Hoje sabemos que as experiências no trabalho são um dos maiores retornos do investimento do colaborador, portanto, influenciam todos os resultados que dependem deles.
Neste artigo, você terá uma visão completa sobre o assunto e entenderá por que a sua empresa precisa se adaptar à Era do Employee Experience. Continue a leitura e aplique em sua empresa!
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.
O que é employee experience?
Você já teve uma experiência marcante em alguma empresa que tenha trabalhado? Foi uma experiência boa ou má? Geralmente, gravamos as experiências mais fortes, por exemplo quando batemos uma meta desafiadora e ganhamos um excelente prêmio, ou recebemos um feedback ruim que será marcante para o resto das nossas vidas.
De qualquer maneira, esse acúmulo de vivências faz parte da nossa rotina, e o Employee Experience é a soma de todas as experiências de um funcionário por meio da sua conexão com a organização – todas as interações do colaborador, desde o primeiro contato como um candidato potencial, até o fim do vínculo de trabalho com a empresa.
Quando pensamos em Gestão de Pessoas, esse conceito é um dos mais importantes. Isso porque, o que é Employee Experience está muito ligado aos valores que a empresa pratica no dia a dia, além de influenciar os sentidos e significados que serão atribuídos à organização. É algo determinante para o clima organizacional e reputação da empresa.
Por que se preocupar com a experiência dos colaboradores?
O sucesso das organizações depende diretamente da função exercida por cada funcionário. Ou seja, é por meio da produtividade do capital humano que é possível alcançar as metas organizacionais estabelecidas. Assim, é indispensável empregar estratégias de retenção dos talentos e, ainda, apostar em práticas que tenham por objetivo melhorar o ambiente de trabalho.
Como funciona?
Por meio do Employee Experience, os profissionais da área de recursos humanos devem acompanhar alguns fatores relevantes, como:
- a percepção e o sentimento dos colaboradores em relação ao trabalho;
- os desafios e os maiores problemas enfrentados;
- os níveis de satisfação e outras variáveis que interfiram de alguma maneira.
Então, esse acompanhamento viabiliza ao departamento de RH a criação ou a otimização de estratégias para melhorar o bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios do employee experience?
Nesse sentido, a experiência dos empregados é responsável pela captação de novos talentos e, consequentemente, por reduzir a rotatividade de profissionais na empresa. Por meio desse conceito, muitas empresas devem, inclusive, repensar sua relação com os funcionários. Abaixo, confira as principais vantagens de investir na experiência do colaborador:
Melhora as relações interpessoais
A experiência do colaborador é um processo estratégico que tem como objetivo melhorar a percepção do profissional em relação ao negócio em busca da alta performance. Para isso, ela precisa alinhar os seus valores com os colaboradores e monitorar para que todos sejam exemplos do que a empresa acredita. Assim, a marca cria estratégias para alinhar as expectativas e transmitir o DNA para os novos colaboradores.
Promove a marca empregadora
O conceito de employer branding está cada vez mais fortalecido e caminha junto com a experiência do colaborador. A marca empregadora faz parte do movimento de transição para o RH estratégico. Ela diz respeito às ações que uma organização adota para fortalecer a sua imagem como um bom lugar para se trabalhar.
Dessa forma, ela se torna mais competitiva, pois atrai os melhores talentos do mercado. Os profissionais vão querer fazer parte do seu negócio e vão buscar a candidatura nos seus processos seletivos.
Reduz a taxa de turnover e de absenteísmo
Quando você fortalece a cultura do seu negócio por meio da comunicação e da transparência, a taxa de rotatividade e de faltas são reduzidas. 50% dos negócios que têm uma comunicação efetiva são mais propensos a apresentar menor taxa de turnover. O seu empreendimento ganha em muitos pontos ao manter profissionais que já têm expertise na operação da sua empresa.
Constrói um clima corporativo favorável
Ao melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver líderes para saberem lidar com os diferentes tipos de perfis comportamentais e implementar benefícios para os seus trabalhadores, o seu negócio constrói um clima corporativo cada vez mais favorável. É essencial estimular o diálogo e mostrar para os seus colaboradores que o feedback deles têm resultado. Uma dica é fazer a pesquisa eNPS com os funcionários e usar como indicador o People Analytics.
