No passado, as organizações estavam focadas em desafios mais habituais como receita, concorrência e instabilidade econômica, com evidente falta de atenção aos recursos humanos.
No entanto, a mudança de modelos de negócios e setores fez com que o RH se tornasse o foco principal, pois as organizações perceberam a importância de lidar com a força de trabalho para influenciar o crescimento e o sucesso.
Com isso, as responsabilidades das equipes de recursos humanos, como atrair os melhores talentos, construir uma cultura de trabalho positiva, criar cargos e oportunidades adequadas, garantir treinamento e desenvolvimento contínuos, promover uma forte gestão de desempenho e oferecer remuneração atraente, também cresceram consideravelmente.
Com grandes responsabilidades vêm grandes desafios que podem impactar o gerenciamento eficaz.
Este artigo descreve os principais desafios de RH normalmente enfrentados pelas organizações e suas possíveis soluções.
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Os 7 principais desafios de RH e como superá-los
Toda organização, independentemente do setor ou tamanho, provavelmente encontrará desafios ao gerenciar sua força de trabalho.
À medida que as empresas se concentram mais em melhorar a experiência e a cultura dos colaboradores, o volume e a natureza dos desafios enfrentados pelos profissionais de recursos humanos continuam a aumentar.
Aqui estão os desafios mais urgentes que afetam as equipes de RH e soluções contextuais para superar cada um deles.
Atrair os melhores talentos
A aquisição de talentos é uma prioridade para o RH, dada a natureza competitiva do mercado atual.
As mudanças demográficas, a crescente demanda por talentos e a escassez de candidatos adequados exigem que as empresas procurem e contratem constantemente os melhores talentos.
No entanto, com a demanda cada vez maior por trabalhadores qualificados, as equipes de RH lutam para atrair candidatos com habilidades ou experiências compatíveis, o que representa um dos desafios mais significativos da gestão da força de trabalho.
Solução
Remuneração competitiva e pacotes de benefícios aos colaboradores são essenciais na atração de talentos para sua organização.
Para competir, você precisa se aprofundar e oferecer aos seus funcionários experiências significativas e um maior senso de propósito.
Sua marca empregadora, com base em seus elementos mais valiosos e únicos, pode ajudar a transmitir esse propósito e atrair pessoas motivadas por ele.
Para definir sua marca de empregador, identifique a missão, a visão e os valores nos quais você deseja que a cultura de sua empresa se baseie.
Concentre-se em desenvolver seus esforços de diversidade, equidade e inclusão para promover um maior senso de pertencimento.
Gerenciamento de mudanças
A mudança nunca é fácil, mas é a natureza do espaço de negócios.
A implementação da mudança e o desenvolvimento de planos de longo prazo que levem em conta essa mudança é um dos desafios de recursos humanos mais significativos.
A mudança organizacional pode ser estrutural, econômica, geográfica, processual, gerencial ou tecnológica.
Não importa o tipo, as equipes de RH enfrentam grandes problemas em termos de redução do moral e satisfação dos colaboradores, dúvidas e desgaste ao gerenciá-la.
A incapacidade de se adaptar à mudança pode ser devido à resistência do funcionário, falta de habilidade e treinamento necessários para se ajustar, requisitos inesperados, etc.
Solução
Um bom ponto de partida para uma gestão de mudanças eficaz é comunicar com frequência e transparência antes, durante e após os períodos de mudança.
Forneça avisos significativos sobre ocorrências futuras e equipe os colaboradores com as habilidades e estratégias necessárias para responder e superá-las.
Inclua os funcionários na tomada de decisões e comunique a lógica por trás das mudanças.
Considere vários cenários que possam afetar seu modelo de negócios e processos de trabalho e desenvolva planos alternativos para lidar com esses cenários à medida que surgem, minimizando o impacto.
Requalificação e qualificação
Acompanhar o ritmo da transformação digital é um desafio significativo enfrentado pelo RH, porque a integração das tecnologias mais recentes não apenas traz oportunidades de negócios poderosas, mas também cria desafios e lacunas de habilidades para a força de trabalho atual.
