Erros Comuns na Admissão de Funcionários. Veja Como Evitar

Encontrar o candidato certo para uma função envolve tempo, esforço e recursos.

Praticar uma análise cuidadosa e aplicar as melhores práticas durante todo o processo de contratação pode ajudá-lo a evitar desafios e reduzir problemas futuros.

Se você trabalha como gerente de contratação ou especialista em recursos humanos, irá se beneficiar ao conhecer os erros comuns de contratação e as maneiras de evitá-los, melhorando o processo em sua organização.

Neste artigo, discutimos por que é importante evitar erros de contratação, listamos os erros mais comuns e explicamos como você pode evitá-los.

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Por que é importante evitar erros de contratação?

Uma contratação ruim pode ser inevitável. Às vezes, os candidatos podem ter ótimos currículos e entrevistas brilhantes, mas podem não ser adequados para a função.

O erro no procedimento de seleção de funcionários pode causar sérios problemas para as organizações. Essas 3 consequências revelam o que sua empresa pode enfrentar:

Perda de produtividade

Se você realiza uma contratação inadequada e o colaborador não consegue desempenhar suas funções com eficiência, ou não apresenta o mesmo desempenho da pessoa que substituiu, isso resulta em perda de tempo.

A organização pode estar investindo a mesma quantidade de recursos no funcionário, mas obtendo resultados significativamente menores em retorno.

Durante um período de tempo, isso pode ter um impacto real nos resultados e no desempenho geral da equipe.

Ao ajudarem um colega em dificuldades, outros funcionários podem começar a assumir funções que não estão na descrição de seu trabalho.

Isso tem um impacto não apenas em sua própria performance e eficiência no ambiente de trabalho, mas também na sua habilidade de honrar compromissos, alcançar objetivos e manter padrões.

Diminuir o moral da equipe

Se o novo contratado estiver trabalhando abaixo da capacidade devido à falta de habilidades ou motivação, isso pode rapidamente ter um efeito indireto no restante da força de trabalho.

Uma das primeiras coisas que será afetada pode ser o moral da equipe.

Se os funcionários forem solicitados a fazer mais para cobrir um colega em dificuldades, mas ainda assim receberem o mesmo salário, isso pode causar tensão e gerar conflitos.

Custos financeiros

Custa dinheiro contratar funcionários e substituí-los. As organizações precisam criar descrições de cargos, anunciar vagas, ler currículos e formulários de inscrição e realizar entrevistas.

Mesmo depois que o novo funcionário ingressa em uma empresa, há despesas de integração a serem consideradas, além do fato de que ele pode não ser tão produtivo quanto a pessoa experiente que substituiu.

Para superar um erro de contratação, pode ser necessário realocar pessoas e recursos, investir em treinamento adicional ou, nos casos mais graves, dispensar o funcionário.

Mesmo assim, há custos adicionais a serem incorridos em termos de recontratação para a posição.

Essencialmente, você estaria de volta à estaca zero, com uma posição ainda a ser preenchida.

Erros comuns na admissão de funcionários

Então você decidiu contratar um novo funcionário.

Isso envolve anunciar a função, identificar candidatos adequados, realizar entrevistas e, em seguida, fazer sua escolha final.

Você ficou impressionado com um indivíduo durante o processo de entrevista, ofereceu o emprego a ele e estava ansioso para vê-lo em ação.

Mas, passado algum tempo você percebe o problema: não foi uma boa contratação.

Alguns padrões consistentes começam a aparecer. Por exemplo, seu novo funcionário perde prazos, briga com colegas, ignora a missão e os valores da empresa e faz apenas o mínimo necessário no trabalho.

E você fica pensando no processo de contratação, se perguntando o que deixou passar.

Não se preocupe! Aqui estão alguns erros comuns de contratação e maneiras de evitá-los para ajudar você a ter sucesso da próxima vez:

Negligenciar a verificação de referências

Verificar as referências de cada candidato pode fornecer mais informações e provas das habilidades e experiências.

Peça aos candidatos que forneçam referências e, em seguida, reserve um tempo para verificá-las.

Escrever descrições de trabalho vagas ou enganosas

O uso de linguagem clara em um anúncio de emprego garante que os candidatos recebam uma compreensão básica das responsabilidades da função.

Adicionar os valores da empresa à descrição também pode ajudar um candidato em potencial a avaliar se ele se alinha com a função.

Use palavras-chave que se apliquem à posição e ao ramo de atividade.

Essas palavras-chave podem ajudar os candidatos certos a encontrar a sua vaga quando estiverem pesquisando em muitos anúncios de emprego.

