Os programas tradicionais de desenvolvimento de funcionários geralmente acontecem assim: o aprimoramento intermitente faz com que os colaboradores tenham um desempenho superior por um certo período de tempo.
Eles recebem um aumento ou uma promoção e, eventualmente, voltam ao mesmo ponto.
O resultado? O crescimento fica estagnado, tanto para o funcionário quanto para a empresa como um todo. Então, o ciclo se repete.
Estratégias tradicionais ou esporádicas de desenvolvimento de funcionários podem ser benéficas, mas apenas se você estiver tentando atingir metas de curto prazo.
Geralmente, isso faz muito pouco para ajudar a acelerar seus negócios a longo prazo ou preparar sua força de trabalho para o futuro.
Em vez disso, as organizações devem considerar o foco no desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Essa abordagem para o avanço da força de trabalho nunca para de levar a meta adiante.
O objetivo não é apenas ter funcionários mais produtivos e com melhor desempenho, mas também promover o crescimento de longo prazo de toda a empresa, facilitando uma cultura de aprendizado.
Veja neste artigo como você pode promover o desenvolvimento contínuo para equipar sua força de trabalho com as habilidades necessárias e atingir o sucesso a longo prazo.
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O que é desenvolvimento de colaboradores?
Desenvolvimento de colaboradores é o processo de apoiar e investir nas habilidades atuais de um funcionário, bem como ajudá-lo a adquirir novas para preencher necessidades emergentes dentro da organização.
O desenvolvimento eficaz alinha os objetivos de negócios com os objetivos pessoais dos membros de sua equipe.
O desenvolvimento contínuo dos funcionários é o que acontece quando o crescimento e a melhoria individual nunca param.
Não é um processo que termina quando o colaborador recebe um aumento ou promoção.
Ele está enraizado na cultura da organização e desempenha um papel único na carreira interna de cada funcionário.
Estratégias de crescimento e desenvolvimento contínuo de funcionários
As táticas mais eficazes de crescimento contínuo dependerão das necessidades e objetivos individuais do seu negócio.
No entanto, existem algumas estratégias aplicáveis a qualquer tipo de organização, como por exemplo:
Fornecer oportunidades alcançáveis para o desenvolvimento contínuo
Tenha um programa abrangente de integração
Equipar os funcionários com o conhecimento e a experiência de que precisam desde o início lhes dá confiança e um sentimento de pertencimento a sua empresa.
Apoie a educação continuada
Em uma pesquisa recente, 96% dos líderes concordaram que os programas de educação da força de trabalho são essenciais para impulsionar o crescimento dos negócios a longo prazo.
Investir em um programa de educação pode fornecer a seus funcionários as oportunidades contínuas de aprendizado e desenvolvimento de que precisam, além de apoiar os objetivos maiores da empresa.
Trace um caminho claro para o avanço
Ter um plano de desenvolvimento de funcionários com etapas tangíveis ajudará a construir um pipeline interno qualificado de talentos.
Além disso, a oportunidade de mobilidade ascendente é um motivador significativo para os funcionários.
Reconheça um grande trabalho
Mostre a seus colaboradores que você reconhece seu trabalho e aprecia suas contribuições.
Isso pode ser aumento de responsabilidades, salários mais altos, elogios ou uma promoção.
Enfatize as habilidades sociais e a colaboração como oportunidades
Promova uma cultura positiva de trabalho em equipe
Ao invés de incentivar a competição, procure desenvolver a inteligência emocional, a empatia e a curiosidade.
Dessa forma, os funcionários buscarão a excelência do grupo em vez da realização estritamente pessoal.
Reconheça a importância das soft skills
As habilidades de gerenciamento de tempo e liderança são tão importantes quanto o conhecimento técnico.
Habilidades sociais cultivadas são a chave para melhorar a produtividade e o desempenho, bem como o potencial de avanço.
Incentive a colaboração e a comunicação entre níveis
Uma melhor conexão entre colaboradores em diferentes níveis e departamentos promove um senso individual de importância e eficácia.
Isso faz com que os funcionários se identifiquem e se preocupem mais com sua empresa.
Incentive o desenvolvimento pessoal fora do trabalho
Ofereça flexibilidade para prosseguir a educação
Forneça aos funcionários o suporte e a flexibilidade de que precisam para buscar o ensino superior, certificações ou outros meios educacionais de autoaperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades.
Promova um equilíbrio positivo entre trabalho e vida pessoal
Reduzir o estresse e ter a capacidade de “deixar o trabalho no trabalho” ajuda os funcionários a ter um melhor desempenho.
