5 Exemplos de Dinâmicas de Grupo Para Entrevista

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

As dinâmicas de grupo para entrevista são uma maneira rápida e acessível de testar vários candidatos e selecionar aqueles com as melhores habilidades de comunicação, gerenciamento de estresse e trabalho em equipe.

Quando os empregadores têm um grande grupo de talentos de candidatos sem experiência de trabalho anterior relevante, as dinâmicas de simulação realizadas durante as entrevistas em grupo ajudam os empregadores a selecionar o candidato mais adequado.

Por exemplo, dinâmicas de grupo são um ótimo método para entrevistar recém-formados.

Como as entrevistas em grupo permitem que os entrevistadores observem o quanto os candidatos trabalham em equipe, elas são ótimas para preencher cargos que dependem disso.

Assim, dinâmicas de grupo para entrevista são comumente usadas na seleção de candidatos para cargos, como:

  • Trabalhos de vendas
  • Mídia e relações públicas
  • Gerente do hotel
  • Animador
  • Consultor de desenvolvimento de negócios
  • Comissárias de bordo

 

Além desses, outros cargos semelhantes que incluem componentes de atendimento ao cliente e interações com um grande número de clientes ou o público.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Vantagens das Dinâmicas de Grupo Para Entrevista

Entrevistas em grupo têm muitas vantagens em comparação com entrevistas de emprego clássicas e individuais. Aqui estão algumas das vantagens mais importantes das entrevistas em grupo:

Economia de tempo

As dinâmicas de grupo permitem que os empregadores avaliem simultaneamente vários candidatos, economizando o tempo que seria necessário para agendar e conduzir uma entrevista com cada candidato separadamente.

Economia de recursos

As dinâmicas de grupo para entrevista também são mais acessíveis do que as entrevistas individuais. Entrevistar mais candidatos em menos tempo resulta em uma redução significativa dos custos associados ao processo de seleção.

Comparação

Esse modelo de entrevista permite que os entrevistadores observem diferentes candidatos nas mesmas condições, tornando mais fácil para eles compará-los e avaliá-los diretamente.

Observação das habilidades

Estas dinâmicas permitem que os entrevistadores observem diretamente as habilidades sociais dos candidatos, em vez de depender apenas do que eles dizem sobre si mesmos.

Entrevistas em grupo oferecem uma oportunidade única para os entrevistadores testarem as habilidades de trabalho em equipe, comunicação e gerenciamento de estresse dos candidatos.

Reduz a imprecisão

As dinâmicas de grupo para entrevista são frequentemente realizadas por mais de um entrevistador. Em função disso, preconceitos e imprecisões reduzidos são apenas um dos muitos benefícios do recrutamento colaborativo.

Vários observadores analisando um mesmo grupo tem potencialmente um índice mais preciso de avaliação.

Identifica líderes em potencial

Dinâmicas de grupo são projetadas para testar como os candidatos atuam em um ambiente de grupo. Observar a maneira como o candidato se comporta, reage e trabalha com outras pessoas é uma grande oportunidade para identificar candidatos com habilidades de liderança distintas.

Tipos de Dinâmicas de Grupo Para Entrevista

Existem dois tipos principais de dinâmicas de grupo, utilizadas levando em conta as necessidades do empregador, o cargo em aberto e o número de candidatos, entre outros. Os dois tipos, são:

Discussão em grupo

Em um tipo de entrevista de discussão em grupo, o foco principal é colocado na forma como o grupo se comporta e interage, ao abordar uma determinada questão.

Os entrevistadores apresentam aos candidatos um determinado tópico relacionado à área de atuação da organização ou até mesmo uma tarefa específica relacionada ao trabalho e incentivam os candidatos a iniciar uma discussão ou um debate.

Dependendo do tamanho do grupo, os candidatos podem ser separados em grupos menores. Nesse caso, grupos menores frequentemente apresentam a conclusão de sua discussão para todos os outros candidatos.

Atividade em grupo

O segundo tipo de dinâmicas de grupo para entrevista é a realização de uma atividade prática ou exercício.

Os entrevistadores apresentam aos candidatos uma determinada tarefa relacionada ao setor ou um exercício de simulação de trabalho e pedem que executem a tarefa juntos.

Assim como a discussão, os grupos podem ser subdivididos, apresentado a solução para os demais, após terminarem as atividades.

Estrutura das Dinâmicas de Grupo Para Entrevista

Para ter sucesso, as entrevistas em grupo devem ser bem planejadas e executadas. O primeiro passo na condução de uma ótima entrevista em grupo é definir claramente sua estrutura.

Aqui está um exemplo de estrutura das dinâmicas de grupo, normalmente utilizado:

Introdução

Os entrevistadores primeiro se apresentam, apresentam algumas características da empresa, do cargo e descrevem o processo de entrevista. Em seguida, convidam os candidatos a se apresentarem.

