Demissão Silenciosa: Fazendo o Mínimo Para Manter o Emprego

A demissão silenciosa é a última palavra da moda no local de trabalho.

A pandemia do COVID-19 não apenas interrompeu a vida de todos com restrições e bloqueios, como também fez algumas pessoas repensarem suas escolhas de carreira e postura em relação ao trabalho.

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O que é demissão silenciosa?

Demissão silenciosa, ou “quiet quitting”, é um termo relativamente novo, mas não um conceito novo.

A frase, que ganhou popularidade no TikTok, refere-se a um fenômeno quando funcionários se sentem sobrecarregados e deixam de ir além, fazendo o mínimo necessário para permanecer no trabalho.

Esses membros da equipe podem estar em processo de procura de emprego ou podem não ter intenção de sair, mas não têm mais motivação para superar as expectativas.

A demissão silenciosa é uma forma de afastamento do funcionário, uma revolta contra o equilíbrio desigual entre vida profissional e pessoal e uma forma sutil de descumprimento.

Enquanto o funcionário ainda está cumprindo as responsabilidades do trabalho e não é necessariamente insubordinado, ele resiste a novas responsabilidades e geralmente emprega métodos para evitar esforço extra além da descrição padrão do trabalho.

Por exemplo, esses funcionários podem recusar novos projetos, parar de se voluntariar para tarefas, aceitar apenas tarefas fáceis ou alegar que estão muito ocupados para ajudar colegas de trabalho ou suas lideranças.

Essa tendência é preocupante porque sinaliza uma desconexão entre o empregador e o empregado em relação às expectativas.

A raiz do problema não é que o funcionário se recuse a fazer mais trabalho do que o necessário.

Em vez disso, o funcionário não confia em seu empregador para moderar sua carga de trabalho ou recompensá-lo adequadamente por seus esforços.

Causas da desistência silenciosa

As pessoas estão sendo mais proativas com seu bem-estar e isso é bom.

Mas, ao mesmo tempo, a demissão silenciosa demonstra uma incompatibilidade em relação às expectativas do empregador e do empregado.

Alguns dos principais fatores que levam os funcionários a terem essa atitude, são:

Excesso de carga de trabalho

Uma reclamação comum das demissões silenciosas é “fazer o trabalho de 2 a 3 funcionários”.

Muitas vezes, esse aumento da carga de trabalho é resultado da rotatividade de pessoal.

Quando um funcionário sai, outros membros da equipe assumem as atividades até que um novo contratado chegue, em vez de o gerente reduzir a carga de trabalho.

Os funcionários podem ficar exaustos e frustrados quando há uma longa espera por um membro substituto da equipe ou rotatividade frequente.

Esse excesso de trabalho também pode resultar de um funcionário assumindo a folga de outros membros da equipe e da falta de responsabilidade dentro do grupo.

Uma atmosfera excessivamente competitiva também pode criar essas condições.

Os funcionários podem sentir a necessidade de fazer um trabalho extra para acompanhar os colegas ou para provar seu valor.

Em muitos casos, as conversas sobre cargas de trabalho são unidirecionais, com o empregador ditando as expectativas sem espaço para o funcionário expressar suas preocupações ou negociar limites.

Seja qual for o motivo, o resultado é que os funcionários têm mais trabalho do que podem lidar a longo prazo, sem um fim claro para o esforço e sem meios de reduzir a carga de trabalho.

Compensação ruim

Outro argumento é “fazer apenas o trabalho pelo qual você é pago”. Muitos desses funcionários acreditam que trabalham demais e ganham pouco.

A verdadeira raiz do problema é que os funcionários se sentem recompensados ​​indevidamente pela quantidade de esforço despendido. Em troca, os funcionários reduzem esse esforço.

Frequentemente, esses membros da equipe pediram uma remuneração melhor e foram rejeitados ou manipulados, ou têm motivos para acreditar que o empregador não será receptivo a esses pedidos.

Dinheiro à parte, na verdade é uma questão de respeito.

Ao não serem premiados por trabalho extra, os funcionários sentem que o empregador não valoriza corretamente o sacrifício e o esforço do funcionário. Como resultado, os funcionários se sentem explorados.

Vale ressaltar que essa remuneração pode ser superior ao salário.

Por exemplo, além de um aumento de salário imediato, o empregador pode oferecer uma garantia de promoção com um cronograma claro para aumento de remuneração.

O empregador também pode oferecer outros benefícios como dias extras de folga, refeições gratuitas e autonomia para escolher projetos.

Limites não respeitados

A demissão silenciosa às vezes é uma reação ao equilíbrio ruim entre vida profissional e pessoal e um desrespeito aos limites do trabalho.