Solução
Para uma organização se manter competitiva, ela deve ter uma força de trabalho com as habilidades certas para ser produtiva, inovadora e gerar mais receita.
Criar uma iniciativa de aprendizado e desenvolvimento em torno da qualificação e requalificação dos colaboradores é uma forma de garantir que tenham as habilidades necessárias para prosperar e ajudar sua organização a crescer.
A requalificação é um processo em que os funcionários aprendem novas habilidades, possibilitando assumir uma função de trabalho diferente dentro de uma organização ou para atender às novas demandas de uma função atual.
Por outro lado, upskilling é o processo de aprender novas habilidades e adquirir competências relevantes necessárias para o ambiente de trabalho atual e no futuro próximo.
Requalificar seus colaboradores é uma tarefa complexa que exige planejamento estratégico de T&D.
Antecipar as habilidades certas para o futuro, desenvolver programas de treinamento eficazes e construir uma cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuos capacita as organizações a aprimorar suas habilidades com sucesso.
Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a planejar a qualificação efetiva de sua força de trabalho:
- Realize uma análise de lacunas de habilidades para determinar se as habilidades atuais de sua força de trabalho atendem às necessidades gerais da empresa;
- Enfatize a importância da qualificação para a progressão futura das carreiras dos colaboradores, incorporando habilidades específicas em suas metas anuais e objetivos de aprendizado;
- Escolha um método de treinamento apropriado para o seu programa de qualificação, como eLearning, treinamento no trabalho, coaching, atividades em grupo, treinamento em vídeo, treinamento cruzado, acompanhamento de trabalho, etc.;
- Aproveite o software de treinamento de funcionários para fornecer programas eficazes de qualificação;
- Monitore KPIs, como taxas de conclusão de curso, taxas de progressão de treinamento, pontuações de avaliação, redução da análise de lacunas de habilidades, melhoria de proficiência ou produtividade.
Construir destreza digital
A última década viu a escala da transformação digital de RH nas organizações, à medida que as empresas atualizam seus processos e sistemas legados para novas tecnologias de nuvem.
Esses novos aplicativos de software ajudam a automatizar processos manuais, impulsionar a inovação e possibilitar eficiência e produtividade dos colaboradores.
A capacidade de sua força de trabalho de adotar novos sistemas ou tecnologia projetada para torná-los mais eficientes é chamada de destreza digital.
Embora a transformação digital não seja responsabilidade exclusiva de um departamento específico, o ônus de criar conteúdo de treinamento de integração, requalificação e qualificação de aplicativos e cursos para desenvolver habilidades de destreza digital recai sobre os departamentos de RH e T&D.
Solução
Construir destreza digital é a apólice de seguro de uma organização para obter ROI com tecnologias digitais.
Sem os conjuntos de habilidades para utilizar os aplicativos de software adequadamente, os investimentos em tecnologia não apenas irão falhar em encontrar o ROI, mas também enfrentarão outras repercussões graves como dados sujos ou imprecisos, não cumprimento das leis de conformidade, falha no cumprimento das metas, etc.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para melhorar a destreza digital em seu local de trabalho:
- Crie uma estratégia de adoção digital mais ampla que forneça uma estrutura para impulsionar a adoção em todo o ciclo de vida da transformação digital, desde a pesquisa de aplicativos, implementação e treinamento do usuário final;
- Identifique as tecnologias que sua empresa planeja adotar. Em seguida, avalie como essas tecnologias afetarão sua organização e os processos existentes e quais novas habilidades seus colaboradores precisam aprender para permanecer relevantes;
- Comunique-se em excesso e colete feedback dos funcionários para entender suas diversas necessidades. Em seguida, segmente os funcionários possibilitando oferecer programas personalizados de desenvolvimento de destreza digital, adequados para esses grupos bem definidos;
- Adote uma abordagem evoluída para integração de software usando uma plataforma de adoção digital para capacitar seus colaboradores com orientação no aplicativo e suporte sob demanda – tudo no fluxo de trabalho;
- Concentre-se no treinamento contínuo de qualificação e requalificação centrado no aluno;
- Além de treinar seus funcionários, capacite os líderes de negócios e os chefes de função a entender as tecnologias emergentes que estão surgindo em seu setor;
Gerenciando a diversidade
A globalização está afetando todos os negócios em todas as partes do mundo. Isso torna a diversidade um tema recorrente em recursos humanos.