Se for viável, ofereça benefícios gerais de bem-estar que ajudem a apoiar os colaboradores em momentos difíceis para que possam encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
Forneça feedback contínuo, revisões e recursos para impulsionar o crescimento
Agende check-ins frequentes
Faça revisões de desempenho e reuniões regulares para dar feedback construtivo, verificar o progresso e oferecer elogios.
Certifique-se de perguntar aos funcionários quais recursos eles precisam para alcançar seus objetivos e ofereça esses recursos livremente.
Peça feedback
Cultive um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam à vontade para compartilhar feedback sobre gestão, cultura da empresa e outros aspectos-chave de sua experiência de trabalho.
O desenvolvimento contínuo é uma via de mão dupla que requer esforço de ambas as partes.
Certas métodos, como integração ou promoções, só podem ser empregados durante momentos específicos.
Isso significa que é importante aproveitar uma combinação de técnicas de desenvolvimento únicas e contínuas ao longo da jornada de carreira de um colaborador para oferecer uma experiência abrangente.
Outras práticas eficazes incluem:
Personalize as opções de desenvolvimento profissional
O aprendizado e o crescimento profissional são primordiais para o sucesso na carreira dos funcionários e para os lucros da empresa.
Criar um caminho de sucesso simples para os colaboradores começa com a oferta de desenvolvimento profissional personalizado, onde os colaboradores podem escolher individualmente o que procuram.
É importante fornecer oportunidades de crescimento que sejam fáceis de acessar e escaláveis em toda a sua organização.
Adicione o desenvolvimento profissional como um benefício do funcionário para aumentar o engajamento e a retenção.
Se você puder manter toda a equipe crescendo e pensando em seu desenvolvimento, isso levará a uma cultura de alto desempenho, trazendo impactos duradouros na receita e nos ganhos.
Envolva os funcionários na definição de metas
Em vez de fazer com que a liderança defina metas de desenvolvimento para os funcionários, adote uma abordagem colaborativa para o estabelecimento dessas metas.
As lideranças podem compartilhar as metas gerais do departamento e orientar os colaboradores a refletir sobre seu próprio trabalho.
Eles estão sendo desafiados?
Eles estão prontos para assumir um tipo de projeto novo ou diferente?
Em que áreas eles acham que precisam melhorar?
E como você pode ajudá-los a fazer isso?
Forneça uma rotação de trabalho
Outro tipo mais imersivo de desenvolvimento de funcionários é a rotação de cargos.
Durante uma rotação de trabalho, um funcionário se move por diferentes funções dentro da organização.
Por exemplo, um funcionário que trabalha no departamento de tecnologia da informação pode alternar para o departamento de recursos humanos por um período de tempo.
Durante o rodízio, o funcionário realiza as tarefas de sua nova função temporária como se fosse seu trabalho.
Eles completam todas as tarefas e atividades dessa função, têm os mesmos KPIs e metas de desempenho que outros nessa função e podem até se reportar a um novo gerente.
Rotações de trabalho podem ser definidas por qualquer período de tempo, mas de seis meses meses a um ano, por exemplo, ajudará os funcionários a extrair o máximo valor dessa oportunidade de desenvolvimento.
Desenvolvimento de liderança acelerado
Você sabe de onde virá a próxima geração de líderes da sua organização?
Um programa interno de desenvolvimento de liderança pode ajudá-lo a aumentar a força do banco de talentos para que você possa promover seus colaboradores com mais frequência.
Como ser um ótimo funcionário não significa necessariamente que alguém esteja preparado para assumir um papel de liderança, considere ajudá-lo a se preparar.
Ao implementar um programa acelerado de desenvolvimento de liderança, você pode preparar membros da equipe de alto potencial para assumir posições de liderança assim que as oportunidades surgirem.
Impacto positivo do desenvolvimento contínuo dos funcionários
Ter um processo de desenvolvimento contínuo irá impulsionar a melhoria do indivíduo e da organização de várias maneiras, como:
Promove uma cultura de trabalho em equipe e colaboração
Embora o aprendizado e o desenvolvimento de carreira sejam altamente pessoais, também podem ser um esporte de equipe.
Quando você integra o aprendizado à cultura de sua empresa, pode ajudar a promover um ambiente de trabalho que terá como hábito compartilhar conhecimento e colaboração, entre diferentes equipes e níveis.
Prepara os trabalhadores para mudanças no mercado
Da automação à inteligência artificial, muitas empresas estão em crise com essas rápidas mudanças na tecnologia.
Ao se concentrar no desenvolvimento contínuo, sua organização estará adotando uma abordagem proativa para o desenvolvimento de habilidades e irá fornecer aos membros de sua equipe o conhecimento necessário para acompanhar essas mudanças.
Previne a escassez de habilidades
Segundo estudos, 75% dos profissionais de RH que têm dificuldades de recrutamento dizem que há falta de competências nos candidatos a vagas de emprego.
