O conhecimento pode ser adquirido por meio de cursos de capacitação e também pela experiência do profissional dentro ou fora da empresa.
Existem diferentes tipos de aprendizagem organizacional, cada um deles envolve uma forma diferente de aprendizado e que contribui para o crescimento do colaborador.
Neste artigo você vai entender a fundo o conceito, tipos de aprendizagem organizacional e como aplicá-la em sua empresa.
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Qual o conceito de aprendizagem organizacional?
Trata-se de um processo composto por um conjunto variado de elementos que contribuem para o desenvolvimento profissional, como experiência prática, observação de exemplos de outras pessoas, cultura organizacional, compartilhamento de informações, entre outros.
Esse processo permite que o profissional amplie seus conhecimentos continuamente, podendo ser utilizado em prol da empresa. Por meio da aprendizagem organizacional é possível criar um modelo de gestão, o que pode ajudar a empresa, uma vez que incentiva o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, dessa forma obtendo uma equipe mais produtiva e comprometida.
Quais as vantagens da aprendizagem organizacional?
A aprendizagem organizacional pode beneficiar não apenas o funcionário como a própria organização. Confira as vantagens que ela proporciona.
Mais criatividade na empresa
Profissionais desenvolvidos são capazes de se tornar mais criativos, o que contribui para que novas ideias e soluções sejam aplicadas dentro da organização, tendo o intuito de trazer serviços e produtos mais eficientes e que consigam atender a diferentes necessidades dos clientes.
Isso por sua vez melhora os resultados de vendas, aumenta a satisfação dos consumidores e assim ajuda no crescimento do negócio.
Trabalho eficiente
O profissional sendo capaz de se desenvolver consegue realizar suas tarefas com uma performance melhor, o que é ótimo para o aumento da produtividade na empresa e otimização do trabalho realizado.
Clientes mais satisfeitos
Com ideias inovadoras e serviços e produtos de mais qualidade é possível que os colaboradores entendam melhor o que os clientes necessitam.
Dessa forma eles se sentirão mais atendidos no que esperam e desejam e assim passam a se tornar fiéis à empresa e até mesmo indicá-la para outras pessoas, o que é ótimo para o crescimento da mesma.
Possibilidade de compartilhar conhecimentos
Uma das práticas da aprendizagem organizacional é o compartilhamento de conhecimentos, sendo que todo profissional pode contribuir para o aprendizado uns dos outros, dessa forma dando a oportunidade para que todos aprendam algo novo de maneira contínua.
Isso não apenas ajuda os profissionais a se desenvolverem como até mesmo melhora o clima organizacional, pois todos estarão ajudando no crescimento da empresa e de cada um.
Melhora do clima organizacional
Por meio dessa prática é possível melhorar as relações entre os funcionários, pois se a aprendizagem organizacional for realizada com base no trabalho em grupo e aquisição de conhecimento mútuo para o benefício de toda a empresa então todos passarão a se enxergar como uma equipe e não competidores.
Tipos de aprendizagem organizacional
Existem diferentes tipos de aprendizagem, cada um deles contribui de uma maneira específica para o crescimento dos colaboradores e consequentemente da empresa. Vamos conhecê-los.
Experiências próprias
Um dos principais tipos de aprendizagem organizacional é a própria experiência do colaborador que ao cometer acertos e erros no trabalho passa a aprender a melhor forma de agir no trabalho e assim se planejar para evitar novos erros no futuro.
Aprendizagem na prática
Assim como as experiências do profissional são adquiridas por meio de suas próprias vivências a aprendizagem na prática implica no conhecimento que o colaborador adquire por meio de suas funções no trabalho.
Pois não basta apenas ter feito um curso de capacitação ou passado por um treinamento na empresa, é por meio da execução das tarefas diárias que o profissional vai aprendendo e assimilando o que foi aprendido.
Cultura empresarial
Também é possível aprender por meio da cultura da empresa, pois toda organização possui uma visão, missão e valores que difere uma das outras.
Por meio disso o trabalhador compreende o que é permitido dentro da empresa e o que não é.
Esse aprendizado deve começar com a atitude dos líderes que devem transmitir esse conhecimento por suas próprias ações.
Observação das ações dos líderes
Muita gente aprende por meio do exemplo de outras pessoas, que transmitem ensinamentos, atitudes e experiências. Dentro da empresa os líderes devem se empenhar nisso, pois eles estão constantemente sendo observados e devem passar a conduta que esperam de seus subordinados, pois suas ações podem ser mais influentes do que suas “ordens”.
Aprendizagem sistêmica
Trata-se do que é aprendido pela empresa em geral, em todas as suas ações e processos, dessa forma é possível oferecer soluções não apenas para determinado setor, mas para toda a organização.
