequadamente
O planejamento é sempre o estágio inicial em qualquer processo de gestão.
Estabeleça objetivos da empresa, discuta uma pesquisa de habilidades profissionais e, então, crie equipes alinhadas a esses objetivos.
Faça testes de personalidade
Realize testes para avaliar as personalidades dos profissionais.
Aprenda a categorizar perfis comportamentais com base no estilo racional das pessoas, nível de intuição e até mesmo se elas são extrovertidas ou introvertidas.
Defina atividades individuais e delegue funções
Defina claramente o papel de cada colaborador em um projeto e delegue funções de acordo com suas habilidades. Todos precisam estar envolvidos!
Crie um cronograma de feedback regular
Avalie continuamente os profissionais e forneça feedback de desempenho.
A ideia não é simplesmente apontar falhas, mas encontrar maneiras de melhorias coletivas e individuais.
Crie espaço para o diálogo
Crie um canal de comunicação aberto com os trabalhadores.
Quanto mais liberdade eles tiverem para propor ideias, maiores serão as chances de soluções inovadoras serem desenvolvidas.
Realize treinamento
Neste caso, estamos falando de treinamento interno, fornecido por membros da equipe, em vez de grandes eventos e workshops.
O objetivo é sempre compartilhar expertise e fornecer às equipes espaço para crescer.
16 maneiras de maximizar equipes multidisciplinares
Reunir um grupo de pessoas de diferentes departamentos pode ser assustador. Fazer a equipe funcionar exige muito.
Aqui estão 16 estratégias que você pode aplicar para maximizar a eficácia e o sucesso das equipes multidisciplinares da sua empresa.
1. Conheça a equipe
A abordagem multidisciplinar inclui saber como você pode aproveitar ao máximo cada membro.
Eles têm acesso a treinamento e informações específicas para seu departamento em particular que podem ser muito úteis para atingir seus objetivos.
Por isso é fundamental que você conheça cada membro da equipe antes mesmo do trabalho começar. Uma boa rodada de qualificação, semelhante ao processo de contratação usual, seria útil.
Use as ferramentas e sistemas de RH da sua empresa para peneirar os candidatos. Você pode conhecer suas habilidades, capacidades, objetivos pessoais e especialidades antecipadamente.
Saber quem você está procurando qualificar tornará a integração deles na equipe multidisciplinar mais administrável, e você pode esperar melhores resultados.
2. Comece com o básico
É importante começar com o básico.
Você precisa de um plano de ação, um conjunto de etapas que o levará até onde você deseja. Ao montar equipes multidisciplinares, comece com as metas, métricas e cronogramas.
Verifique com cada membro da equipe para ter certeza de que eles entendem para que serve a equipe multidisciplinar e quais os resultados esperados.
3. Incentive e mantenha a comunicação
A maneira mais eficaz de você aproveitar todo o potencial de suas equipes multidisciplinares é encorajar e nutrir a comunicação constante.
Nenhum trabalho será feito se os membros das equipes continuarem realizando suas atividades de forma individual como se ainda estivessem em seus departamentos.
Tornar os canais de comunicação disponíveis e constantemente abertos para todos garante que os grupos atuem em conjunto.
Obtenha ferramentas de comunicação que funcionem para suas equipes, minimizando informações confusas, mal-entendidos e frustrações.
Não importa se você prefere mensagens instantâneas, videoconferências ou chamadas de voz.
Você deve ter certeza de que nenhum membro ficará de fora, independentemente de estarem trabalhando no local ou remotamente.
4. Use as ferramentas certas para ajudar sua equipe multidisciplinar a trabalhar com eficiência
Equipes multidisciplinares são como as Forças Especiais. Elas são construídas para um propósito específico.
Elas têm alvos e objetivos designados para atingir, além daqueles das outras equipes regulares.
Elas operam com uma abordagem mais focada para obter os melhores resultados, e as expectativas da liderança sobre elas geralmente são maiores.
Assim, elas exigem as ferramentas certas e as melhores, para o trabalho.
5. Monitore as tarefas e a produtividade da sua equipe
Equipes multidisciplinares podem ficar um pouco grandes demais, especialmente se o projeto for de um tamanho significativo.
Algumas tarefas e prazos podem se perder nas lacunas.
Dependendo da quantidade de membros da equipe multidisciplinar, alguns membros podem interpretar isso como um sinal para relaxar um pouco, levando a se tornarem improdutivos, desmotivados e insatisfeitos com o trabalho.
Inclua tarefas de monitoramento e projetos em seu plano para uma abordagem de equipe multidisciplinar.
Reúna sua equipe por meio do uso de uma gama abrangente de ferramentas e aplicativos para acompanhar as tarefas, projetos e prazos.
Se você tem membros de equipe multidisciplinares que estão trabalhando remotamente, pode obter um relógio de ponto online, permitindo que eles iniciem, parem e/ou pausem seu trabalho quando necessário.
Atribua tarefas, crie listas de verificação e modelos de projeto e acompanhe o tempo de trabalho.
Existem ferramentas que proporcionam a capacidade de visualizar seus projetos com gráficos de Gantt ou quadros Kanban para mais responsabilização, confiabilidade e responsabilidade.
6. Cultive o respeito dentro da sua equipe multidisciplinar
Montar uma equipe de pessoas já é difícil.
Pense em quão estressante as coisas podem ficar se você estiver compondo equipes multidisciplinares de especialistas ou seniores de diferentes departamentos.
Você tem egos envolvidos onde todos vão querer ser considerados o “maior especialista” e líder da equipe.
Também pode haver opiniões divergentes sobre assuntos não relacionados ao trabalho em questão, causando discussões acaloradas, choques de personalidade e conflitos.
