5 Tipos de Autocuidado: Descubra O Que é e Como Aplicar

Você sabe o que é o autocuidado e como praticá-lo? No mundo em que vivemos, onde o estresse é um companheiro fiel de nossos dias, é importante ter uma rotina de autocuidado.

Às vezes, obrigações no trabalho e em casa não nos permitem dedicar tempo a nós mesmos. Esse acúmulo de estresse pode ser contraproducente, pois afeta nossa saúde de várias maneiras. Está provado que o estresse é um dos principais fatores de doenças cardíacas, derrames, entre tantas outras. Por isso, parar de vez em quando, é importante e essencial.

Para algumas pessoas, desconectar-se de tudo ao seu redor é uma tarefa quase impossível. Mas tudo depende de nós mesmos e de como nos organizamos.

Às vezes, nossa mente nos faz pensar que não podemos e isso nos limita. Da mesma forma, temos a percepção de que, se não cuidarmos de todos os detalhes, como casa, trabalho, família, o mundo entrará em colapso e tudo se tornará um caos. Isso é totalmente falso.

O mundo continuará seu curso com ou sem você e não importa o quão difícil seja reconhecer esse fato. Por algumas horas que você se afasta de sua rotina diária e se dedica exclusivamente a si mesmo, o mundo não vai acabar.

Tenha isso como certeza. Além disso, sua família, colegas e amigos vão agradecer, pois você ficará muito mais relaxado e seu humor será diferente. Antes de entrarmos completamente nesta questão, saiba exatamente o que é autocuidado. Dessa forma, você terá uma ideia muito mais clara de sua importância para a saúde física, mental e emocional.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O Que É Autocuidado?

Como o próprio nome sugere, autocuidado nada mais é do que a atenção que você dedica a você mesmo. Um dos principais aspectos do autocuidado é reconhecer nossas necessidades físicas, mentais e emocionais.

Uma vez identificadas, devemos nos esforçar para que essas necessidades sejam atendidas.

Você já deve ter ouvido falar de autoestima e autoconfiança. O autocuidado está ligado a ambas, pois, se não nos amamos, não podemos dar amor aos outros. Da mesma forma, se não somos capazes de cuidar de nós mesmos, muito pouco podemos fazer pelos outros.

Para Que Serve o Autocuidado?

O autocuidado não é apenas importante, é crucial. Estamos acostumados a nos sobrecarregar de obrigações que muitas vezes consomem nossa saúde. As mulheres geralmente são mais afetadas, pois a maioria tem uma jornada dupla de trabalho: fora e dentro de casa.

Mas o autocuidado é importante para todas as pessoas, não importando o gênero, idade ou posição social. É benéfico para sua saúde física, mental e emocional e, por consequência, melhora os relacionamentos.

As pessoas que praticam o autocuidado tendem a ser muito mais produtivas e eficientes. Sem mencionar isso, ajuda a promover pensamentos positivos e a cultivar um relacionamento consigo mesmo. Isso melhora muito a auto-estima e a confiança em você. Mas como realizamos uma rotina de autocuidado?

O Que NÃO é Autocuidado?

Não é algo que nos forçamos a fazer, ou algo que fazemos sem gostar, somente por obrigação. O autocuidado é algo que nos recarrega, em vez de sugar nossas energias. Nem é um ato egoísta.

Não se trata de fazer algo por nós, pensando na opinião que as pessoas ou a sociedade têm sobre nós. Não se trata de perder os 20 quilos extras para parecer uma modelo. É sobre fazer o que é bom para você, com o corpo, mente, coração e alma que só você tem.

E, fundamentalmente, o autocuidado não é ouvir os outros, mas a si mesmo, dando uma resposta honesta e fazer o que é certo para você, no momento em que está se perguntando: “Que coisas boas posso fazer por mim”?