Para escrever uma descrição de trabalho eficaz, inclua:

  • título e propósito do trabalho;
  • principais deveres e responsabilidades;
  • qualificações exigidas e preferenciais;
  • habilidades necessárias e preferenciais;
  • condições de trabalho.

Recusar-se a usar a tecnologia

Uma variedade de ferramentas de tecnologia pode ajudá-lo a melhorar o processo de contratação.

O uso dessas ferramentas pode tornar o processo de contratação mais eficiente e econômico por meio da automação.

Existem várias maneiras de incorporar a tecnologia à contratação, incluindo:

Mídia social

Você pode publicar vagas de emprego nas páginas de mídia social da empresa e considerar publicá-las em outros sites de redes profissionais.

Os candidatos geralmente recorrem às páginas de uma organização para encontrar oportunidades que atendam as suas necessidades e desejos.

Software de recrutamento

Faça uso do software que você pode comprar ou usar online para ajudar a simplificar cada processo de contratação.

Esse tipo de sistema pode revisar e filtrar currículos, para que você consiga lidar com um processo de contratação maior ou começar a agendar entrevistas.

Classificados online

Entre em contato com o jornal local para saber como adicionar listas de empregos aos seus classificados virtuais.

Aplicativos de dispositivos móveis

Os candidatos costumam usar seus dispositivos móveis e aplicativos de busca de emprego para procurar novas oportunidades.

Certifique-se de adicionar as listas de empregos da empresa a esses tipos de aplicativos.

Restringindo os limites de pesquisa

Expandir uma pesquisa de contratação pode fornecer uma seleção mais diversificada de candidatos.

Anunciar suas vagas usando várias plataformas pode incentivar mais pessoas a se inscreverem.

A implementação de uma busca mais ampla pode ajudar a empresa a ter uma perspectiva diferente e atrair candidatos com qualificações que beneficiem a organização.

Primeiro, anuncie cada vaga dentro da empresa permitindo candidaturas internas para transferência ou promoção.

Em seguida, publique a posição como uma oportunidade de indicação pelos membros atuais da equipe.

Finalmente, anuncie a posição externamente, usando um amplo escopo de plataformas que podem incluir o site da empresa, mídia social da empresa, sites ou fóruns de redes profissionais, sites de mídia social, associações relacionadas ao ramo de atividade, associações de universidades ou ex-alunos, jornais e rádio.

Acelerar o processo de contratação

Reservar um tempo para seguir o protocolo de contratação pode ajudá-lo a encontrar o candidato correto já na primeira vez.

Embora isso possa prolongar o processo de contratação, pode economizar tempo e dinheiro no futuro.

Amplie sua busca, aceite mais candidatos ou realize mais entrevistas até estar confiante em sua escolha para a função.

Falar mais do que ouvir o candidato

O objetivo de uma entrevista é saber se o candidato é a pessoa certa para o cargo.

Estruturar a entrevista em duas partes, nas quais você primeiro questiona as qualificações e a adequação do candidato antes de informá-lo mais sobre a função, pode melhorar a produtividade de sua entrevista.

Se suas perguntas levarem a respostas que determinem um ajuste errado, você pode economizar tempo encerrando a entrevista sem fornecer mais informações.

Para garantir que você ouça mais do que fale, faça perguntas abertas aos candidatos. É mais provável que você ouça respostas mais longas e desenvolvidas para as perguntas.

Permita o silêncio ocasional porque pode levar um candidato a explicar melhor uma resposta ou oferecer uma nova ideia sobre sua experiência ou habilidades.

Ter muitos envolvidos no processo

Melhor prática: limitar ao mínimo a quantidade de candidatos e entrevistadores.

Se você está preenchendo uma única vaga, quanto mais candidatos você tem, mais fácil é esquecer quem disse o quê e como eles se apresentaram.

Para uma única vaga, planeje trazer os cinco principais candidatos.

Decida quem realmente precisa estar envolvido no processo de entrevista: quando você precisa deles e como acompanhar suas contribuições.

Seu objetivo é levar o candidato através do processo de forma eficiente, certificando-se de que todas as vozes sejam ouvidas, sem desperdiçar o tempo de ninguém.

Lembre-se também de que, se não forem devidamente treinadas, as pessoas envolvidas no processo de entrevista abrem a porta para perguntas inapropriadas ou mesmo ilegais.

Não considerar o recrutamento interno

Às vezes, os melhores candidatos podem estar muito próximos de você.

Entre outras razões, faz sentido do ponto de vista econômico preencher os cargos internamente, pois reduz os custos e o tempo associados à publicidade de candidatos externos.