Reduz os custos com recursos humanos
Ao diminuir a taxa de turnover, automaticamente a empresa está investindo menos em novos processos seletivos, reduzindo seus gastos com rescisões contratuais e com treinamentos de onboarding. Ou seja, ela atua diretamente no gerenciamento inteligente dos custos de admissão e nos desligamentos.
Como implementar a employee experience em seu negócio?
Para conseguir aprimorar o cotidiano de seus funcionários, primeiro, você precisa conhecer as principais necessidades de cada um. Vale lembrar que cada pessoa se sente motivada por diferentes valores, mas alguns pontos são de interesse comum. Você pode, por exemplo, dividir seus colaboradores em grupos e trabalhar a experiência de cada uma dessas unidades de maneira distinta.
1. Invista em People Analytics
Reconheça as diferenças de cada colaborador e faça uma análise completa de todos os benefícios que cada um oferece para os resultados da empresa. Após fazer esse levantamento, invista em estratégias de motivação distintas, de acordo com os interesses identificados em cada grupo.
Para tanto, você precisa se fundamentar em dados. Somente com uma análise precisa é possível implementar estratégias inteligentes para otimizar o employee experience. Aliado também à Comunicação Interna e ao Employer Branding, o People Analytics é uma ferramenta que não pode faltar no seu RH estratégico.
2. Faça o desenho da jornada
Assim como é feito na experiência do cliente, quando pensamos em employee experience é essencial fazer o desenho da jornada do colaborador. Por meio dele que é possível identificar gaps e oportunidades de melhorias. Afinal, ele é um exercício de mapeamento da vida dos profissionais dentro da sua empresa.
É interessante colocar em prática essa estratégia, uma vez que com ela você pode combater o elevado turnover e encontrar formas de atrair talentos do mercado. Melhorar o processo de recrutamento e seleção — o onboarding — e, ainda, promover mais engajamento é resultado de um mapeamento de jornada feito de forma correta.
3. Pratique a meritocracia
O employee experience funciona, acima de tudo, para incentivar os colaboradores por meio de experiências positivas. Por isso, os funcionários devem sentir satisfação nas atividades executadas e valorização ao mesmo tempo em que são desafiados e instigados a crescer. A meritocracia é a melhor forma de conseguir isso. Sempre reconheça o empenho dos seus liderados. Uma oportunidade de fazer isso é usando a gamificação.
4. Invista em benefícios
A manutenção dos profissionais na empresa deve ser trabalhada por algo além do salário pago ao final de cada mês. As gerações Y e Z valorizam empresas que proporcionam mais qualidade de vida. Trabalho home office, jornada e benefícios flexíveis são exemplos de como agregar valor para melhor a experiência do colaborador.
5. Desenvolva os liderados
Além disso, vale destacar que uma liderança que transfere responsabilidades para os colaboradores é uma grande aliada durante o processo motivacional. Isso incentiva o desenvolvimento das equipes de trabalho enquanto elas adquirem mais confiança e autonomia. Por isso, agregar o employee experience a uma cultura organizacional deve ir além de um happy hour — ela precisa gerar efetivamente o crescimento pessoal e profissional.
Como um software de RH pode ajudar no processo de Employee Experience
Com tecnologia é possível combater a burocracia dos processos e tornar o seu RH cada vez mais estratégico. Aliando essa tecnologia à humanização no departamento, um software de RH pode melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa. Nossas soluções podem ajudar nos seguintes aspectos:
- publicação de vagas no site da empresa;
- vídeo entrevista;
- triagem de currículos;
- mapeamento comportamental;
- PDI;
- avaliação de desempenho;
- gestão de feedbacks;
- gamificação.
Um empregado satisfeito interfere positivamente no trabalho de seus colegas, assim como nos resultados da organização. Por isso, use o employee experience para analisar como seus funcionários se sentem e busque melhorias que realmente sejam capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.
Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!
Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.
Agora é com você!
Como vimos, o employee experience é extremamente positivo em diversos aspectos. Essa metodologia é útil para gerar sucesso sistêmico e a empresa que investe nela, está investindo em sua competitividade e boa reputação no mercado.
Gostou do nosso artigo? Agora não se esqueça de acompanhar os resultados e observar se o employee experience está sendo aplicado de maneira eficiente em sua empresa!