Discussão em grupo

Um tema é proposto para ser discutido entre todo o grupo.

Exercício em equipe

Os candidatos trabalham em pequenos grupos tentando resolver um exercício de simulação de trabalho, uma tarefa de interpretação de papéis ou analisar um estudo de caso relacionado ao setor.

Apresentação dos resultados

Todos os candidatos se reúnem em um grande grupo e apresentam as soluções que surgiram enquanto trabalhavam em grupos menores.

Questionamento individual

Os entrevistadores realizam perguntas sobre as atividades praticadas, cuidadosamente escolhidas. Geralmente, cada candidato responde às perguntas.

Perguntas dos candidatos

No final das dinâmicas de grupo para entrevista, os candidatos são incentivados a fazer perguntas, com a liberdade de esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Finalização

Os entrevistadores agradecem aos candidatos pelo seu tempo e esforço e explicam os passos seguintes do processo de seleção.

As dinâmicas de grupo requerem mais tempo do que as entrevistas individuais. O tipo mais comum é estruturada para durar de 90 minutos a duas horas.

Em alguns casos, as dinâmicas podem durar até mais de 2 horas, dependendo do número de candidatos e dos exercícios executados.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Avaliação dos Candidatos

Depois de conduzir as dinâmicas de grupo para entrevista, é hora de avaliar as anotações e escolher os melhores candidatos. Aqui está como fazer isso em 3 etapas fáceis:

Organizando as anotações

Todo o entrevistador deve fazer suas anotações por conta própria logo após a entrevista em grupo. Dessa forma, suas impressões ainda estarão recentes em sua mente, podendo adicionar comentários valiosos.

Organizando uma sessão de perguntas para entrevistadores

Depois que os entrevistadores tiverem feito suas anotações individualmente, todos devem se reunir para uma sessão de perguntas.

Este é o momento de trocar impressões e comparar as avaliações dos candidatos para a escolha dos melhores.

Fornecendo fechamento

Certificar-se de fornecer o encerramento para todos os seus candidatos. Informar os escolhidos sobre os próximos passos e cronograma do processo de contratação.

Também deve ser enviado um modelo personalizado de e-mail de rejeição pós-entrevista para os candidatos que não foram selecionados.

Exemplos de Dinâmicas de Grupo Para Entrevista

Existem várias dinâmicas que podem ser utilizadas e a escolha ideal irá depender do cargo que está em aberto, das características e objetivos da empresa ou da quantidade de candidatos.

A seguir, conheça um guia para as tarefas e atividades de entrevista em grupo mais populares.

Estudo de caso

Neste modelo, é apresentado um cenário que os candidatos poderão enfrentar, em caso de admissão na empresa. O resumo delineará alguns problemas os entrevistados terão que resolver.

As atividades de entrevista do estudo de caso são projetadas para testar a capacidade de trabalhar como parte de uma equipe, bem como habilidades de liderança e resolução de problemas.

Dicas úteis para candidatos:

  • Tratar os concorrentes como colegas;
  • Tomar a liderança, mas não falar sobre as pessoas;
  • Pesquisar a empresa obtendo o maior número de informações possível, antes de participar da entrevista;
  • Lembrar-se de que está sendo observado. O entrevistador não está interessado apenas nas soluções, mas sim como o candidato trabalha em conjunto para encontrá-las.

 

Exercício de dramatização

Uma das dinâmicas de grupo para entrevista mais temidas é a dramatização.

Essa atividade coloca o candidato em uma situação que provavelmente enfrentará em sua função potencial, como presidir uma reunião, liderar uma equipe ou atender um cliente insatisfeito. A capacidade de ter um bom desempenho nesses papéis estará sendo testada.

Aqui o entrevistador pode estar avaliando uma ampla gama de habilidades, dependendo do cargo. Por exemplo: qualidades de liderança, capacidade de fornecer bom atendimento ao cliente e solução de problemas sob pressão.

Dicas úteis para candidatos:

  • Ler o resumo com atenção;
  • Fazer perguntas para ter uma ideia do quadro maior;
  • Estruturar a abordagem ao exercício, mas permanecer flexível;
  • Usar linguagem corporal e contato visual apropriados;
  • Ser natural e confiante.

 

Tarefa prática

Dinâmicas de grupo comumente incluem uma tarefa prática, solicitando que os entrevistados trabalhem juntos para resolver um problema. A tarefa prática pode ou não ser relevante para o trabalho.

Por exemplo, os candidatos podem ser solicitados a construir a estrutura mais alta com a menor quantidade de tijolos ou algo similar.