Talvez colegas ou lideranças constantemente liguem ou enviem e-mails após o expediente e esperam que o funcionário responda.

Essa reação resulta de práticas repetidas, não de uma eventual emergência de trabalho.

Funcionários que sentem que a empresa não irá respeitar e proteger seu tempo pessoal recorrem a extremos e impõem esses limites.

Falta de suporte das lideranças

Os funcionários geralmente são capazes e dispostos a suportar condições de trabalho difíceis quando sabem que a liderança está do seu lado.

Um líder atencioso pode ajudar muito a manter os funcionários motivados.

Mas quando os funcionários sentem que seus líderes não podem ou não querem apoiá-los, esses trabalhadores colocam barreiras na execução de suas atividades.

Esses gerentes não são necessariamente chefes ruins, mas podem ser inconscientes, sobrecarregados ou ineficazes em aliviar o fardo dos colaboradores.

Em muitos casos, os funcionários expressam suas preocupações e pedem ajuda, mas os líderes agem muito devagar ou nunca agem.

Frequentemente, em vez de simpatizar com as dificuldades dos funcionários ou oferecer soluções, os líderes simplesmente pressionam os trabalhadores a seguir em frente.

Nesse caso, os funcionários resolvem o problema do seu próprio jeito.

Sinais de demissão silenciosa

Esse fenômeno pode prejudicar a relação gerente-funcionário, causar ou aprofundar a insatisfação no membro da equipe, criar conflitos e um ambiente de trabalho tóxico para outros funcionários.

Portanto, é de interesse dos gestores reconhecer e corrigir o problema o mais rápido possível.

Aqui estão alguns sinais de alerta para uma desistência silenciosa:

Diminuição da produtividade

Uma diminuição na produtividade é um dos maiores sinais de abandono silencioso. Funcionários altamente comprometidos de repente se tornam funcionários medianos e a produção cai.

O funcionário para de se esforçar assim que atinge as métricas ou cotas mensais ou o funcionário para de falar nas reuniões, a menos que seja abordado diretamente.

Fazer uma pausa com certeza é saudável e dar 110% constantemente pode levar ao esgotamento.

No entanto, os gestores devem observar e monitorar esse tipo de mudança de desempenho, pois pode ser um indicativo do início da demissão silenciosa ou da presença de outro problema.

Retrocesso

Um funcionário normalmente cooperativo que se torna argumentativo é um sinal claro de problemas.

Às vezes, um desistente silencioso pode argumentar como um meio de protelar ou evitar o trabalho.

No entanto, um funcionário participativo que de repente fica em silêncio pode ser um sinal de descompromisso.

Da mesma forma, um funcionário que uma vez compartilhou críticas respeitosas e construtivas de repente não tem opinião, pode sinalizar sentimentos de desamparo e desistência.

Para de se voluntariar ou tomar iniciativa

Seu funcionário vinha até você com novas ideias. Ele era proativo na solução de problemas e discutia maneiras melhores de fazer as coisas. Ajudava e contribuía durante as reuniões.

Quando você pedia que as pessoas realizassem tarefas extras, a mão do seu funcionário era a primeira a levantar.

Agora, esse funcionário apenas segue instruções e não toma mais iniciativa. Talvez ele também não queira ingressar em novos projetos.

Você tem que ir até ele. Ele não se aproxima mais de você.

Essa mudança de comportamento é digna de nota, pois pode significar uma mudança de humor, atitude e satisfação no trabalho.

Evitação e distância

Os desistentes silenciosos tendem a ser avessos ao conflito ou podem simplesmente estar cansados ​​do conflito.

Responder a e-mails de trabalho ou mensagens instantâneas horas ou dias depois se torna uma norma.

O funcionário falta às reuniões e não procura saber o que perdeu. Em um ambiente de trabalho remoto, ele define seu status constantemente como “indisponível”.

Esse membro da equipe também pode se tornar socialmente distante. Por exemplo, o funcionário pode evitar espaços comuns ou reuniões de equipe e manter conversas curtas e cautelosas.

Você também pode notar mudanças no atendimento. O funcionário pode tirar mais folgas e licença médica, especialmente durante os horários de trabalho ou momentos críticos da empresa.

Os funcionários têm direito ao seu tempo pessoal, mas o extremo pode sinalizar uma questão mais profunda.

Efeitos da desistência silenciosa

A demissão silenciosa pode afetar o funcionário, seus colegas de trabalho e seu empregador.

Conheça algumas consequências da desistência silenciosa:

Desengajamento e insatisfação

O desengajamento e a insatisfação são os principais resultados da demissão silenciosa.