Em vez de focar e apontar diferenças, faça questão de celebrá-las. Destaque como todos são importantes para ajudar a equipe a atingir um objetivo comum.
Ao mesmo tempo, corte qualquer possível argumento antes que ele se torne maior e, em vez disso, celebre a diversidade na composição da sua equipe.
Se os membros puderem aprender a reconhecer e apreciar a divergência da equipe, eles percorrerão um caminho mais produtivo.
7. Evite jargões em sua equipe multidisciplinar
Certos departamentos e equipes muitas vezes usam linguagem especializada e técnica, o que pode confundir os outros.
Reconectar membros de equipes multidisciplinares pode tirar um tempo precioso do trabalho essencial.
Parte de ser um líder ou gerente de equipe é ser capaz de encontrar um meio termo para garantir que todos trabalhem em harmonia.
Monte uma base de conhecimento que possa ser disponibilizada online. Isso reduz o tempo que leva para fazer perguntas e evita qualquer confusão.
Faça disso parte da abordagem da sua equipe multidisciplinar: reúna-se com a equipe e faça uma lista de jargões e gírias específicas do projeto e coloque tudo em tabelas de referência.
Em seguida, carregue esses recursos em um único local, onde todos possam acessar sempre que precisarem.
8. Construa uma comunidade para promover vínculos
Se você quer promover relacionamentos significativos, colaboração e suporte confiável dentro de equipes multidisciplinares, pode começar construindo uma comunidade que vá além de relações de trabalho.
Você pode começar quebrando o gelo por meio de atividades de formação de equipe. Reuniões colaborativas também podem fazer muito quando se trata de unir pessoas.
Antes de começar a trabalhar, reserve um tempo para jogos comunitários.
Considere também programar noites de equipe para que as pessoas possam relaxar e descontrair fora do local de trabalho, sentindo-se mais confortáveis e abertas a estabelecer novas conexões.
9. Tenha em mente quem faz o quê e por quê
Em uma equipe, é comum que os membros tenham qualificações, treinamento e métodos de trabalho com os quais estejam mais familiarizados.
No entanto, essa diversidade pode às vezes levar a uma divisão, entre “nós” e “eles”, impactando negativamente o espírito de equipe.
É fundamental que todos tenham um bom entendimento de seu próprio papel, mas que também apreciem o que os outros fazem.
Ao promover um entendimento entre os membros da equipe, quaisquer tensões que surjam eventualmente, podem ser amenizadas com mais facilidade.
10. Aprenda com os membros
Ter uma equipe diversa composta por indivíduos com habilidades e perspectivas apresenta uma oportunidade para todos os colaboradores expandirem seus conhecimentos.
Quando as equipes colaboram, elas aprendem continuamente com a troca de experiências.
Ferramentas, como o Workplace, podem facilitar sessões de brainstorming, dentro de grupos de projetos, permitindo que os membros compartilhem ideias e forneçam feedback.
Isso não só promove a criatividade, mas também apoia o crescimento pessoal.
11. Respeite os outros pontos de vista
Quando indivíduos com históricos e expertise se reúnem, isso pode às vezes levar a conflitos ou choques de personalidades.
Além disso, pode haver uma tendência a subestimar papéis dentro da equipe.
12. Atribua funções e tarefas à equipe
A próxima coisa a fazer é determinar as funções e responsabilidades para cada membro da equipe.
Existem ferramentas que você pode utilizar, como descrições de funções ou um contrato de equipe para estabelecer e informar as tarefas e responsabilidades.
13. Seja um parceiro confiável
Em projetos que envolvem disciplinas ou equipes diversas, frequentemente nos encontramos focando em aspectos do projeto que se alinham com nossa expertise.
Não importa o quão ocupado você esteja, é essencial realizar um esforço para concluir a tarefa e estabelecer confiança e confiabilidade dentro da sua equipe.
14. Empregue uma metodologia de gerenciamento de projetos
Uma abordagem de gerenciamento de projetos compreende uma coleção de princípios, procedimentos e recursos que auxiliam na organização e supervisão de um projeto baseado em equipe com conjuntos de habilidades.
Existem metodologias para gerenciamento de projetos, incluindo abordagens em cascata, ágeis ou híbridas.
A escolha da metodologia depende de fatores como a natureza, a complexidade e os requisitos do projeto.
Para implementar a metodologia escolhida, você pode utilizar ferramentas como uma estrutura de detalhamento de trabalho do plano de projeto ou um gráfico de Gantt.
Você também pode adaptar e personalizar a metodologia para atender às necessidades e preferências da equipe e do projeto.
15. Aproveite a criatividade da equipe
Um dos benefícios de um projeto de equipe multidisciplinar é que ele pode incentivar a diversidade e a criatividade para gerar soluções inovadoras e de qualidade.
No entanto, para atingir isso, é necessário encorajar construtivamente a diversidade e a criatividade dentro da equipe.
Você pode empregar técnicas como brainstorming, mapeamento mental ou prototipagem para promover e capturar as perspectivas e ideias inovadoras que surgirem.
Além disso, é importante valorizar, reconhecer e incorporar os pontos de vista, opiniões e conceitos apresentados por cada membro da equipe.
16. Tenha a mente aberta
Reuniões colaborativas, discussões e sessões de brainstorming desempenham um papel fundamental no estímulo do trabalho em equipe e na obtenção de sucesso.
Para encontrar soluções e tomar decisões de forma eficaz, é essencial se sentir confiante e confortável o suficiente como membro do grupo para compartilhar e discutir abertamente ideias ou problemas.
A todos deve ser permitida a oportunidade de falar ativamente e serem ouvidos sem interrupção até que tenham terminado de se expressar.
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