Compartilhamento de conhecimentos
Esse é um dos tipos de aprendizagem em que todos são beneficiados igualmente, pois se trata da troca de informações e saberes entre colaboradores e líderes. Dessa forma há uma grande disseminação de conhecimentos, o que contribui para o conhecimento geral da empresa.
Observação da empresa
A empresa também deve ser observada pelos colaboradores para se adquirir conhecimento. Ela não deve ser vista de forma dividida, mas em sua totalidade, em todos os setores.
Dessa forma é possível ver e analisar os problemas que a organização está enfrentando e tentar encontrar soluções que até então não haviam sido propostas.
Observação da concorrência
Sabia que também é possível adquirir aprendizagem organizacional por meio do benchmarking? Essa prática nada mais é do que a observação de empresas concorrentes.
Dessa forma é possível analisar os métodos que a concorrência está aplicando em sua organização e se inspirar no que está dando certo. Assim é possível aplicar esse conhecimento na sua empresa, mas de maneira consciente, por meio da gestão de recursos.
Como a aprendizagem organizacional deve ser aplicada?
Como você viu a aprendizagem organizacional é composta de diferentes formas, que acabam estimulando a aquisição de conhecimento tanto de forma interna como externa. Mas o processo não é rápido nem simples, sendo indicada a realização de práticas que ajudem a torná-lo possível.
Confira a seguir de que forma a aprendizagem organizacional pode ser aplicada.
Dinâmicas em grupo
É natural que no dia a dia de trabalho as pessoas fiquem mais concentradas em suas tarefas do que no compartilhamento de informações. Por isso uma forma de descontrair é por meio de dinâmicas para que a aprendizagem se torne prática e divertida.
É possível realizar jogos corporativos que ajudam os funcionários a realizarem simulações e trabalho em equipe, o que torna possível a troca de ideias, conhecimentos e até mesmo o fortalecimento dos laços entre colegas e líderes.
Educação à distância (EAD)
A tecnologia trouxe a oportunidade do aprendizado à distância, que é um método de ensino mais ajustável e acessível, uma vez que é possível ter acesso a videoaulas ou material escrito em qualquer lugar que você esteja.
O EAD pode ser tanto utilizado para ensinar assuntos de diferentes áreas, sejam eles técnicos ou não. Dessa forma os funcionários tem a oportunidade de aprender tanto fora como dentro da empresa.
Gamificação
Essa aplicação é um tipo de dinâmica, mas realizada por meio de jogos virtuais. Assim é possível treinar os funcionários e mostrar como é a realização das atividades diárias de forma interativa.
Isso permite que o conhecimento aprendido se torne mais interessante e de fácil assimilação.
Endomarketing
Outra maneira de aplicar a aprendizagem organizacional é por meio do endomarketing, que une os princípios do marketing tradicional e tendo como foco verificar quais são as necessidades da organização.
Conhecer a fundo sua empresa é um grande diferencial, e o endomarketing faz isso por meio das cinco características principais da aprendizagem, que são:
- pensamento sistêmico: em que se pensa na empresa como um conjunto, sem separar os setores e também de que formas é possível mudar sua realidade;
- modelos mentais: informações utilizadas por cada indivíduo e organizações que implicam em normas, valores e comportamentos que precisam ser contestados e até mesmo desaprendidos;
- domínio pessoal: onde cada um trabalha o autocontrole para ver a realidade de forma objetiva, analisando o que realmente importa;
- aprendizagem em equipe: o conhecimento adquirido em grupo por meio do diálogo, onde todos podem compartilhar, aprender e crescer de modo mais rápido;
- visão compartilhada: é o conjunto das visões de cada funcionário da empresa, independente de seu cargo, quando elas são compartilhadas faz uma grande diferença na competitividade da organização.
O objetivo do endomarketing é promover a aceitação das metas, missão, táticas e estratégias do negócio, assim possibilitando que todos os membros da empresa participem do processo.
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Crescimento profissional
Como você viu a aprendizagem organizacional permite que os funcionários aprendam e compartilhem conhecimento, assim ajudando em seu desenvolvimento profissional, mas também os tornando profissionais melhores e mais capacitados.
Há várias vantagens em realizar essa prática como: possibilidade de criar novas ideias, trabalho mais eficiente, clientes satisfeitos, possibilidade de compartilhamento de conhecimentos e melhora do clima organizacional.
Cada tipo de aprendizagem organizacional tem um direcionamento específico e que permite os funcionários aprendam por meio de:
- experiências próprias;
- aprendizagem na prática;
- cultura empresarial;
- observação da ação dos líderes;
- aprendizagem sistêmica;
- compartilhamento de conhecimentos;
- observação da empresa;
- observação da concorrência.
Isso pode ser aplicado por meio de práticas que envolvam os funcionários como dinâmicas em grupo, EAD, gamificação e endomarketing. Utilizando esses métodos você poderá implementar a aprendizagem organizacional em sua empresa e assim contribuir para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e da sua própria organização.