Aprenda como utilizar o ATS e melhore seus processos seltivos

O ATS – Application Tracking System, que traduzido para português significa Sistema de Rastreamento de Candidatos, ajuda as empresas a organizarem seus cadastros para fins de recrutamento e seleção.

Esses sistemas permitem que as empresas coletem informações, identifiquem os candidatos em potencial com base na experiência e no conjunto de habilidades e realizem a filtragem de acordo com suas necessidades.

A maioria das empresas está utilizando algum tipo de sistema de rastreamento. Isso facilita a pesquisa, a filtragem de currículos e outras informações, reduzindo o tempo de preenchimento de formulários e garantindo que as empresas obtenham os melhores candidatos para a posição em aberto.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é ATS – Application Tracking System?

Um ATS ou sistema de rastreamento de candidatos é uma plataforma que simplifica o processo de recrutamento, usando inteligência automatizada para selecionar os melhores e mais qualificados candidatos.

Como muitas vagas abertas podem atrair centenas ou até milhares de interessados sem as qualificações necessárias, o uso de um ATS significa economia de tempo e recursos da empresa.

O ATS realiza uma pré-seleção com base nos critérios inseridos no sistema, economizando tempo e recursos da empresa.

Entre outras funções, um sistema ATS coleta e classifica milhares de currículos. Embora cada sistema ofereça um pacote diferente de recursos, ele é usado principalmente para ajudar as empresas a organizar e navegar por um grande número de candidatos.

Os candidatos a emprego que enviam seu currículo e realizam sua inscrição por meio de um formulário online estão interagindo com um ATS.

Como funciona o ATS

O ATS coleta e armazena currículos em um banco de dados para acesso de profissionais de contratação.
Recrutadores corporativos ou os gerentes de contratação podem pesquisar e classificar os currículos de várias maneiras, dependendo do sistema que estão usando.

Visualizando aplicativos

Alguns recrutadores ainda optam por dar uma olhada em todos os formulários de emprego que chegam em seus dispositivos por meio de um ATS.

Nesse caso, a maioria dá uma rápida olhada nos destaques anteriores, cargos e empresas do candidato.

Eles podem decidir se querem se aprofundar nas informações em cerca de 6 segundos.

Por isso que, é importante para um candidato se certificar de que suas principais habilidades e qualificações sejam facilmente identificáveis.

Classificações Automáticas

Alguns ATSs podem comparar automaticamente um currículo com a descrição do cargo. Eles classificam cada candidato com base na pontuação de seu currículo com base na descrição do cargo.

Em vez de revisar cada inscrição, o recrutador pode se concentrar diretamente nos candidatos que o ATS identificou como uma grande combinação.

Pesquisas por palavra-chave

Uma maneira comum de os recrutadores filtrarem os currículos em um ATS é pesquisando as principais habilidades e títulos.

Por exemplo, se um recrutador está contratando para uma posição de Assistente Administrativo entre 400 currículos, a primeira etapa provavelmente será uma pesquisa por “Assistente Administrativo”.

O candidato que não colocou esse termo exato em seu currículo não será relacionado, mesmo que já tenha exercido essa função anteriormente.

Uma pesquisa pode conter vários termos. Os recrutadores podem realizar uma pesquisa complexa que contém uma combinação de títulos e habilidades importantes para o trabalho: Assistente administrativo E entrada de dados E folha de pagamento …

Os candidatos que conhecem o funcionamento dos ATSs terão maior chance de serem incluídos nos resultados de pesquisa do recrutador.

Por que as empresas utilizam ATS?

Centenas de pessoas podem estar se candidatando para a mesma posição e sem algum tipo de verificador de currículo para classificá-las, encontrar a pessoa certa para o trabalho é quase impossível.

As principais razões para as empresas utilizarem um sistema de rastreamento de candidatos, são:

Para restringir facilmente o grupo de candidatos

Os mecanismos de busca de empregos tornaram mais fácil do que nunca enviar um currículo para uma empresa.

Alguns sites permitem que os candidatos se inscrevam com apenas um clique! Muitas vezes, esse processo simplista de inscrição gera dezenas a centenas de inscrições, muitas das quais vêm de pessoas que se inscrevem “só para ver” se serão selecionadas, mas na verdade não estão realmente interessadas na vaga ou não são realmente adequadas.

Quando um anúncio de emprego é publicado online, é fácil para os recrutadores ficarem sobrecarregados com o número de inscrições enviadas.

Os gerentes de contratação podem não ter tempo ou meios para examinar cada um, especialmente considerando quantos candidatos não qualificados devem ser eliminados antes mesmo de começarem a selecionar os currículos competitivos.

Um ATS restringe o pool de candidatos, eliminando instantaneamente aqueles que não se enquadram nos critérios desejados.

Para economizar tempo e dinheiro nos negócios

Embora alguns recrutadores ainda prefiram examinar todas as inscrições que aparecem, um ATS pode economizar muito tempo e dinheiro para a empresa no processo de contratação, reduzindo rapidamente a quantidade de candidatos e determinando os melhores.

Um sistema ATS torna-se especialmente necessário quando uma empresa de grande porte está abrindo simultaneamente vários cargos em mais de um departamento e precisa reduzir as horas gastas no recrutamento.

ATS – Imitando o processo do pensamento humano

Um sistema de rastreamento de candidatos não desumaniza o processo de contratação. Na verdade, esses sistemas tendem a ser equipados com funcionalidade de IA que imita o processo de pensamento humano.

Os recursos do ATS são projetados especificamente para examinar currículos em busca de informações importantes da mesma maneira que um recrutador faria, mas sem desperdiçar o tempo do recrutador em trabalhos rotineiros de eliminação.