O Autocuidado É Uma Opção

Somente você pode decidir se cuidar. Você pode se sentir inspirado ou influenciado pelas pessoas que o amam, pelas pessoas que você segue no Instagram, pelas revistas, pelo nutricionista, pelo terapeuta, etc., mas somente você poderá dar o primeiro passo.

O autocuidado é uma questão de equilíbrio. Seja qual for a maneira como você decide se cuidar, isso não deve exigir exagero ou muito esforço. O exercício é bom para o corpo. Mas correr duas maratonas por semana não é sustentável, nem saudável.

Dedicar tempo para meditar faz bem para a alma, mas se você gastar todo o seu tempo livre meditando, outras atividades também importantes deixarão de ser feitas.

Da mesma forma, ter uma dieta saudável é bom para o nosso corpo. Mas privar-nos do prazer do chocolate ou de um sorvete ocasional pode ser frustrante.

Tipos De Autocuidado

Uma das principais desculpas que apresentamos para ignorar o autocuidado é que simplesmente não temos tempo. A boa notícia é que há muitas coisas que podemos fazer por nós, e nenhuma delas é especialmente difícil ou requer muito planejamento.

O autocuidado pode ser confundido com o egoísmo. Mas, os dois conceitos são muito diferentes. O autocuidado é simplesmente o ato de adotar uma abordagem holística à sua saúde e bem-estar, colocando-se em primeiro lugar e sendo gentil consigo mesmo.

A base é composta por pequenos hábitos aparentemente insignificantes praticados o mais rápido possível. Podem ser coisas como meditar, escrever em um diário ou até tirar uma soneca!

Qualquer coisa saudável e que beneficie sua mente, corpo e / ou alma pode ser considerada um ato de autocuidado, embora a importância de fazer isso seja subestimada com frequência.

Se não conseguirmos nos colocar em primeiro lugar, isso pode levar a sentimentos de exaustão mental, falta de motivação e até depressão. O truque é encontrar algo que realmente gostamos e que se encaixe em nossas vidas e valores. Confira essas sugestões:

Autocuidado emocional

Quando se trata de nossa saúde emocional, uma das melhores dicas é garantir que estamos completamente conectados às nossas emoções. Podemos ser tentados a rejeitar sentimentos como tristeza ou raiva, mas é saudável senti-los, aceitá-los e seguir em frente.

Lembre-se de que as emoções não são boas ou ruins. Você não é culpado pelas emoções que sente. O que fará a diferença é exatamente como você se comporta em resposta a elas.

Ideias de autocuidado emocional

  • Mantenha um diário e seja totalmente honesto com seus sentimentos;
  • Reserve um tempo para refletir e reconhecer o que realmente não está funcionando;
  • Consulte um terapeuta ou médico quando achar que não pode resolver seus problemas sozinho;
  • Aproveite o tempo para estar com um amigo ou parente que realmente o entenda;
  • Aceite suas emoções sem julgá-las;
  • Medite ou faça yoga;
  • Ria, assistindo a um filme ou vídeos;
  • Permita-se chorar;
  • Encontre canais para expressar seus sentimentos: pintar, dançar, escrever;
  • Escreva uma lista de coisas pelas quais você é grato;
  • Sente-se para contemplar a natureza.

 

Se você não gosta da solidão, também pode limpar sua mente das seguintes maneiras:

  • Conversando com seu melhor amigo sobre coisas triviais – não problemas;
  • Saindo com o seu parceiro para um lugar calmo e / ou romântico;
  • Caminhando na praia com seu parceiro ou com alguém cuja companhia lhe agrade;
  • Se possível, assista ao pôr do sol juntos.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

 

 

Autocuidado físico

O cuidado físico inclui atividades relacionadas ao corpo. Em outras palavras, faça algum tipo de exercício, embora não se limite apenas a isso. Além disso, você deve cuidar da sua pele, em sua própria casa ou em um spa para um serviço completo.

A atividade física é vital não apenas para o nosso bem-estar corporal, mas também para nos ajudar a desabafar e liberar o estresse.

