A felicidade dos funcionários agora se tornou uma tendência no local de trabalho. Já se foram os dias em que os colaboradores não queriam nada além de segurança no emprego e um salário fixo.
O local de trabalho mudou drasticamente, assim como os indivíduos dentro do local de trabalho.
De acordo com um artigo da revista Forbes, os funcionários buscam três qualidades essenciais: realização, engajamento e empoderamento.
Oitenta e sete por cento dos quase 7.000 funcionários pesquisados acreditavam que uma empresa precisa de alguém com cargo em tempo integral para supervisionar seu bem-estar.
Quase 70% dos envolvidos na pesquisa disseram que um ambiente de trabalho positivo também deve promover a felicidade no trabalho.
Aqui entra o papel de um Chief Happiness Officer. De fato, em algumas empresas, o cargo mais significativo não é mais o CEO ou CTO, mas sim o CHO: Chief Happiness Officer.
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Quem é o Chief Happiness Officer?
A primeira função de Chief Happiness Officer (CHO), ou Diretor de Felicidade, foi introduzida no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
É, sem dúvida, muito mais do que um título de trabalho interessante. Ele tem encantado cada vez mais start-ups e grandes empresas hoje.
O Chief Happiness Officer é alguém que pode intervir tanto no RH quanto nas comunicações internas de uma organização.
O papel de um CHO pode ser um cargo autônomo, encarregado de tudo, desde o rastreamento de atitudes, experiências, pontos de vista e engajamento até o aprimoramento ou a revisão da cultura da empresa.
No entanto, especialistas ressaltam que para ser eficiente e bem-sucedido em afetar a cultura e o engajamento dos funcionários, qualquer CHO deve ter o apoio da alta administração.
A empresa americana Zappos paga US$ 2.000 para funcionários se demitirem, caso sintam que não estão alinhados com a cultura.
Outros empregadores, incluindo Amazon e Netflix, estão seguindo o exemplo. Essa prática chama-se Pay to Quit e seu objetivo é garantir que os funcionários estejam satisfeitos com seus empregadores e em seu trabalho.
Assim, podemos dizer que a felicidade dos funcionários é uma prática crucial utilizada pelas organizações para manter uma força de trabalho ativa.
Embora sua empresa possa não ter uma política de pagamento para sair, é necessário manter o envolvimento dos funcionários como a principal consideração.
É certo que lhe dará uma vantagem competitiva na contratação e no desempenho dos negócios.
Hoje, medir o engajamento é relativamente fácil de fazer. Temos várias maneiras de pesquisar os funcionários.
Podemos obter rapidamente as informações necessárias sobre o que é certo e errado em nossa cultura de trabalho. Mas mudar o engajamento e aprimorá-lo é outra coisa.
É aí que entra o papel de quem inicia mudanças na cultura e no progresso. E ninguém pode fazer isso melhor do que um Chief Happiness Officer.
As empresas que têm esta posição claramente consideram o trabalho e o emprego como fonte de satisfação pessoal.
Embora essa responsabilidade recaia sobre os ombros do CHO, ele nunca trabalha sozinho. Cabe a cada membro da empresa, desde o conselho de administração até os funcionários individualmente, fazer um esforço e participar ativamente na criação de uma empresa feliz.
O Chief Happiness Officer é um novo cargo?
Na realidade, um Chief Happiness Officer é um profissional de RH especialmente treinado. É alguém que acredita que funcionários felizes são funcionários melhores.
Para promover um ambiente de trabalho feliz, um CHO deve reconhecer algumas qualidades fundamentais para compartilhar com os colaboradores.
A felicidade e o engajamento precisam ser uma ideologia central da empresa e a função de CHO é crucial para apoiar os processos de tomada de decisão gerencial.
Isso permite reproduzir como os movimentos e as atividades implementadas são aceitas pelos colaboradores, dando a chance de ouvir sobre quaisquer preocupações pessoais ou de equipe, funcionando como um amortecedor.