Esta dinâmica pode realmente parecer brincar com a Lego durante a entrevista. Mas basicamente os candidatos estarão sendo testado em sua capacidade de se comunicar e trabalhar como parte de uma equipe.

Priorização

Neste exercício, o objetivo é saber o que os candidatos consideram uma prioridade e como explicam suas escolhas. O entrevistador reúne todos os candidatos e os divide em pequenos grupos.

Os participantes terão que organizar uma série de tarefas juntos, como por exemplo: o líder está com sua agenda lotada de compromissos, das 8h às 18h, mas surgiu um imprevisto e ele precisa ir a uma consulta às 15h, não podendo retornar para a empresa.

O grupo terá que decidir quais compromissos poderão ser antecipados, cancelados ou adiados. O organizador não só observará como os candidatos priorizam a agenda, mas também como negociam uns com os outros sobre o que é mais importante.

Mudança de significado

Neste exercício, o entrevistador verifica a atenção dos candidatos em relação a pequenos mudanças sutis de comunicação.

O entrevistador lê uma mesma sentença curta várias vezes, mudando uma palavra cada vez que a frase é lida. Os candidatos devem notar essa mudança e depois discutirem como essa palavra pode alterar o significado da sentença.

Impressões dos candidatos

No final das dinâmicas, pode ser solicitado aos candidatos escrever sobre o processo que acabaram de passar, como por exemplo, falar sobre o que aprenderam nos exercícios em grupo e como as suas habilidades foram melhoradas através do trabalho em equipa.

Estes ensaios são úteis para a empresa porque revelam a capacidade de escrita dos candidatos, bem como a avaliação dos exercícios.

Os candidatos podem ter sentimentos negativos sobre serem entrevistados como um grupo e, a partir disso, o empregador tem uma noção de como seus colaboradores em potencial lidam com esses tipos de emoções.

Dinâmicas de grupo para entrevista também podem envolver vários outros tipos de propósitos. É um uso eficiente do tempo eliminando as avaliações individuais, pois vários candidatos estão no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Dicas úteis para candidatos em atividades práticas:

  • Contribua com suas ideias e não se perca no grupo;
  • Ouça os outros e valorize suas ideias também;
  • Permaneça profissional em como você se comunica com outros candidatos;
  • Encontre uma oportunidade para assumir a liderança, mas faça isso de forma natural;
  • Mantenha-se concentrado – pode ser uma tarefa divertida, mas você está lá para impressionar;

 

Acertando nas Entrevistas

Qualquer pessoa que tenha estado em busca de emprego por um tempo sabe que ser convidado para uma entrevista não é algo facilmente alcançado.

Tornar-se um dos poucos “candidatos a emprego” já é uma grande vitória.

Infelizmente, muitos candidatos desperdiçam as oportunidades de emprego já no momento da entrevista. Conheça os erros mais comuns para serem definitivamente evitados:

Não fazendo sua pesquisa

A queixa mais comum dos responsáveis pela contratação é que os candidatos não fazem suas pesquisas sobre o papel que irão exercer e a empresa.

Esses profissionais procuram pessoas entusiastas que demonstrem iniciativa, e a melhor maneira de demonstrar isso durante uma entrevista é estar preparado.

Se você não fez nenhuma pesquisa sobre a empresa e não sabe nada sobre seus produtos, serviços ou cultura, isso ficará evidente durante o curso da conversa.

Isso não significa que você precisa se tornar um especialista em tudo que a empresa já fez, mas deve ter informações suficientes para fazer perguntas e demonstrar como pode agregar valor.

Se preparar demonstra que você está levando a oportunidade a sério e que você está realmente interessado no cargo.

Chegar atrasado

Definitivamente não é a melhor maneira de causar uma boa primeira impressão. Isso mostra uma falta de respeito pelo tempo do entrevistador e até mesmo falta de preparação e organização.

Dito isso, é possível que imprevistos acontecem. Você pode ficar preso no trânsito, por exemplo. Se algo assim acontecer, faça o que puder para entrar em contato com seu entrevistador. Você pode recuperar muito e manter uma aparência de profissionalismo se avisar que vai se atrasar.

Não se vestir adequadamente

É importante conhecer a cultura da empresa. Confira a página e os perfis de mídia social para fotos de colaboradores e eventos, e você poderá ter uma noção da cultura e do código de vestuário deles.

De qualquer forma, no entanto, o estilo de negócio casual é um bom caminho, pois garante que você estará apresentável e com aparência profissional.

Não fazendo contato visual

Encontrar o olhar do entrevistador é essencial para causar uma boa impressão. Se você não consegue olhar nos olhos do entrevistador, pode parecer que está com falta de confiança ou até mesmo escondendo alguma coisa.

É compreensível que isto seja mais desafiador para as pessoas tímidas, mas é importante fazer essa conexão.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?