Ideias de autocuidado físico

  • Caminhe ao ar livre;
  • Se você gosta de música, dance sozinho. Uma aula de aeróbica ou zumba pode ajudá-lo;
  • Pratique natação;
  • Brinque com seu animal de estimação;
  • Limpe e reorganize seu armário ou seu quarto;
  • Faça um spa caseiro;
  • Tome um banho relaxante ou desintoxicante;
  • Cozinhe uma refeição nutritiva;
  • Vá para a cama um pouco mais cedo;
  • Prepare-se para a manhã da noite passada para poder dormir um pouco mais.
  • Fazer yoga. Mesmo que você nunca tenha experimentado, existem poses perfeitas para iniciantes;
  • Participe de uma aula experimental e aprenda um novo esporte;
  • Faça uma corrida com o seu cão ou com um amigo;
  • Apenas dê um passeio.

 

Autocuidado intelectual

O autocuidado intelectual consiste em exercitar nossa mente, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Aborda seu “pensador” interno e, ao cultivar um intelecto saudável, você pode expandir seu conhecimento e mentalidade.

Sua mente não tem limites, e seu intelecto é limitado apenas pelo seu desejo de aprender. É um passo importante a tomar ao manter todos os aspectos de si mesmo nas melhores condições, porque uma mente saudável é a base de um eu saudável.

Ideias de autocuidado intelectual

  • Aprender um novo idioma é uma maneira altamente eficaz de construir seu intelecto;
  • A leitura é uma das melhores maneiras de não apenas relaxar, mas de ampliar seus horizontes, tanto intelectualmente quanto criativamente;
  • Converse sobre coisas com outras pessoas. Ouvir o ponto de vista de outra pessoa sobre diferentes tópicos pode ampliar sua mentalidade e sempre aprenderá algo novo;
  • Mantenha sua mente ativa, fazendo palavras cruzadas ou resolvendo quebra-cabeças;
  • A maioria das pessoas têm um cubo mágico escondido em algum lugar da garagem. Pegue o seu, ou compre um, e experimente!
  • Os podcasts são uma ótima maneira de aprender coisas novas. Portanto, ouça podcasts sobre tópicos que lhe interessam;
  • Toda noite, escreva três coisas novas que aprendeu naquele dia. Isso não apenas ajuda você a se lembrar, como também o motiva a aprender mais e mais a cada dia;
  • Ensine! Todos nós temos coisas em que somos ótimos, acredite ou não, então pense em algo que você tem habilidade e passe esse conhecimento adiante;
  • Seja criativo: escreva, desenhe ou toque um instrumento musical;
  • Misture a rotina: siga uma rota diferente para ir ao trabalho, vá a um novo restaurante ou loja ou termine sua lista de tarefas em uma ordem diferente.

 

Autocuidado espiritual

Existem muitas maneiras de conceituar a espiritualidade, pois significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Entrar em contato com seu lado espiritual não significa que você precise, por exemplo, ir à missa aos domingos, pois espiritualidade e religião raramente são sinônimos.

Em vez disso, a espiritualidade se concentra no cultivo de um sentimento de paz, amor próprio e propósito, não apenas dentro de si, mas dentro do universo que está ao seu redor.

Encontrar seu próprio entendimento e prática de espiritualidade pode ser de grande benefício para sua vida, pois ajuda a obter perspectiva e conforto, permite que você se concentre no quadro geral, entenda mais sobre o sentido das coisas, desconecte-se do mundo moderno e cultive maior desapego por bens materiais.