O funcionário marca presença e coopera, mas não consegue encontrar muito significado no trabalho e sente apatia.

Essa abordagem não é uma maneira ideal de trabalhar. Embora o trabalho não deva ser o único fator na vida de um funcionário, a satisfação é importante.

Gastando em média 40 horas por semana e aproximadamente um terço de suas vidas no trabalho, todo colaborador merece sentir que esse tempo é mais do que apenas uma forma de pagar as contas.

Embora recusar-se a ficar obcecado com o trabalho possa tornar os funcionários mais felizes do que a agitação e o estresse constantes, encontrar o verdadeiro equilíbrio e satisfação tornaria esses profissionais mais felizes.

Crescimento de carreira comprometido

Assumir novos desafios e responsabilidades é essencial para o crescimento na carreira.

No entanto, os funcionários que se recusam a expandir seus horizontes, assumir novas tarefas e deveres geralmente prejudicam suas perspectivas de carreira a longo prazo.

Esses contratempos vão além de deixar o empregador insatisfeito e não conseguir promoções.

Ao rejeitar novas experiências e oportunidades em seus locais de trabalho atuais, os funcionários podem sabotar seu crescimento pessoal e perder a chance de se tornarem mais comercializáveis ​​em seus setores.

Conflito entre equipes

Os adeptos da demissão silenciosa tendem a ter menos espírito de equipe do que antes e priorizar o interesse próprio, o que pode causar atrito com colegas que investem no trabalho em equipe e na missão da empresa.

A atitude pode causar divisão entre as equipes, e um problema com um funcionário pode rapidamente se tornar um problema para todos os funcionários.

Os membros da equipe podem se sentir abandonados ou como se seu colega de trabalho não se importasse com eles.

O trabalho extra pode recair sobre o resto da equipe. Essas condições podem levar à agressividade passiva ou confronto direto.

Nenhum dos resultados é ideal, pois a confiança e a confiabilidade são essenciais para o trabalho em equipe.

Moral baixo no local de trabalho

O moral baixo de um funcionário pode se espalhar e afetar o humor e o desempenho dos colegas de trabalho.

É verdade que a demissão silenciosa costuma ser um sintoma de um sistema disfuncional, e um único funcionário não é o único culpado pela desmotivação em massa.

No entanto, a atitude é contagiosa e um funcionário insatisfeito ou apático pode prejudicar os colegas, especialmente se eles forem altamente empáticos.

A maioria das pessoas prefere trabalhar com colegas apaixonados e felizes quando possível, e um membro da equipe insatisfeito pode afetar as perspectivas e experiências do resto do grupo.

Boas práticas para evitar a demissão silenciosa

A demissão silenciosa pode ser difícil de detectar porque alguns sinais de alerta, como absenteísmo, baixo humor e moral e mudanças no desempenho do trabalho, podem ser não intencionais ou sinais de outros motivos.

Mas se for constatada, algumas ações podem ser colocadas em prática, evitando que o problema se alastre.

Tenha uma conversa aberta e honesta com o funcionário

A maneira mais eficaz de lidar com a demissão silenciosa é ter uma conversa aberta e honesta com os funcionários.

Para que o funcionário se sinta à vontade e seja honesto, você deve esclarecer que essa conversa não é uma punição.

Cumpra suas promessas

O acompanhamento é fundamental ao abordar a demissão silenciosa. Promessas vazias não resolverão seus problemas de desengajamento.

Você deve agir de boa fé e tomar medidas visíveis para solucionar as questões.

Isso mostra aos funcionários que você é sério, sincero e solidário, restaurando a fé e a ética de trabalho dos colaboradores.

Observe e espere

É importante entender que você pode não ser capaz de reverter a demissão silenciosa da noite para o dia.

Leva um certo tempo para os funcionários reconstruírem a confiança em você e no local de trabalho.

Incentivá-los a retornar imediatamente ao seu estado anterior de envolvimento pode fazer com que a equipe se desligue ainda mais.

Embora você não deva atrasar a ação, não espere resultados instantâneos.

Em vez disso, seja paciente, continue monitorando a situação, procure pequenos sinais de encorajamento e mantenha o foco em seu próprio desempenho, em vez de tentar apressar os resultados.

Realize uma entrevista de desligamento

Às vezes, é tarde demais para evitar a demissão silenciosa e o funcionário efetivamente se demite.

Mesmo assim, vale a pena tentar melhorar o ambiente de trabalho para que você possa reter os colaboradores atuais e futuros.

Você pode realizar uma entrevista de desligamento com o funcionário que está saindo para identificar as causas específicas da queda de motivação e obter insights para melhorias.

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