Ao investir no desenvolvimento de seus próprios funcionários, você pode lidar com a escassez de habilidades treinando sua força de trabalho para atender às necessidades futuras da empresa.
Aumenta a motivação e o moral dos funcionários
A motivação dos funcionários é vital para a produtividade.
Quando você investe no desenvolvimento de seus colaboradores, eles sabem que terão um retorno significativo: irão adquirir novas habilidades e serão mais competitivos no mercado, levando à progressão na carreira, tanto na questão profissional quanto financeira.
A conscientização do interesse da empresa no desenvolvimento dos funcionários proporciona um ambiente de bem-estar e moral elevados.
Reduz a rotatividade
Qualquer profissional de RH conhece essa fórmula: falta de investimento no desenvolvimento dos colaboradores = rotatividade.
Afinal, o mercado para funcionários com altas habilidades é muito competitivo.
Investir no desenvolvimento é uma das melhores estratégias para reduzir a rotatividade.
De fato, 40% dos trabalhadores com treinamento ruim deixarão a empresa no primeiro ano, enquanto 93% deles permaneceriam em uma empresa por mais tempo, se investisse em suas carreiras.
Quando as empresas mostram um compromisso com seus colaboradores e apoiam o crescimento de cada indivíduo, eles confiam que pertencem e são valorizados em seu espaço de trabalho.
Quanto mais valorizados os funcionários se sentem, menos provável que procurarem oportunidades externas.
Aumenta a produtividade
Comprovadamente, a produtividade e também a lealdade é maior nas empresas que investem no crescimento de sua força de trabalho.
Principalmente os funcionários mais jovens valorizam as oportunidades de desenvolvimento, citando isso como uma das principais características de empregadores mais procurados.
Em outras palavras, seus funcionários serão mais dedicados se souberem que serão recompensados com a oportunidade de aprender e avançar profissionalmente.
O papel das lideranças no desenvolvimento dos colaboradores
Os líderes são fundamentais neste processo. Atrair, desenvolver e reter talentos não é trabalho apenas do RH.
Você, como líder, tem um papel central para garantir que as pessoas certas façam o trabalho certo e tenham as melhores experiências.
Se você deseja ser conhecido como um cultivador de talentos em sua organização, temos esta lista de verificação. Confira!
Assuma a responsabilidade de desenvolver seus funcionários
Trata-se de se concentrar em sua equipe atual e seu escopo de trabalho. Faça do desenvolvimento de seus colaboradores uma parte essencial das suas funções.
Delegue mais. Isso mostra confiança em sua equipe e ajuda a aumentar as habilidades de seus subordinados diretos.
Procure maneiras de apoiar os funcionários em seus esforços para aprender e experimentar coisas novas.
Mantenha os funcionários responsáveis por seu próprio desenvolvimento e considere também se você tem o que é preciso para treinar seu pessoal.
Desenvolver talentos significa olhar além de sua equipe ou função para considerar as maiores necessidades e oportunidades.
Assuma a propriedade dos processos de gestão de talentos, trabalhando com os líderes de RH para garantir que o desenvolvimento adequado esteja disponível.
Invista seu tempo e energia no desenvolvimento de futuros líderes para a organização, preparando sucessores que possam assumir seu trabalho.
Importe e exporte funcionários talentosos de outras partes da organização.
Use experiências de trabalho para desenvolver os funcionários
Aprender com a experiência é a principal maneira pela qual as pessoas desenvolvem as habilidades, comportamentos e perspectivas de que precisam para serem eficazes no trabalho.
Trata-se de identificar e fornecer funções, tarefas ou atribuições que podem adicionar melhorias à experiência de um funcionário.
Certifique-se de que os planos de desenvolvimento vão além dos programas formais para incluir o aprendizado no trabalho.
Faça questão de identificar atribuições de extensão para cada um de seus subordinados diretos.
Dê atribuições ou experiências para ajudá-los a desenvolver competências específicas.
Você também pode criar novas funções ou responsabilidades para fornecer ao funcionário a experiência necessária.
Considere as oportunidades de desenvolvimento que uma tarefa específica pode fornecer ao tomar decisões sobre como contratar projetos-chave.
Procure apoiar os funcionários que buscam experiências de crescimento fora do local de trabalho, como cursos ou trabalhos comunitários.
Apoie o aprendizado com a experiência
Ajude os funcionários a aprender o que eles precisam aprender, definindo metas e avaliando o progresso em direção ao aprendizado, fornecendo feedback de desenvolvimento.
Converse sobre o que eles estão aprendendo com suas experiências.
Seus funcionários precisam ser donos de seu aprendizado e de sua carreira, mas sua capacidade de cultivar talentos pode ter um grande impacto neles, bem como em sua própria reputação e eficácia como líder.
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