Ideias de autocuidado espiritual

  • Adote a meditação e a atenção plena;
  • Identifique o que é importante para você. Que mudanças você deseja ver no mundo? Que ações você acha que poderia fazer como indivíduo para ajudar nisso?
  • Entenda seu eu autêntico. Quais são os seus valores? Suas crenças? Pelo quê você está interessado? Ter uma consciência de quem você é pode proporcionar um enorme impulso à autoconfiança espiritual;
  • Faça uma aula de yoga para ajudar a aprimorar seu foco interior e promover uma melhor conexão entre seu corpo e mente;
  • Leia, informe-se sobre o assunto;
  • Faça com que seja significativo para você. Não faz sentido fazer inúmeras horas de meditação, se não parecer certo. Respeite as práticas espirituais dos outros, mas saiba que não existem regras e você pode praticar as suas da maneira que quiser.
  • Participe de um serviço social ou humanista;
  • Passe algum tempo na natureza e reflita sobre a beleza que o cerca;
  • Mantenha um diário de gratidão;
  • Diga declarações que apoiem ​​o senso de si e de propósito.
  • Faça uma viagem com o único objetivo de fotografar coisas que o inspiram.

 

Autocuidado social

A conexão com outras pessoas é necessária para a nossa felicidade. Independentemente de você ser um introvertido que prefere um jantar simples e íntimo ou um extrovertido que vive com grandes multidões, todos desfrutamos de interação social.

Os seres humanos são criaturas sociais e, como tal, buscamos conforto em uma sólida rede social. A socialização pode ter um impacto significativo na sua saúde mental, emocional e até física.

Portanto, na próxima vez em que você se sentir culpado por escolher estar com os amigos em vez de trabalhar ou estudar, considere os benefícios que você está oferecendo a sua saúde.

Ideias de autocuidado social

  • Rir. É um clichê, mas rir é realmente o melhor remédio. Você não precisa ter um grande grupo de amigos para ser social. Apenas estar perto de uma pessoa que você absolutamente adora é suficiente para fazer você se sentir bem;
  • Estabeleça o objetivo de conversar com alguém novo a cada semana. Seja uma pessoa que você vê muito em sua lancheria favorita ou alguém que está sentado ao lado no ônibus, conhecer novas pessoas pode ser uma maneira simples e eficaz de colocar um sorriso em seu rosto;
  • Ligue para um amigo ou parente e converse com eles. Reconectar-se com velhos amigos ou entes queridos é um ótimo sentimento;
  • Participar de um clube é uma maneira muito fácil de conhecer pessoas que pensam da mesma forma. Não importa o que você goste de fazer no seu tempo livre, é provável que exista um clube ou uma associação para isso. Estar perto de pessoas que gostam das mesmas coisas que você é uma maneira infalível de se divertir;
  • Voluntariado. Ser voluntário pode proporcionar novas oportunidades divertidas e emocionantes para conhecer novas pessoas e fazer a diferença;
  • Conecte-se nas mídias sociais. A tecnologia mudou bem e verdadeiramente a maneira como interagimos, então aproveite ao máximo;
  • Comece dizendo sim a convites e oportunidades. Você sempre sai correndo do trabalho, antes do happy hour de sexta à noite? Você é o primeiro a deixar sua aula de ginástica? Às vezes vale a pena ficar para trás, pois você pode simplesmente conhecer um novo amigo.

 

Isso nos ajuda a entender que não estamos sozinhos. Não se trata apenas de fazer coisas com os outros pelo simples fato de fazê-lo, mas de escolher fazer coisas com pessoas que realmente nos fazem bem.

Temos a ideia de que o autocuidado é algo em que devemos gastar dinheiro, mas não, a definição inerente de autocuidado significa parar, reconhecer nossas necessidades e fazer algo por nós mesmos que nos beneficia.

O autocuidado é um hábito e uma cultura para a vida. É diferente e único para cada pessoa. Seu plano de autocuidado deve se adaptar às suas necessidades.

Você não precisa resolver tudo de uma vez. Identifique um pequeno passo que você pode dar para começar a cuidar melhor de si mesmo. Em seguida, agende um horário para se concentrar em suas necessidades. Mesmo quando sentir que não tem tempo para fazer outra coisa, faça dos cuidados pessoais uma prioridade.

Quando você se preocupa com todos os aspectos de si mesmo, descobre que pode operar com mais eficácia e eficiência.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.