Um colaborador existente já está familiarizado com a cultura, os processos e os valores da organização. Provavelmente irá se adaptar em uma nova função mais rapidamente do que um novo contratado.

Promover e treinar seu próprio pessoal pode aumentar o moral e a produtividade.

Contratar sem saber por que a última pessoa está saindo

Antes de contratar alguém novo, você deve realmente entender por que a pessoa anterior na função está saindo.

Pode não ter nada a ver com o seu negócio, mas também pode ser um motivo interno que você desconhece e que precisa de atenção antes de contratar, ou você corre o risco de repetir o cenário.

Ser reativo em vez de proativo

Não espere até a hora de contratar para tentar atrair novos colaboradores.

Construir sua marca de empregador é algo que você deve fazer durante todo o ano, não apenas ao contratar e você pode descobrir que os candidatos começam a buscar sua empresa, mesmo quando você não tem uma vaga em aberto.

Contratação de curto prazo

Lembre-se de seus objetivos de negócios de longo prazo ao contratar. Pense em quem sua empresa irá precisar para o futuro.

Um candidato pode se adequar à função agora, mas ele irá evoluir com o negócio conforme você precisa?

A mentalidade também deve ser considerada e não apenas as habilidades que podem ser ensinadas no trabalho.

Esse aspecto é muito mais difícil de influenciar, se não estiver de acordo desde o início.

Não oferecer o suficiente

Ficar dentro do seu orçamento sempre será uma consideração ao contratar novos funcionários.

Muitas empresas caminham em uma linha tênue entre permanecer lucrativas e gastar dinheiro suficiente para expandir seus negócios.

Agora, mais do que nunca, os candidatos sabem o que valem e procuram um emprego que seja realista em termos de salário.

Sites de pesquisas tornam mais fácil para os candidatos terem uma boa ideia de como uma função é remunerada em média.

Vale a pena olhar o que outras empresas estão pagando a seus funcionários.

Os mesmos sites que os candidatos usarão para pesquisar como uma função deve ser remunerada também podem ajudar os empregadores.

Você não precisa necessariamente pagar mais do que seus concorrentes, mas deve ser competitivo se espera atrair os melhores talentos.

Se você não tem o orçamento para igualar o que seus concorrentes estão pagando, talvez haja outras vantagens que você pode destacar como por exemplo, oferecer horários flexíveis, associação com academias, reembolso de mensalidades, entre outros benefícios.

Sinais de que pode ser hora de contratar

Em empresas menores, os funcionários geralmente assumem muitas funções, frequentemente mudando de tarefa para tarefa e trabalhando fora de sua descrição de trabalho para acompanhar o crescimento dos negócios.

Embora essa capacidade de trabalhar em vários setores seja um sinal de flexibilidade, desenvoltura e motivação, também pode ser um indício de que seus funcionários estão sobrecarregados.

Isso pode eventualmente levar ao esgotamento, baixa produtividade e ineficiências em seus negócios.

Para manter seu negócio crescendo e manter o moral dos funcionários elevado, fique atento aos seguintes sinais de que é hora de aumentar sua equipe:

  • alta taxa de rotatividade de funcionários;
  • picos incomuns de reclamações de clientes;
  • aumento nos custos de horas extras;
  • ficar frequentemente aquém dos objetivos;
  • necessidade regular de estender prazos;
  • incapacidade de assumir novos projetos ou clientes;
  • necessidade de habilidades especializadas;
  • você não tira férias há meses.

Benefícios de expandir sua equipe

A contratação de funcionários oferece oportunidades ​​para aumentar a receita, a capacidade e o reconhecimento da marca de sua empresa. A nova contratação também pode:

Levar seu negócio para o próximo nível

Um novo funcionário pode trazer habilidades que levarão anos para serem desenvolvidas, permitindo que você busque novos fluxos de receita, preencha as lacunas de habilidades da sua empresa e impulsione o crescimento rápido com apenas uma contratação.

Liberar tempo para você se concentrar nos principais objetivos

A contratação de um novo funcionário oferece a você a oportunidade de delegar mais tarefas e ampliar sua área de atuação, aumentando a produtividade e liberando tempo para você e os membros de sua equipe se concentrarem em outros objetivos.

Trazer inspiração e perspectiva

Novos funcionários trazem novas ideias e uma abordagem inovadora podendo injetar maior criatividade em seus negócios.

Isso permite que você faça melhorias nos processos, reconheça novas oportunidades e ajude a equipe a ver as coisas de uma nova perspectiva, estimulando o avanço e o crescimento.

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