Trabalhar em estreita colaboração com o departamento de RH é natural para um Chief Happiness Officer.
Aqui está um resumo de algumas funções que o CHO pode assumir:
- Analisar dados e fazer recomendações para melhorar as práticas da empresa para os colaboradores;
- Envolver a empresa na concepção e desenvolvimento de programas de funcionários;
- Revisar as políticas da empresa para garantir que esteja cumprindo seus valores internos;
- Promover e motivar os melhores colaboradores;
- Ouvir cada funcionário para descobrir com o que está insatisfeito no momento e buscar maneiras de fazê-lo feliz;
- Proporcionar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal aos funcionários;
- Estabelecer uma atmosfera divertida e criativa no local de trabalho;
- Descrever as metas e objetivos da empresa, selecionar metas de desempenho e acompanhar o desempenho da empresa com os indicadores-chave de felicidade.
Um Chief Happiness Officer deve fazer parte de uma cultura que incentiva e recompensa a colaboração.
Você pode criar um ambiente de trabalho feliz tanto quanto pode criar uma empresa feliz.
Muitas vezes, o contexto para atingir as metas é invisível para os funcionários, e é por isso que eles não conseguem ver os mesmos resultados.
O CHO preenche essa lacuna alinhando as expectativas dos líderes com os objetivos dos colaboradores.
Benefícios de ter um Chief Happiness Officer na sua empresa
Embora o papel de um Gerente de Felicidade ainda esteja evoluindo, está claro que ele desempenha uma função importante para ajudar as empresas a terem sucesso.
Melhorar a satisfação dos funcionários ajuda a aumentar a produtividade e reduzir a rotatividade e um Chief Happiness Officer pode desempenhar um papel vital para preencher essa lacuna.
Outros benefícios de ter um Gerente de Felicidade incluem:
Maior engajamento e produtividade dos funcionários
Um dos principais benefícios de ter um CHO é que ele pode levar a um maior envolvimento dos colaboradores.
Quando os funcionários se sentem mais conectados e mais felizes com seu trabalho, inevitavelmente os níveis de produção e engajamento aumentam.
Melhor satisfação no local de trabalho
Quando os funcionários se sentem felizes com seus empregos, é mais provável que permaneçam por mais tempo.
Isso pode levar a uma maior satisfação e à diminuição das taxas de rotatividade.
Maior criatividade e inovação
Funcionários contentes costumam ser mais criativos e inovadores.
Se o seu local de trabalho incentiva a criatividade e a inovação, ter um Chief Happiness Officer pode levar a ideias ainda melhores de sua equipe.
Melhor atendimento ao cliente
Podemos contagiar as pessoas com nosso estado de espírito, estando ele bom ou ruim.
Quando os funcionários estão satisfeitos, é mais provável que ofereçam um melhor atendimento ao cliente.
Isso ocorre porque eles estarão mais engajados com seu trabalho e com a empresa, dando o seu melhor na prática de suas funções.
Como criar o cargo de Chief Happiness Officer
Se você deseja criar essa nova função na sua empresa, há certas habilidades que são particularmente essenciais e devem ser considerados. Elas podem incluir o seguinte:
Inteligência emocional
Ter habilidades e uma sólida compreensão da inteligência emocional é fundamental para um CHO.
Como alguém que buscará deixar os outros felizes e satisfeitos no local de trabalho, a inteligência emocional permitirá que ajude a ensinar e treinar outros funcionários sobre como:
- Gerenciar melhor situações de pressão e o próprio estresse no trabalho;
- Melhorar as habilidades de comunicação e, como resultado, ter um melhor relacionamento com colegas;
- Ser mais motivado e aproveitar melhor o trabalho.
A inteligência emocional permitirá ao CHO:
- Ser um bom ouvinte e solidário;
- Ajudar a gerenciar conflitos e encontrar resultados positivos para os envolvidos;
- Estar aberto e interessado em outras pessoas.