Como um benefício adicional, os ATSs podem fazer isso mais rápido do que as pessoas e com menos erros e omissões.

ATS e o armazenamento de currículos para revisão

No passado, os departamentos de RH recebiam formulários de emprego pelo correio ou por e-mail e acabavam com pilhas de papéis em suas mesas e currículos espalhados em suas caixas de entrada de e-mail.

As soluções ATS permitem que as empresas baixem currículos diretamente no software para manter todos os aplicativos de emprego seguros e organizados em um só lugar.

Mesmo se você postou empregos em um site externo ou fez uma chamada para currículos por e-mail, você ainda pode importá-los para seu banco de dados ATS de forma rápida e eficiente.

Assim, você pode visualizar e armazenar seu pool de candidatos sem complicações.

Digitalização e classificação de aplicativos com base em qualificações

Escanear centenas de currículos inadequados é uma perda de tempo e pode ser uma coisa do passado se você tiver um software ATS para fazer isso por você.

Os ATSs levam em consideração que todos os currículos têm formatos exclusivos. Eles têm recursos de análise integrados que exploram informações críticas sobre um candidato e apresentam tudo para você de uma maneira uniforme e fácil de digerir.

Conforme você analisa as inscrições, o sistema ATS permite que você classifique seus candidatos favoritos e faça anotações sobre eles para você e outras pessoas envolvidas no processo de contratação.

Você pode escolher quais elementos deseja que seu ATS verifique, incluindo nível de educação e habilidades específicas que se adequam a um indivíduo para a posição, ou você pode aplicar filtros manualmente aos aplicativos com base em quais habilidades são mais importantes para você.

A partir daqui, o ATS pode categorizar seu pool com base na descrição do trabalho que você definiu e identificar os melhores candidatos com as habilidades e educação certas para o trabalho.
Isso tornará mais fácil olhar os destaques do currículo, habilidades e empregos anteriores em segundos e agendar entrevistas de acordo.

ATS na prática

De acordo com pesquisas, 69% dos empregadores lutam para encontrar um candidato qualificado para uma vaga em aberto.

Isso descreve o quão vital é apoiar os esforços de divulgação e recrutamento de candidatos com todas as ferramentas que você tem a sua disposição.

Existem muitos sistemas ATS disponíveis. Cada um é um pouco diferente, mas o objetivo geral é o mesmo: anunciar uma vaga de emprego detalhada e, em seguida, preenchê-la com o melhor candidato que você puder encontrar.

Vamos examinar mais de perto todas as coisas que um ATS pode fazer.

Postagem de empregos

Antes que seu software ATS possa analisar os formulários de emprego, você deve fazer com que os candidatos em potencial se inscrevam.

O software ATS permite que você publique vagas no site da sua empresa e em alguns dos painéis de vagas mais populares para garantir que os candidatos certos vejam a sua vaga.

Os sistemas ATS podem se conectar a plataformas como Monster, Glassdoor, LinkedIn e muito mais. Isso economiza o tempo que você gastaria recriando perfis e posicionando páginas para cada site.

Lembre-se de que seu ATS exibe as informações que você fornece para filtrar candidatos, portanto, certifique-se de usar uma descrição precisa do que está procurando para atrair um candidato qualificado.

E-mails de recrutamento

O ATS também pode ajudá-lo a estruturar, rastrear e enviar e-mails de recrutamento altamente pessoais e convincentes como parte do processo de busca.

A ferramenta ATS também terá acesso fácil a cada uma de suas postagens de trabalho cuidadosamente elaboradas.

Isso facilita o compartilhamento dessas informações com um candidato em potencial por meio de um link ou outro anexo.

Importando currículos

Depois que os candidatos começarem a se inscrever para vagas em aberto, você provavelmente receberá currículos de várias fontes.

A melhor solução de ATS terá opções de importação flexíveis, desde a digitalização de cópias impressas até a inclusão de aplicativos de fato em seu banco de dados. O software ATS facilita o armazenamento de todos esses currículos em um só lugar.

Currículos eletrônicos são rapidamente importados para o sistema, cópias impressas são transformadas em documentos digitais que podem ser digitalizados em busca de palavras-chave apropriadas e métricas de experiência, e dados externos de sites são transformados em algo útil e legível para o usuário final.

Analisando currículos

O scanner de currículo é uma das funções mais conhecidas e utilizadas de um ATS e um dos seus maiores benefícios.

Com um ATS, você pode analisar centenas de currículos rapidamente usando qualificações pré-selecionadas para que apenas os melhores currículos cheguem à sua mesa.

Uma digitalização ATS também ajuda quando se trata de encontrar informações relevantes onde quer que estejam localizadas no documento.

Embora existam alguns padrões de formato de currículo, cada um é diferente. Por exemplo, algumas pessoas listam suas habilidades em cada experiência de trabalho, enquanto outras criam um título separado para listá-las no final.

O recurso de análise de currículo extrai palavras-chave de cada currículo, independentemente do formato, e categoriza os candidatos de acordo com quem melhor corresponde à descrição do cargo.

Esse processo economiza um tempo infinito de varredura de currículos manualmente para encontrar aqueles que podem ser uma boa opção.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Rastreando Candidatos

O sistema de rastreamento de candidatos mostra exatamente onde cada candidato está no processo.

Quer estejam vindo para a primeira entrevista ou voltando para a segunda, você sabe onde todos estão.

Outra grande vantagem deste sistema é que os candidatos em potencial, mesmo que não sejam contratado, permanecem no seu sistema.

Se houver vagas no futuro que correspondam às suas habilidades, você pode entrar em contato de forma rápida e fácil.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.