A diversidade vem com seus próprios desafios de RH, como gerenciar diversas culturas em uma equipe local ou atender aos requisitos e experiência de colaboradores de diferentes idades, gêneros, nacionalidades ou etnias.
Solução
Comece avaliando o estado do D&I em seu local de trabalho e estabeleça metas claras para a expansão da diversidade.
As equipes de RH também devem comunicar a importância e os benefícios das iniciativas de diversidade aos colaboradores, propagando a ideia.
As atividades de formação de equipes também são eficazes para integrar colaboradores de diferentes culturas e uni-los em direção a objetivos de negócios comuns.
Engajamento dos colaboradores
O engajamento dos funcionários é uma preocupação constante dos profissionais de RH, pois manter os funcionários envolvidos é fundamental para o sucesso de um negócio.
Quando os colaboradores consideram seus trabalhos desafiadores, envolventes e gratificantes, é mais provável que permaneçam na empresa por mais tempo.
Por outro lado, funcionários desengajados que estão insatisfeitos com suas funções e se sentem desconectados de suas atividades, podem causar problemas significativos no local de trabalho.
Eles não apenas apresentam baixo desempenho, mas também criam atrito para os de alto desempenho.
Solução
O envolvimento dos colaboradores é construído por meio de comunicação e comprometimento bidirecionais.
Quando os funcionários sentem que sua voz é ouvida, suas opiniões são valorizadas e são uma parte essencial do crescimento da empresa, é mais provável que eles se envolvam.
Aqui estão algumas etapas acionáveis que você pode utilizar para melhorar o engajamento dos funcionários:
- Crie uma experiência de integração envolvente;
- Mostre reconhecimento e apreciação;
- Tenha uma comunicação eficaz e aberta;
- Priorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Crie um ciclo de feedback contínuo;
- Invista no desenvolvimento dos colaboradores;
- Evite o microgerenciamento.
Retenção de funcionários
Um funcionário saindo para ingressar em outra organização que considera mais adequada não é um cenário agradável para nenhum empregador.
E a situação piora quando funcionários com habilidades críticas decidem sair.
Além de custar ao empregador quase o dobro do salário para substituí-lo, a saída de um funcionário traz outros desafios, incluindo tempo e dinheiro gastos no treinamento de novos contratados, baixa produtividade no trabalho e moral negativa.
Para combater isso, as equipes de RH devem tentar reter a força de trabalho atual, ou correr o risco de perdê-la para um mercado de talentos altamente competitivo.
Solução
O primeiro passo para melhorar a retenção dos colaboradores é descobrir por que eles estão saindo.
As entrevistas de desligamento podem fornecer informações sobre os motivos da saída e o uso desse conhecimento pode ajudar os profissionais de RH a desenvolver planos para abordar os fatores que impulsionam a rotatividade.
Algumas outras estratégias para aumentar a retenção, incluem:
- Oferecer horários de trabalho flexíveis para que mantenham um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional;
- Oferecer programas de bem-estar;
- Fornecer um plano de desenvolvimento claramente definido para o avanço;
- Fornecer feedback positivo com frequência para manter os colaboradores motivados;
- Ter uma linha de comunicação aberta e saudável, onde eles não hesitam em entrar em contato com qualquer ideia ou preocupação;
- Investir em processos de integração inteligentes.
Os profissionais de RH estão redefinindo o trabalho, redefinindo como trabalhamos e colocando as pessoas no centro de tudo.
Ao enfrentar os desafios de RH em sua organização, considere como você está preparando o terreno para o futuro de sua empresa e possibilitando o sucesso de sua força de trabalho.
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