Liderança inclusiva
Uma maneira segura de ajudar no bem-estar da equipe é melhorar a forma como os colegas incluem outras pessoas no local de trabalho.
Se você precisa encontrar maneiras inovadoras de garantir que todos se sintam incluídos ou se precisa treinar gerentes para entender adequadamente a importância da liderança inclusiva e das principais técnicas, essa é uma habilidade vital a ser considerada.
A liderança inclusiva tem como objetivo fazer com que todos os colaboradores se sintam incluídos, independentemente da idade, formação, ou qualquer outro fator, promovendo a igualdade de oportunidades no local de trabalho.
Como responsável pela felicidade, um CHO deve promover a liderança inclusiva através da formação de gestores, trazendo benefícios a todos os colaboradores.
Gerenciamento de estresse
Com essa habilidade, o Chief Happiness Officer poderá ajudar os funcionários, incluindo os gerentes, a entender as técnicas básicas para lidar melhor com o estresse no local de trabalho.
A gestão do estresse tem inúmeros benefícios, como:
- Melhora do bem-estar mental e da saúde em geral;
- Torna os colaboradores mais motivados e felizes;
- Reduz os índices de faltas e licenças;
- Reduz os erros no local de trabalho;
- Melhora o trabalho em equipe.
Gestão do tempo
Todo mundo tem as mesmas 24 horas em seus dias – o truque é usá-las de forma eficaz. Para fazer isso, as pessoas mais bem-sucedidas parecem seguir rotinas que as mantêm produtivas.
Um Diretor de Felicidade irá orientar os colaboradores a desenvolver hábitos mais produtivos e estruturados.
Isso os ajudará a se manterem focados, removendo distrações, mantendo-os em sua zona de produtividade.
Habilidades de pessoas
Um Chief Happiness Officer deve ser capaz de trabalhar com todos, desde o CEO até os estagiários.
Isso inclui ser diplomático, entender a cultura da empresa, respeitar os níveis de autoridade em um ambiente de escritório de diferentes estruturas de classificação, etc.
Também precisa de um alto nível de empatia para entender como as equipes estão se sentindo e o que eles precisam.
Comunicação
Ser um comunicador eficaz significa ser capaz de ouvir ativamente e se expressar claramente para aqueles ao seu redor.
A comunicação eficaz requer um conjunto de habilidades diversificadas que abrange tanto as dicas de comunicação verbais quanto não verbais, bem como a escuta atenta.
Na verdade, um CHO deve saber “ler nas entrelinhas”.
Habilidades para resolver problemas
A felicidade dos funcionários irá exigir altas habilidades na resolução de problemas.
Casos de disputa entre funcionários e insatisfação em determinadas áreas de trabalho podem representar sérias questões para o moral e a felicidade da força de trabalho.
Um Chief Happiness Officer deve ser capaz de identificar e resolver esses problemas, antes que eles aumentem.
O que é felicidade corporativa?
Felicidade corporativa é uma emoção, uma sensação de bem-estar que vem quando nos sentimos bem com o trabalho que fazemos, quando nos sentimos envolvidos no compromisso profissional.
Cada indivíduo é diferente, mas de modo geral, nos sentimos felizes no trabalho, quando:
- Sentimos prazer em realizar nossas tarefas;
- Nos sentimos bem sobre as pessoas com quem estamos trabalhando;
- Estamos felizes com os benefícios financeiros que obtemos do trabalho;
- Temos vontade de melhorar nossas habilidades existentes;
- Nos sentimos respeitados e reconhecidos no trabalho.
A felicidade no trabalho não é simplesmente a soma de investimento adequado e bons retornos. É mais do que isso.
Fatores individuais como traços de personalidade, níveis de percepção, estressores psicológicos e inteligência emocional influenciam o grau em que nos sentimos confortáveis em uma situação profissional.
Conforme estudos, uma empresa com funcionários felizes pode aumentar suas vendas em 37% e a produtividade em 31%.
Isso contribui diretamente para a construção de um ambiente de alto desempenho, melhorando a qualidade de vida para todas as pessoas relacionadas com o trabalho.
A importância da felicidade no trabalho
Nos últimos anos vimos mudanças drásticas ocorrerem no mercado. Agora trabalhamos em cargos que não existiam vinte anos atrás.
Quem poderia ter pensado em designações como Social Media Manager, SEO Expert, Chief Happiness Officer, Motivational Coach and Speaker, Career Counselor ou Project Coordinator nos anos 40 e 50?
Com uma gama tão ampla de tarefas complexas que temos para escolher hoje, é apenas essencial que possamos extrair a verdadeira felicidade do trabalho a que nos dedicamos.
Colaboradores felizes são duas vezes mais produtivos e têm maior probabilidade de permanecerem em seus empregos por um longo período de tempo.
Um funcionário feliz chegará ao trabalho no horário devido porque respeita sua pontualidade e realizará todas as tarefas diárias porque gosta de fazê-lo.
Ele irá trabalhar por prazer, não apenas por necessidade ou compulsão.
A felicidade multiplica o sucesso
A felicidade pode ser contagiante. Os funcionários que sentem prazer em fazer seu trabalho são um grande exemplo para outros menos motivados.
Por exemplo, quando um líder está satisfeito com sua posição e atribuições, ele pode influenciar sua equipe com mais positividade, mantendo uma grande funcionalidade no grupo.
A felicidade no local de trabalho está diretamente ligada ao aumento da produtividade e ao melhor desempenho.
A felicidade constrói a positividade
Uma mente perturbada pode ser o depósito de contemplações negativas. Quando trabalhamos por compulsão e não nos apaixonamos pela contribuição que fazemos para o sucesso da organização, nossa mente começa a se desgastar.
É fácil ficarmos estressados, perder o foco e termos pensamentos autodepreciativos.
Ao contrário, um profissional que tem fortes sentimentos positivos sobre seu trabalho será, sem dúvida, mais entusiasmado e se concentrará em seu próprio crescimento.
Em vez de se concentrar nos problemas, o foco será encontrar maneiras de resolvê-los.
A felicidade reduz o estresse
Quando os funcionários estão insatisfeitos, seu cérebro começa a se desconectar das emoções positivas e prejudica seu poder de pensamento e raciocínio criativos.
Existe uma ligação entre nossos pensamentos, sentimentos e ações. Se algum deles estiver em desequilíbrio, certamente prejudicará os outros.
Se nos sentimos felizes nas 8 horas que passamos no trabalho, isso pode melhorar notavelmente nossas respostas ao estresse e redirecionar nosso foco para os aspectos positivos da vida profissional.
Felicidade no trabalho significa uma vida saudável
Se permitirmos que o estresse e as decepções do trabalho entrem em nosso espaço pessoal, ficará mais difícil nos livrarmos deles.
Profissionais de sucesso que conseguem otimizar seu trabalho são menos propensos a sofrer de hipertensão, paradas cardíacas, abuso de substâncias e outros distúrbios relacionados ao estresse.
Quando estamos felizes internamente, ganhamos esse poder de combater doenças e a vontade de nos recuperar e voltar ao nosso melhor.
A felicidade no trabalho aumenta a simpatia
Todos nós gostamos de ficar perto de pessoas que têm uma atitude positiva e parecem satisfeitas consigo mesmas.
Em um estado de espírito feliz, as pessoas são mais inovadoras e inspiradas. Elas estão dispostas a melhorar suas habilidades existentes e contribuem para a criação de uma cultura de desempenho divertida e criativa.
Encontrar a felicidade no trabalho ajuda na construção de relacionamentos interpessoais fortes e incentiva as pessoas a trabalharem juntas para o bem-estar comum da organização.
É a espinha dorsal da inovação, lealdade, responsabilidade e sucesso.
Então, por tudo que representa o bem-estar e felicidade dos colaboradores no local de trabalho, ter um Chief Happiness Officer não é um luxo. É uma necessidade!
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